O uso das mídias no ensino técnico em escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Denise Fagundes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95922
Resumo: O uso das mídias é cada vez mais urgente dentro da proposta do trabalho docente em todos os níveis de ensino e, em especial, como foco desse trabalho, que se propõe a coletar e analisar a realidade de duas escolas públicas com cursos técnicos de nível médio subsequente, onde a necessidade é idêntica quanto à ação educadora, mas diversa na utilização das mídias e sua prática.Dentro desse contexto, o educador e a sua capacitação tem seu papel de destaque com questionamentos que perpassam do comodismo de não utilizar até a não utilização das mídias por não saber utilizá-las. Os cursos técnicos de nível médio necessitam propiciar ao aluno atividades e conhecimentos contextualizados com o mundo do trabalho e suas relações interpessoais, onde construirá as oportunidades ou atualizações de seus conhecimentos profissionais, novas vivências e novos saberes, sendo o educador o mediador que o estimulará ao êxito, através de uma prática docente atualizada e dinâmica com o uso das mídias. A questão da pesquisa será verificar se o professor do ensino técnico utiliza as mídias que a escola e os alunos possuem, no decorrer da formação de alunos, sujeitos do mundo do trabalho. E, concluindo, uma análise desse questionamento.
id UFRGS-2_b38c98cf2b047f3e8893c79b18ec1ddc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95922
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Garcia, Denise FagundesBasso, Lourenço de Oliveira2014-06-03T02:03:43Z2012http://hdl.handle.net/10183/95922000913652O uso das mídias é cada vez mais urgente dentro da proposta do trabalho docente em todos os níveis de ensino e, em especial, como foco desse trabalho, que se propõe a coletar e analisar a realidade de duas escolas públicas com cursos técnicos de nível médio subsequente, onde a necessidade é idêntica quanto à ação educadora, mas diversa na utilização das mídias e sua prática.Dentro desse contexto, o educador e a sua capacitação tem seu papel de destaque com questionamentos que perpassam do comodismo de não utilizar até a não utilização das mídias por não saber utilizá-las. Os cursos técnicos de nível médio necessitam propiciar ao aluno atividades e conhecimentos contextualizados com o mundo do trabalho e suas relações interpessoais, onde construirá as oportunidades ou atualizações de seus conhecimentos profissionais, novas vivências e novos saberes, sendo o educador o mediador que o estimulará ao êxito, através de uma prática docente atualizada e dinâmica com o uso das mídias. A questão da pesquisa será verificar se o professor do ensino técnico utiliza as mídias que a escola e os alunos possuem, no decorrer da formação de alunos, sujeitos do mundo do trabalho. E, concluindo, uma análise desse questionamento.application/pdfporEnsino técnicoMídiaMercado de trabalhoEscola públicaO uso das mídias no ensino técnico em escola públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000913652.pdf000913652.pdfTexto completoapplication/pdf163364http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95922/1/000913652.pdf397998a525a2bd2bca117d0a5082ac3bMD51TEXT000913652.pdf.txt000913652.pdf.txtExtracted Texttext/plain68852http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95922/2/000913652.pdf.txt6175fef126f32a5cc0a31c332da6afcbMD52THUMBNAIL000913652.pdf.jpg000913652.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1101http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95922/3/000913652.pdf.jpg72b3133709be30aa581948b5e67678cbMD5310183/959222018-10-16 07:57:23.079oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95922Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T10:57:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso das mídias no ensino técnico em escola pública
title O uso das mídias no ensino técnico em escola pública
spellingShingle O uso das mídias no ensino técnico em escola pública
Garcia, Denise Fagundes
Ensino técnico
Mídia
Mercado de trabalho
Escola pública
title_short O uso das mídias no ensino técnico em escola pública
title_full O uso das mídias no ensino técnico em escola pública
title_fullStr O uso das mídias no ensino técnico em escola pública
title_full_unstemmed O uso das mídias no ensino técnico em escola pública
title_sort O uso das mídias no ensino técnico em escola pública
author Garcia, Denise Fagundes
author_facet Garcia, Denise Fagundes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Denise Fagundes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Basso, Lourenço de Oliveira
contributor_str_mv Basso, Lourenço de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino técnico
Mídia
Mercado de trabalho
Escola pública
topic Ensino técnico
Mídia
Mercado de trabalho
Escola pública
description O uso das mídias é cada vez mais urgente dentro da proposta do trabalho docente em todos os níveis de ensino e, em especial, como foco desse trabalho, que se propõe a coletar e analisar a realidade de duas escolas públicas com cursos técnicos de nível médio subsequente, onde a necessidade é idêntica quanto à ação educadora, mas diversa na utilização das mídias e sua prática.Dentro desse contexto, o educador e a sua capacitação tem seu papel de destaque com questionamentos que perpassam do comodismo de não utilizar até a não utilização das mídias por não saber utilizá-las. Os cursos técnicos de nível médio necessitam propiciar ao aluno atividades e conhecimentos contextualizados com o mundo do trabalho e suas relações interpessoais, onde construirá as oportunidades ou atualizações de seus conhecimentos profissionais, novas vivências e novos saberes, sendo o educador o mediador que o estimulará ao êxito, através de uma prática docente atualizada e dinâmica com o uso das mídias. A questão da pesquisa será verificar se o professor do ensino técnico utiliza as mídias que a escola e os alunos possuem, no decorrer da formação de alunos, sujeitos do mundo do trabalho. E, concluindo, uma análise desse questionamento.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-03T02:03:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95922
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000913652
url http://hdl.handle.net/10183/95922
identifier_str_mv 000913652
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95922/1/000913652.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95922/2/000913652.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95922/3/000913652.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 397998a525a2bd2bca117d0a5082ac3b
6175fef126f32a5cc0a31c332da6afcb
72b3133709be30aa581948b5e67678cb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447127131684864