Tecendo pontos para um dicionário vivo de teatro : saberes em processo na sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/114611 |
Resumo: | O trabalho apresenta resultados de uma pesquisa acerca da aquisição de saberes teatrais por estudantes do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Porto Alegre (RS). Para investigar os saberes prévios dos estudantes desenvolveram-se “sondagens lúdicas” a partir de propostas disparadoras de discussões e ações. Na sequência do trabalho, realizado com base na improvisação teatral (Spolin), surge uma metodologia de ensino e aprendizagem, na qual as improvisações são registradas em vídeo, visualizadas e debatidas pelos alunos, que reconhecem os conceitos teatrais em si e nas imagens das suas próprias ações; e os vídeos são editados e acrescidos de legendas representativas dos conceitos, vindo a constituir “vídeos verbetes”, que compõem o “dicionário vivo de teatro”, assim chamado pelo caráter prático e reflexivo dos conhecimentos construídos pelos estudantes. |
id |
UFRGS-2_b302257f7584911f93b34fc9477fcd62 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/114611 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Tricot, Ângela DesimonSantos, Vera Lucia Bertoni dos2015-03-28T01:57:42Z2014http://hdl.handle.net/10183/114611000952969O trabalho apresenta resultados de uma pesquisa acerca da aquisição de saberes teatrais por estudantes do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Porto Alegre (RS). Para investigar os saberes prévios dos estudantes desenvolveram-se “sondagens lúdicas” a partir de propostas disparadoras de discussões e ações. Na sequência do trabalho, realizado com base na improvisação teatral (Spolin), surge uma metodologia de ensino e aprendizagem, na qual as improvisações são registradas em vídeo, visualizadas e debatidas pelos alunos, que reconhecem os conceitos teatrais em si e nas imagens das suas próprias ações; e os vídeos são editados e acrescidos de legendas representativas dos conceitos, vindo a constituir “vídeos verbetes”, que compõem o “dicionário vivo de teatro”, assim chamado pelo caráter prático e reflexivo dos conhecimentos construídos pelos estudantes.application/pdfporTeatro : EscolaConhecimentoDicionárioTecendo pontos para um dicionário vivo de teatro : saberes em processo na sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2014Teatro: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000952969.pdf000952969.pdfTexto completoapplication/pdf1737257http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114611/1/000952969.pdfc96e2b41a4ffb6167477209d6c3341cfMD51TEXT000952969.pdf.txt000952969.pdf.txtExtracted Texttext/plain48556http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114611/2/000952969.pdf.txt13528f6425adabe1ecdefb7525ea79edMD52THUMBNAIL000952969.pdf.jpg000952969.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1574http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114611/3/000952969.pdf.jpg4c9f35a3af55a3521fc99d00dffa740bMD5310183/1146112018-10-19 10:02:58.836oai:www.lume.ufrgs.br:10183/114611Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-19T13:02:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tecendo pontos para um dicionário vivo de teatro : saberes em processo na sala de aula |
title |
Tecendo pontos para um dicionário vivo de teatro : saberes em processo na sala de aula |
spellingShingle |
Tecendo pontos para um dicionário vivo de teatro : saberes em processo na sala de aula Tricot, Ângela Desimon Teatro : Escola Conhecimento Dicionário |
title_short |
Tecendo pontos para um dicionário vivo de teatro : saberes em processo na sala de aula |
title_full |
Tecendo pontos para um dicionário vivo de teatro : saberes em processo na sala de aula |
title_fullStr |
Tecendo pontos para um dicionário vivo de teatro : saberes em processo na sala de aula |
title_full_unstemmed |
Tecendo pontos para um dicionário vivo de teatro : saberes em processo na sala de aula |
title_sort |
Tecendo pontos para um dicionário vivo de teatro : saberes em processo na sala de aula |
author |
Tricot, Ângela Desimon |
author_facet |
Tricot, Ângela Desimon |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tricot, Ângela Desimon |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Vera Lucia Bertoni dos |
contributor_str_mv |
Santos, Vera Lucia Bertoni dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro : Escola Conhecimento Dicionário |
topic |
Teatro : Escola Conhecimento Dicionário |
description |
O trabalho apresenta resultados de uma pesquisa acerca da aquisição de saberes teatrais por estudantes do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Porto Alegre (RS). Para investigar os saberes prévios dos estudantes desenvolveram-se “sondagens lúdicas” a partir de propostas disparadoras de discussões e ações. Na sequência do trabalho, realizado com base na improvisação teatral (Spolin), surge uma metodologia de ensino e aprendizagem, na qual as improvisações são registradas em vídeo, visualizadas e debatidas pelos alunos, que reconhecem os conceitos teatrais em si e nas imagens das suas próprias ações; e os vídeos são editados e acrescidos de legendas representativas dos conceitos, vindo a constituir “vídeos verbetes”, que compõem o “dicionário vivo de teatro”, assim chamado pelo caráter prático e reflexivo dos conhecimentos construídos pelos estudantes. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-28T01:57:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/114611 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000952969 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/114611 |
identifier_str_mv |
000952969 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114611/1/000952969.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114611/2/000952969.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114611/3/000952969.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c96e2b41a4ffb6167477209d6c3341cf 13528f6425adabe1ecdefb7525ea79ed 4c9f35a3af55a3521fc99d00dffa740b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447144868347904 |