Comparações entre EJA e ensino regular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Patrício Leandro Dias
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/72700
Resumo: Desde muito tempo, a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) é encarada de diferentes formas por muitos (seja por alunos, professores, funcionários e interessados. Formas essas que podem ser: a EJA é uma miniatura do Ensino Regular oferecido a crianças e adolescentes; é uma compensação; é “IrRegular”, em oposição à expressão “Ensino Regular” ou é uma mera preenchedora de lacunas do seu alunado. Mas ao pesquisarmos mais aprofundadamente tais perspectivas, podemos constatar que tanto o Ensino Regular quanto a Educação de Jovens e Adultos têm características similares e distintas nos seus variados aspectos, que vão da regulamentação, público atendido, condições econômicas e socioculturais dos sujeitos e ao formato. Para realização da pesquisa sobre a EJA e o Ensino Regular foi empregada a pesquisa bibliográfica da Constituição Federal de 1988 (CF), da CNE – CEB. Parecer nº. 11/200 das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília, 2000 e da LDB nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Iniciou-se o trabalho com a pesquisa bibliográfica, com o objetivo de reunir as legislações específicas ao assunto tratado. E ao aprofundarmos, mais ainda, a pesquisa nos três documentos selecionados percebe-se que as comparações não estão restritas às estruturas e ao público atendido, mas vai muito mais além, chegando à ideologia utilizada na elaboração de suas legislações.
id UFRGS-2_b2c8db175ef9dd5646122a87ed4bd1e8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72700
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Farias, Patrício Leandro DiasFonseca, Laura Souza2013-06-25T01:46:33Z2012http://hdl.handle.net/10183/72700000884746Desde muito tempo, a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) é encarada de diferentes formas por muitos (seja por alunos, professores, funcionários e interessados. Formas essas que podem ser: a EJA é uma miniatura do Ensino Regular oferecido a crianças e adolescentes; é uma compensação; é “IrRegular”, em oposição à expressão “Ensino Regular” ou é uma mera preenchedora de lacunas do seu alunado. Mas ao pesquisarmos mais aprofundadamente tais perspectivas, podemos constatar que tanto o Ensino Regular quanto a Educação de Jovens e Adultos têm características similares e distintas nos seus variados aspectos, que vão da regulamentação, público atendido, condições econômicas e socioculturais dos sujeitos e ao formato. Para realização da pesquisa sobre a EJA e o Ensino Regular foi empregada a pesquisa bibliográfica da Constituição Federal de 1988 (CF), da CNE – CEB. Parecer nº. 11/200 das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília, 2000 e da LDB nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Iniciou-se o trabalho com a pesquisa bibliográfica, com o objetivo de reunir as legislações específicas ao assunto tratado. E ao aprofundarmos, mais ainda, a pesquisa nos três documentos selecionados percebe-se que as comparações não estão restritas às estruturas e ao público atendido, mas vai muito mais além, chegando à ideologia utilizada na elaboração de suas legislações.application/pdfporEducação de jovens e adultosEnsino regularComparações entre EJA e ensino regularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em EJA e Privados de Liberdadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000884746.pdf000884746.pdfTexto completoapplication/pdf470676http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72700/1/000884746.pdfdf53e43406917affd0dff5a1fe351987MD51TEXT000884746.pdf.txt000884746.pdf.txtExtracted Texttext/plain73173http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72700/2/000884746.pdf.txt0a8405fb5f47e3bf0322b6eb7198aabcMD52THUMBNAIL000884746.pdf.jpg000884746.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1028http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72700/3/000884746.pdf.jpg6a1a66e3bcf4d809da932a1a5aa472b3MD5310183/727002023-11-12 04:24:50.973659oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72700Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-11-12T06:24:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comparações entre EJA e ensino regular
title Comparações entre EJA e ensino regular
spellingShingle Comparações entre EJA e ensino regular
Farias, Patrício Leandro Dias
Educação de jovens e adultos
Ensino regular
title_short Comparações entre EJA e ensino regular
title_full Comparações entre EJA e ensino regular
title_fullStr Comparações entre EJA e ensino regular
title_full_unstemmed Comparações entre EJA e ensino regular
title_sort Comparações entre EJA e ensino regular
author Farias, Patrício Leandro Dias
author_facet Farias, Patrício Leandro Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Patrício Leandro Dias
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fonseca, Laura Souza
contributor_str_mv Fonseca, Laura Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Ensino regular
topic Educação de jovens e adultos
Ensino regular
description Desde muito tempo, a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) é encarada de diferentes formas por muitos (seja por alunos, professores, funcionários e interessados. Formas essas que podem ser: a EJA é uma miniatura do Ensino Regular oferecido a crianças e adolescentes; é uma compensação; é “IrRegular”, em oposição à expressão “Ensino Regular” ou é uma mera preenchedora de lacunas do seu alunado. Mas ao pesquisarmos mais aprofundadamente tais perspectivas, podemos constatar que tanto o Ensino Regular quanto a Educação de Jovens e Adultos têm características similares e distintas nos seus variados aspectos, que vão da regulamentação, público atendido, condições econômicas e socioculturais dos sujeitos e ao formato. Para realização da pesquisa sobre a EJA e o Ensino Regular foi empregada a pesquisa bibliográfica da Constituição Federal de 1988 (CF), da CNE – CEB. Parecer nº. 11/200 das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília, 2000 e da LDB nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Iniciou-se o trabalho com a pesquisa bibliográfica, com o objetivo de reunir as legislações específicas ao assunto tratado. E ao aprofundarmos, mais ainda, a pesquisa nos três documentos selecionados percebe-se que as comparações não estão restritas às estruturas e ao público atendido, mas vai muito mais além, chegando à ideologia utilizada na elaboração de suas legislações.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-06-25T01:46:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/72700
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000884746
url http://hdl.handle.net/10183/72700
identifier_str_mv 000884746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72700/1/000884746.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72700/2/000884746.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72700/3/000884746.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv df53e43406917affd0dff5a1fe351987
0a8405fb5f47e3bf0322b6eb7198aabc
6a1a66e3bcf4d809da932a1a5aa472b3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447108925259776