Estudo piloto : criaçã e aplicação em protocolo de aulas de dança para incremento do desenvolvimento motor de crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fraga, Gabrielle Crivelli
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157455
Resumo: A dança é um campo das artes com potencial expressivo e constitutivo do indivíduo, inclusive no que diz respeito a valências corporais. O objetivo deste estudo foi verificar a influência da aplicação de um protocolo de aulas de dança (PAD) no desenvolvimento motor de crianças. A criação do PAD foi dirigida a este estudo, e visou especificamente a motricidade fina e global, o equilíbrio, o esquema corporal, a organização espacial e temporal, e a lateralidade. Foram avaliadas 13 crianças de 3 a 6 anos de idade através da Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) de Francisco Rosa Neto (2002), antes e após a aplicação do PAD (2 meses, 2 vezes por semana). A estatística incluiu o teste de Shapiro-Wilk para confirmação da normalidade e o Teste t pareado (p>0,05). Houve incremento estatisticamente significativo no quociente motor geral, no esquema corporal, na organização temporal, no equilíbrio e na motricidade global após a aplicação do PAD. Este estudo constitui o piloto do protocolo original “Avaliação do Desenvolvimento Motor de Crianças internadas na oncologia participantes de um programa de dança”, apresentado como TCC I desta instituição. Ao desenvolver-se este projeto, pretende-se aplicar o PAD a crianças portadoras de doenças oncológicas internadas, visando manter o curso do desenvolvimento motor mesmo afastadas da escola. O grupo testado nesse piloto constituirá um dos grupos controle do protocolo original.
id UFRGS-2_b33dc973bc30acfab352ae25cf22705d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157455
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fraga, Gabrielle CrivelliGavioli, Izabela Lucchese2017-05-06T02:40:12Z2016http://hdl.handle.net/10183/157455001017202A dança é um campo das artes com potencial expressivo e constitutivo do indivíduo, inclusive no que diz respeito a valências corporais. O objetivo deste estudo foi verificar a influência da aplicação de um protocolo de aulas de dança (PAD) no desenvolvimento motor de crianças. A criação do PAD foi dirigida a este estudo, e visou especificamente a motricidade fina e global, o equilíbrio, o esquema corporal, a organização espacial e temporal, e a lateralidade. Foram avaliadas 13 crianças de 3 a 6 anos de idade através da Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) de Francisco Rosa Neto (2002), antes e após a aplicação do PAD (2 meses, 2 vezes por semana). A estatística incluiu o teste de Shapiro-Wilk para confirmação da normalidade e o Teste t pareado (p>0,05). Houve incremento estatisticamente significativo no quociente motor geral, no esquema corporal, na organização temporal, no equilíbrio e na motricidade global após a aplicação do PAD. Este estudo constitui o piloto do protocolo original “Avaliação do Desenvolvimento Motor de Crianças internadas na oncologia participantes de um programa de dança”, apresentado como TCC I desta instituição. Ao desenvolver-se este projeto, pretende-se aplicar o PAD a crianças portadoras de doenças oncológicas internadas, visando manter o curso do desenvolvimento motor mesmo afastadas da escola. O grupo testado nesse piloto constituirá um dos grupos controle do protocolo original.Dance is placed in the field of the arts, holding expressive and constitutive potential of the individual, including corporal valences. The objective of this study was to verify the influence of the application of a dance lessons protocol (PAD) on the motor development of children. The creation of PAD was directed to this study, and aimed specifically at fine and global motricity, balance, body schema, spatial and temporal organization, and laterality. Thirteen children aged 3 to 6 years were evaluated through the Motor Development Scale (EDM) of Francisco Rosa Neto (2002), before and after the application of PAD (2 months, 2 times a week). Statistic treatment included the Shapiro-Wilk test for confirmation of normality and the paired t-test (p> 0.05). There was statistically significant increase in the general motor quotient, in corporal scheme, in temporal organization, in balance and in global motricity after the application of the PAD. This study is the pilot of an original protocol named "Evaluation of motor development of children admitted to oncology participating in a dance program", presented as the first phase research requisite for dance graduation in this institution. When developing this project, it is intended to apply the PAD to children hospitalized with oncological diseases, aiming to maintain the course of motor development even away from school. The group tested in this pilot will constitute one of the control groups of the original protocol.application/pdfporDesenvolvimento motorDesenvolvimento infantilCriançasDanceMotor DevelopmentChildrenEstudo piloto : criaçã e aplicação em protocolo de aulas de dança para incremento do desenvolvimento motor de criançasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2016Dança: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001017202.pdf001017202.pdfTexto completoapplication/pdf1265044http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157455/1/001017202.pdf289dcaf339d6a36c047ca018b549a46fMD51TEXT001017202.pdf.txt001017202.pdf.txtExtracted Texttext/plain82959http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157455/2/001017202.pdf.txtadf3f9f8e988ec6171fddb4258b53622MD52THUMBNAIL001017202.pdf.jpg001017202.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg964http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157455/3/001017202.pdf.jpg6be3c4874a18352ad72065ca9dcef581MD5310183/1574552018-10-29 09:03:55.153oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157455Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:03:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo piloto : criaçã e aplicação em protocolo de aulas de dança para incremento do desenvolvimento motor de crianças
title Estudo piloto : criaçã e aplicação em protocolo de aulas de dança para incremento do desenvolvimento motor de crianças
spellingShingle Estudo piloto : criaçã e aplicação em protocolo de aulas de dança para incremento do desenvolvimento motor de crianças
Fraga, Gabrielle Crivelli
Desenvolvimento motor
Desenvolvimento infantil
Crianças
Dance
Motor Development
Children
title_short Estudo piloto : criaçã e aplicação em protocolo de aulas de dança para incremento do desenvolvimento motor de crianças
title_full Estudo piloto : criaçã e aplicação em protocolo de aulas de dança para incremento do desenvolvimento motor de crianças
title_fullStr Estudo piloto : criaçã e aplicação em protocolo de aulas de dança para incremento do desenvolvimento motor de crianças
title_full_unstemmed Estudo piloto : criaçã e aplicação em protocolo de aulas de dança para incremento do desenvolvimento motor de crianças
title_sort Estudo piloto : criaçã e aplicação em protocolo de aulas de dança para incremento do desenvolvimento motor de crianças
author Fraga, Gabrielle Crivelli
author_facet Fraga, Gabrielle Crivelli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fraga, Gabrielle Crivelli
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gavioli, Izabela Lucchese
contributor_str_mv Gavioli, Izabela Lucchese
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento motor
Desenvolvimento infantil
Crianças
topic Desenvolvimento motor
Desenvolvimento infantil
Crianças
Dance
Motor Development
Children
dc.subject.eng.fl_str_mv Dance
Motor Development
Children
description A dança é um campo das artes com potencial expressivo e constitutivo do indivíduo, inclusive no que diz respeito a valências corporais. O objetivo deste estudo foi verificar a influência da aplicação de um protocolo de aulas de dança (PAD) no desenvolvimento motor de crianças. A criação do PAD foi dirigida a este estudo, e visou especificamente a motricidade fina e global, o equilíbrio, o esquema corporal, a organização espacial e temporal, e a lateralidade. Foram avaliadas 13 crianças de 3 a 6 anos de idade através da Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) de Francisco Rosa Neto (2002), antes e após a aplicação do PAD (2 meses, 2 vezes por semana). A estatística incluiu o teste de Shapiro-Wilk para confirmação da normalidade e o Teste t pareado (p>0,05). Houve incremento estatisticamente significativo no quociente motor geral, no esquema corporal, na organização temporal, no equilíbrio e na motricidade global após a aplicação do PAD. Este estudo constitui o piloto do protocolo original “Avaliação do Desenvolvimento Motor de Crianças internadas na oncologia participantes de um programa de dança”, apresentado como TCC I desta instituição. Ao desenvolver-se este projeto, pretende-se aplicar o PAD a crianças portadoras de doenças oncológicas internadas, visando manter o curso do desenvolvimento motor mesmo afastadas da escola. O grupo testado nesse piloto constituirá um dos grupos controle do protocolo original.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-06T02:40:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/157455
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001017202
url http://hdl.handle.net/10183/157455
identifier_str_mv 001017202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157455/1/001017202.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157455/2/001017202.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157455/3/001017202.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 289dcaf339d6a36c047ca018b549a46f
adf3f9f8e988ec6171fddb4258b53622
6be3c4874a18352ad72065ca9dcef581
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447194607550464