Tecendo pontos para um dicionário vivo de teatro : saberes em processo na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tricot, Ângela Desimon
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/114611
Resumo: O trabalho apresenta resultados de uma pesquisa acerca da aquisição de saberes teatrais por estudantes do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Porto Alegre (RS). Para investigar os saberes prévios dos estudantes desenvolveram-se “sondagens lúdicas” a partir de propostas disparadoras de discussões e ações. Na sequência do trabalho, realizado com base na improvisação teatral (Spolin), surge uma metodologia de ensino e aprendizagem, na qual as improvisações são registradas em vídeo, visualizadas e debatidas pelos alunos, que reconhecem os conceitos teatrais em si e nas imagens das suas próprias ações; e os vídeos são editados e acrescidos de legendas representativas dos conceitos, vindo a constituir “vídeos verbetes”, que compõem o “dicionário vivo de teatro”, assim chamado pelo caráter prático e reflexivo dos conhecimentos construídos pelos estudantes.
id UFRGS-2_b302257f7584911f93b34fc9477fcd62
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/114611
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Tricot, Ângela DesimonSantos, Vera Lucia Bertoni dos2015-03-28T01:57:42Z2014http://hdl.handle.net/10183/114611000952969O trabalho apresenta resultados de uma pesquisa acerca da aquisição de saberes teatrais por estudantes do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Porto Alegre (RS). Para investigar os saberes prévios dos estudantes desenvolveram-se “sondagens lúdicas” a partir de propostas disparadoras de discussões e ações. Na sequência do trabalho, realizado com base na improvisação teatral (Spolin), surge uma metodologia de ensino e aprendizagem, na qual as improvisações são registradas em vídeo, visualizadas e debatidas pelos alunos, que reconhecem os conceitos teatrais em si e nas imagens das suas próprias ações; e os vídeos são editados e acrescidos de legendas representativas dos conceitos, vindo a constituir “vídeos verbetes”, que compõem o “dicionário vivo de teatro”, assim chamado pelo caráter prático e reflexivo dos conhecimentos construídos pelos estudantes.application/pdfporTeatro : EscolaConhecimentoDicionárioTecendo pontos para um dicionário vivo de teatro : saberes em processo na sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2014Teatro: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000952969.pdf000952969.pdfTexto completoapplication/pdf1737257http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114611/1/000952969.pdfc96e2b41a4ffb6167477209d6c3341cfMD51TEXT000952969.pdf.txt000952969.pdf.txtExtracted Texttext/plain48556http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114611/2/000952969.pdf.txt13528f6425adabe1ecdefb7525ea79edMD52THUMBNAIL000952969.pdf.jpg000952969.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1574http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114611/3/000952969.pdf.jpg4c9f35a3af55a3521fc99d00dffa740bMD5310183/1146112018-10-19 10:02:58.836oai:www.lume.ufrgs.br:10183/114611Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-19T13:02:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tecendo pontos para um dicionário vivo de teatro : saberes em processo na sala de aula
title Tecendo pontos para um dicionário vivo de teatro : saberes em processo na sala de aula
spellingShingle Tecendo pontos para um dicionário vivo de teatro : saberes em processo na sala de aula
Tricot, Ângela Desimon
Teatro : Escola
Conhecimento
Dicionário
title_short Tecendo pontos para um dicionário vivo de teatro : saberes em processo na sala de aula
title_full Tecendo pontos para um dicionário vivo de teatro : saberes em processo na sala de aula
title_fullStr Tecendo pontos para um dicionário vivo de teatro : saberes em processo na sala de aula
title_full_unstemmed Tecendo pontos para um dicionário vivo de teatro : saberes em processo na sala de aula
title_sort Tecendo pontos para um dicionário vivo de teatro : saberes em processo na sala de aula
author Tricot, Ângela Desimon
author_facet Tricot, Ângela Desimon
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tricot, Ângela Desimon
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Vera Lucia Bertoni dos
contributor_str_mv Santos, Vera Lucia Bertoni dos
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro : Escola
Conhecimento
Dicionário
topic Teatro : Escola
Conhecimento
Dicionário
description O trabalho apresenta resultados de uma pesquisa acerca da aquisição de saberes teatrais por estudantes do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Porto Alegre (RS). Para investigar os saberes prévios dos estudantes desenvolveram-se “sondagens lúdicas” a partir de propostas disparadoras de discussões e ações. Na sequência do trabalho, realizado com base na improvisação teatral (Spolin), surge uma metodologia de ensino e aprendizagem, na qual as improvisações são registradas em vídeo, visualizadas e debatidas pelos alunos, que reconhecem os conceitos teatrais em si e nas imagens das suas próprias ações; e os vídeos são editados e acrescidos de legendas representativas dos conceitos, vindo a constituir “vídeos verbetes”, que compõem o “dicionário vivo de teatro”, assim chamado pelo caráter prático e reflexivo dos conhecimentos construídos pelos estudantes.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-28T01:57:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/114611
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000952969
url http://hdl.handle.net/10183/114611
identifier_str_mv 000952969
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114611/1/000952969.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114611/2/000952969.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114611/3/000952969.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c96e2b41a4ffb6167477209d6c3341cf
13528f6425adabe1ecdefb7525ea79ed
4c9f35a3af55a3521fc99d00dffa740b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447144868347904