Parâmetros para uma avaliação do dicionário escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damim, Cristina Pimentel
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/5320
Resumo: Este trabalho tem por objetivo estabelecer traços que possibilitem caracterizar o dicionário escolar e propor critérios para sua análise e avaliação. Através da revisão de diferentes taxonomias de obras lexicográficas, procuramos informações específicas sobre a natureza do dicionário escolar e parâmetros para a sua avaliação. Na ausência de tais elementos, foi necessário delinear os traços do usuário ideal desse tipo de obra. Da intersecção dos traços do consulente escolar com critérios metalexicográficos específicos, elaboramos um modelo de descrição, o qual foi utilizado para evidenciar a estrutura e o conteúdo de seis dicionários apontados pelo Ministério da Educação como os melhores de 2001. A análise revelou, além de uma heterogeneidade desse conjunto de obras, uma dificuldade em se diferenciar o dicionário escolar de outros tipos de obras lexicográficas.
id URGS_997c71b317c5c1688735156efe6b45f1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5320
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Damim, Cristina PimentelFinatto, Maria José BocornyBugueño Miranda, Félix Valentin2007-06-06T18:44:53Z2005http://hdl.handle.net/10183/5320000468591Este trabalho tem por objetivo estabelecer traços que possibilitem caracterizar o dicionário escolar e propor critérios para sua análise e avaliação. Através da revisão de diferentes taxonomias de obras lexicográficas, procuramos informações específicas sobre a natureza do dicionário escolar e parâmetros para a sua avaliação. Na ausência de tais elementos, foi necessário delinear os traços do usuário ideal desse tipo de obra. Da intersecção dos traços do consulente escolar com critérios metalexicográficos específicos, elaboramos um modelo de descrição, o qual foi utilizado para evidenciar a estrutura e o conteúdo de seis dicionários apontados pelo Ministério da Educação como os melhores de 2001. A análise revelou, além de uma heterogeneidade desse conjunto de obras, uma dificuldade em se diferenciar o dicionário escolar de outros tipos de obras lexicográficas.application/pdfporLexicologiaMetalexicografiaDicionariosDicionário escolarLinguísticaParâmetros para uma avaliação do dicionário escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2005mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000468591.pdf000468591.pdfTexto completoapplication/pdf1526377http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5320/1/000468591.pdf98e128cbb8ae748eae4a791929037542MD51TEXT000468591.pdf.txt000468591.pdf.txtExtracted Texttext/plain415226http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5320/2/000468591.pdf.txt8f1f76b9ef17a0e30e606c943691128aMD52THUMBNAIL000468591.pdf.jpg000468591.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1063http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5320/3/000468591.pdf.jpg0e498bf044f29b5edd624d0b9086ffe1MD5310183/53202018-10-17 07:36:42.293oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5320Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T10:36:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Parâmetros para uma avaliação do dicionário escolar
title Parâmetros para uma avaliação do dicionário escolar
spellingShingle Parâmetros para uma avaliação do dicionário escolar
Damim, Cristina Pimentel
Lexicologia
Metalexicografia
Dicionarios
Dicionário escolar
Linguística
title_short Parâmetros para uma avaliação do dicionário escolar
title_full Parâmetros para uma avaliação do dicionário escolar
title_fullStr Parâmetros para uma avaliação do dicionário escolar
title_full_unstemmed Parâmetros para uma avaliação do dicionário escolar
title_sort Parâmetros para uma avaliação do dicionário escolar
author Damim, Cristina Pimentel
author_facet Damim, Cristina Pimentel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Damim, Cristina Pimentel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Finatto, Maria José Bocorny
Bugueño Miranda, Félix Valentin
contributor_str_mv Finatto, Maria José Bocorny
Bugueño Miranda, Félix Valentin
dc.subject.por.fl_str_mv Lexicologia
Metalexicografia
Dicionarios
Dicionário escolar
Linguística
topic Lexicologia
Metalexicografia
Dicionarios
Dicionário escolar
Linguística
description Este trabalho tem por objetivo estabelecer traços que possibilitem caracterizar o dicionário escolar e propor critérios para sua análise e avaliação. Através da revisão de diferentes taxonomias de obras lexicográficas, procuramos informações específicas sobre a natureza do dicionário escolar e parâmetros para a sua avaliação. Na ausência de tais elementos, foi necessário delinear os traços do usuário ideal desse tipo de obra. Da intersecção dos traços do consulente escolar com critérios metalexicográficos específicos, elaboramos um modelo de descrição, o qual foi utilizado para evidenciar a estrutura e o conteúdo de seis dicionários apontados pelo Ministério da Educação como os melhores de 2001. A análise revelou, além de uma heterogeneidade desse conjunto de obras, uma dificuldade em se diferenciar o dicionário escolar de outros tipos de obras lexicográficas.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T18:44:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/5320
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000468591
url http://hdl.handle.net/10183/5320
identifier_str_mv 000468591
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5320/1/000468591.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5320/2/000468591.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5320/3/000468591.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 98e128cbb8ae748eae4a791929037542
8f1f76b9ef17a0e30e606c943691128a
0e498bf044f29b5edd624d0b9086ffe1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085051675705344