Potencial auditivo P300 em crianças com e sem dificuldade de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95445 |
Resumo: | Objetivo: analisar e comparar as respostas obtidas no P300 de crianças com e sem dificuldades de aprendizagem com audição normal. Métodos: Trinta crianças com queixa de dificuldades de aprendizagem (grupo estudo) e 14 crianças sem queixa (grupo controle), com idades entre nove anos e 12 anos e 11 meses. Todas as crianças realizaram avaliação audiológica básica e o P300. Resultados: Verificou-se que a média da latência do P300 do grupo estudo (417,24 ms) mostrou-se significativamente mais elevada que no grupo controle (310,58 ms). Quando comparados os valores de amplitude do P300, não houve diferença significante, embora a média do grupo estudo (11,15 uV) mostrou-se menor quando comparada ao grupo controle (13,51 uV). Observou-se que entre idade e latência do P300 não foi detectada uma correlação significativa. Situação semelhante foi evidenciada na relação entre a idade e a amplitude, que embora tenha se mostrado negativa não foi significante. Conclusão: O grupo de crianças com queixas de dificuldades de aprendizagem apresentou valores de latência do P300 significantemente maiores que as crianças do grupo controle. Não foi evidenciada correlação estatística nos valores de amplitude das ondas do P300 entre os grupos. |
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Souza, JulianaSleifer, Pricila2014-05-20T02:05:04Z2014http://hdl.handle.net/10183/95445000917984Objetivo: analisar e comparar as respostas obtidas no P300 de crianças com e sem dificuldades de aprendizagem com audição normal. Métodos: Trinta crianças com queixa de dificuldades de aprendizagem (grupo estudo) e 14 crianças sem queixa (grupo controle), com idades entre nove anos e 12 anos e 11 meses. Todas as crianças realizaram avaliação audiológica básica e o P300. Resultados: Verificou-se que a média da latência do P300 do grupo estudo (417,24 ms) mostrou-se significativamente mais elevada que no grupo controle (310,58 ms). Quando comparados os valores de amplitude do P300, não houve diferença significante, embora a média do grupo estudo (11,15 uV) mostrou-se menor quando comparada ao grupo controle (13,51 uV). Observou-se que entre idade e latência do P300 não foi detectada uma correlação significativa. Situação semelhante foi evidenciada na relação entre a idade e a amplitude, que embora tenha se mostrado negativa não foi significante. Conclusão: O grupo de crianças com queixas de dificuldades de aprendizagem apresentou valores de latência do P300 significantemente maiores que as crianças do grupo controle. Não foi evidenciada correlação estatística nos valores de amplitude das ondas do P300 entre os grupos.Purpose: analyze and compare the responses obtained in the P300 in children with and without learning disabilities with normal hearing. Methods: Thirty children with complaints of learning difficulties (study group) and 14 children without complaint (control group), aged between nine and 12 years and 11 months. All children underwent audiometric evaluation and P300. Results: It was found that the mean latency of P300 of the study group (417.24 ms) was significantly higher than the control group (310.58 ms). Comparing the values of P300 amplitude, there was no significant difference, although the mean of the study group (11.15 uV) was lower when compared to the control group (13.51 uV). It was observed that between age and P300 latency was significantly correlated not detected. A similar situation was observed in the relationship between age and amplitude, although it has been shown that negative was not significant. Conclusion: The group of children presenting learning difficulties presented values of P300 latency significantly higher than children in the control group. There was no significant statistical correlation in the amounts of P300 wave amplitude between groups.application/pdfporAudiologiaCriançaAprendizagemPotencial evocado P300AudiologyAuditory evoked potentialsEvent-related potentials P300ElectrophysiologyChildLearningPotencial auditivo P300 em crianças com e sem dificuldade de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2014especializaçãoCurso de Especialização em Audiologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000917984.pdf000917984.pdfTexto completoapplication/pdf216901http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95445/1/000917984.pdf8e3160574603c7b6904e19925f99656cMD51TEXT000917984.pdf.txt000917984.pdf.txtExtracted Texttext/plain61173http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95445/2/000917984.pdf.txt6b91d14e8e974f91b6d5ec568f19c3b6MD52THUMBNAIL000917984.pdf.jpg000917984.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1164http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95445/3/000917984.pdf.jpg260ea48e364619ee35317e8b23263c1aMD5310183/954452018-10-22 08:26:12.565oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95445Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:26:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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