Estudo piloto : criaçã e aplicação em protocolo de aulas de dança para incremento do desenvolvimento motor de crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fraga, Gabrielle Crivelli
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157455
Resumo: A dança é um campo das artes com potencial expressivo e constitutivo do indivíduo, inclusive no que diz respeito a valências corporais. O objetivo deste estudo foi verificar a influência da aplicação de um protocolo de aulas de dança (PAD) no desenvolvimento motor de crianças. A criação do PAD foi dirigida a este estudo, e visou especificamente a motricidade fina e global, o equilíbrio, o esquema corporal, a organização espacial e temporal, e a lateralidade. Foram avaliadas 13 crianças de 3 a 6 anos de idade através da Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) de Francisco Rosa Neto (2002), antes e após a aplicação do PAD (2 meses, 2 vezes por semana). A estatística incluiu o teste de Shapiro-Wilk para confirmação da normalidade e o Teste t pareado (p>0,05). Houve incremento estatisticamente significativo no quociente motor geral, no esquema corporal, na organização temporal, no equilíbrio e na motricidade global após a aplicação do PAD. Este estudo constitui o piloto do protocolo original “Avaliação do Desenvolvimento Motor de Crianças internadas na oncologia participantes de um programa de dança”, apresentado como TCC I desta instituição. Ao desenvolver-se este projeto, pretende-se aplicar o PAD a crianças portadoras de doenças oncológicas internadas, visando manter o curso do desenvolvimento motor mesmo afastadas da escola. O grupo testado nesse piloto constituirá um dos grupos controle do protocolo original.
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spelling Fraga, Gabrielle CrivelliGavioli, Izabela Lucchese2017-05-06T02:40:12Z2016http://hdl.handle.net/10183/157455001017202A dança é um campo das artes com potencial expressivo e constitutivo do indivíduo, inclusive no que diz respeito a valências corporais. O objetivo deste estudo foi verificar a influência da aplicação de um protocolo de aulas de dança (PAD) no desenvolvimento motor de crianças. A criação do PAD foi dirigida a este estudo, e visou especificamente a motricidade fina e global, o equilíbrio, o esquema corporal, a organização espacial e temporal, e a lateralidade. Foram avaliadas 13 crianças de 3 a 6 anos de idade através da Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) de Francisco Rosa Neto (2002), antes e após a aplicação do PAD (2 meses, 2 vezes por semana). A estatística incluiu o teste de Shapiro-Wilk para confirmação da normalidade e o Teste t pareado (p>0,05). Houve incremento estatisticamente significativo no quociente motor geral, no esquema corporal, na organização temporal, no equilíbrio e na motricidade global após a aplicação do PAD. Este estudo constitui o piloto do protocolo original “Avaliação do Desenvolvimento Motor de Crianças internadas na oncologia participantes de um programa de dança”, apresentado como TCC I desta instituição. Ao desenvolver-se este projeto, pretende-se aplicar o PAD a crianças portadoras de doenças oncológicas internadas, visando manter o curso do desenvolvimento motor mesmo afastadas da escola. O grupo testado nesse piloto constituirá um dos grupos controle do protocolo original.Dance is placed in the field of the arts, holding expressive and constitutive potential of the individual, including corporal valences. The objective of this study was to verify the influence of the application of a dance lessons protocol (PAD) on the motor development of children. The creation of PAD was directed to this study, and aimed specifically at fine and global motricity, balance, body schema, spatial and temporal organization, and laterality. Thirteen children aged 3 to 6 years were evaluated through the Motor Development Scale (EDM) of Francisco Rosa Neto (2002), before and after the application of PAD (2 months, 2 times a week). Statistic treatment included the Shapiro-Wilk test for confirmation of normality and the paired t-test (p> 0.05). There was statistically significant increase in the general motor quotient, in corporal scheme, in temporal organization, in balance and in global motricity after the application of the PAD. This study is the pilot of an original protocol named "Evaluation of motor development of children admitted to oncology participating in a dance program", presented as the first phase research requisite for dance graduation in this institution. When developing this project, it is intended to apply the PAD to children hospitalized with oncological diseases, aiming to maintain the course of motor development even away from school. The group tested in this pilot will constitute one of the control groups of the original protocol.application/pdfporDesenvolvimento motorDesenvolvimento infantilCriançasDanceMotor DevelopmentChildrenEstudo piloto : criaçã e aplicação em protocolo de aulas de dança para incremento do desenvolvimento motor de criançasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2016Dança: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001017202.pdf001017202.pdfTexto completoapplication/pdf1265044http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157455/1/001017202.pdf289dcaf339d6a36c047ca018b549a46fMD51TEXT001017202.pdf.txt001017202.pdf.txtExtracted Texttext/plain82959http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157455/2/001017202.pdf.txtadf3f9f8e988ec6171fddb4258b53622MD52THUMBNAIL001017202.pdf.jpg001017202.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg964http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157455/3/001017202.pdf.jpg6be3c4874a18352ad72065ca9dcef581MD5310183/1574552018-10-29 09:03:55.153oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157455Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:03:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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