Modelagem matemática na educação matemática : uma legitimação do discurso curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldeira, Ademir Donizeti
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Magnus, Maria Carolina Machado, Duarte, Cláudia Glavam
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/201783
Resumo: Neste artigo, temos por objetivo problematizar o discurso da Modelagem Matemática na Educação Matemática evidenciando que este tem se tornado uma engrenagem da maquinaria curricular, que ora sustenta e ora é sustentado pelo currículo. Os aportes teórico-metodológicos vinculam-se às teorizações do filósofo Michel Foucault. O material analítico abrange teses, dissertações e anais da Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática. A análise desses materiais evidenciou que o discurso da Modelagem funciona como um mecanismo de privilegiamento dos conteúdos ditos escolares, colocando em circulação práticas que legitimam o que está posto enquanto verdade, a Matemática escolar. A Modelagem coloca o currículo em funcionamento, legitimando-o, reforçando-o, sustentando-o e por ele sendo legitimada, reforçada e sustentada.
id UFRGS-2_b32cae0aea42209dc18eb26e83b5beb5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201783
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Caldeira, Ademir DonizetiMagnus, Maria Carolina MachadoDuarte, Cláudia Glavam2019-11-14T03:55:54Z20191517-3941http://hdl.handle.net/10183/201783001105120Neste artigo, temos por objetivo problematizar o discurso da Modelagem Matemática na Educação Matemática evidenciando que este tem se tornado uma engrenagem da maquinaria curricular, que ora sustenta e ora é sustentado pelo currículo. Os aportes teórico-metodológicos vinculam-se às teorizações do filósofo Michel Foucault. O material analítico abrange teses, dissertações e anais da Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática. A análise desses materiais evidenciou que o discurso da Modelagem funciona como um mecanismo de privilegiamento dos conteúdos ditos escolares, colocando em circulação práticas que legitimam o que está posto enquanto verdade, a Matemática escolar. A Modelagem coloca o currículo em funcionamento, legitimando-o, reforçando-o, sustentando-o e por ele sendo legitimada, reforçada e sustentada.The objective of the present study was to problematize the discourse of Mathematical Modelling in Mathematics Education, demonstrating that it has become a cog in the curricular machine, which sometimes supports and sometimes is supported by the curriculum. Theoretical-methodological inputs are connected to theorizations proposed by the philosopher Michel Foucault. The analytical material encompasses dissertations, theses, and annals of the Brazilian National Conference on Modelling in Mathematics Education. The analysis of these materials demonstrated that the Modelling discourse acts as a mechanism that grants privileges to so-called school contents, implementing practices that legitimize what is said to be true in school Mathematics. Modelling puts the curriculum into operation, legitimizing, reinforcing and supporting it, and in turn being legitimized, reinforced and supported by it.application/pdfporEducação matemática em revista (São Paulo). Vol. 16, n. 21 (jan./abr. 2019), p. 38-56.Foucault, Michel, 1926-1984Modelagem matemáticaEducação MatemáticaCurrículo escolarModelagem matemática na educação matemática : uma legitimação do discurso curricularMathematical modelling in mathematics education : a legitimation of curriculum discourseModelado matemático en la educación matemática : una legitimación del discurso curricularinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001105120.pdf.txt001105120.pdf.txtExtracted Texttext/plain56338http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201783/2/001105120.pdf.txt7c4928799b6562572d86b4b01203e266MD52ORIGINAL001105120.pdfTexto completoapplication/pdf845278http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201783/1/001105120.pdf382aeaa32c83c61e7311585d8891204aMD5110183/2017832019-11-15 04:52:38.748316oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201783Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-15T06:52:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelagem matemática na educação matemática : uma legitimação do discurso curricular
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Mathematical modelling in mathematics education : a legitimation of curriculum discourse
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Modelado matemático en la educación matemática : una legitimación del discurso curricular
title Modelagem matemática na educação matemática : uma legitimação do discurso curricular
spellingShingle Modelagem matemática na educação matemática : uma legitimação do discurso curricular
Caldeira, Ademir Donizeti
Foucault, Michel, 1926-1984
Modelagem matemática
Educação Matemática
Currículo escolar
title_short Modelagem matemática na educação matemática : uma legitimação do discurso curricular
title_full Modelagem matemática na educação matemática : uma legitimação do discurso curricular
title_fullStr Modelagem matemática na educação matemática : uma legitimação do discurso curricular
title_full_unstemmed Modelagem matemática na educação matemática : uma legitimação do discurso curricular
title_sort Modelagem matemática na educação matemática : uma legitimação do discurso curricular
author Caldeira, Ademir Donizeti
author_facet Caldeira, Ademir Donizeti
Magnus, Maria Carolina Machado
Duarte, Cláudia Glavam
author_role author
author2 Magnus, Maria Carolina Machado
Duarte, Cláudia Glavam
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caldeira, Ademir Donizeti
Magnus, Maria Carolina Machado
Duarte, Cláudia Glavam
dc.subject.por.fl_str_mv Foucault, Michel, 1926-1984
Modelagem matemática
Educação Matemática
Currículo escolar
topic Foucault, Michel, 1926-1984
Modelagem matemática
Educação Matemática
Currículo escolar
description Neste artigo, temos por objetivo problematizar o discurso da Modelagem Matemática na Educação Matemática evidenciando que este tem se tornado uma engrenagem da maquinaria curricular, que ora sustenta e ora é sustentado pelo currículo. Os aportes teórico-metodológicos vinculam-se às teorizações do filósofo Michel Foucault. O material analítico abrange teses, dissertações e anais da Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática. A análise desses materiais evidenciou que o discurso da Modelagem funciona como um mecanismo de privilegiamento dos conteúdos ditos escolares, colocando em circulação práticas que legitimam o que está posto enquanto verdade, a Matemática escolar. A Modelagem coloca o currículo em funcionamento, legitimando-o, reforçando-o, sustentando-o e por ele sendo legitimada, reforçada e sustentada.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-14T03:55:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/201783
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1517-3941
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001105120
identifier_str_mv 1517-3941
001105120
url http://hdl.handle.net/10183/201783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação matemática em revista (São Paulo). Vol. 16, n. 21 (jan./abr. 2019), p. 38-56.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201783/2/001105120.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201783/1/001105120.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7c4928799b6562572d86b4b01203e266
382aeaa32c83c61e7311585d8891204a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224979569704960