Mídia, para quê? : o uso de mídias por adolescentes do ensino médio técnico integrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabardo, Maristella, 1982-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15073
Resumo: Orientador: Rodrigo Esteves de Lima Lopes
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spelling Mídia, para quê? : o uso de mídias por adolescentes do ensino médio técnico integradoMedias, what for? : the use of medias by vocational school studentsComunicação de massaMídia digitalAdolescentesMídia social na educaçãoLetramentoEnsino médioEnsino técnicoMass mediaDigital mediaAdolescentSocial media in educationCritical literacyHigh schoolTechnical educationOrientador: Rodrigo Esteves de Lima LopesTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Apesar do grande interesse pela questão do uso de tecnologias e mídias por adolescentes, e de sua importância, pouco sabemos sobre como a relação entre tal uso e as demais atividades cotidianas se dá entre jovens brasileiros entre 15 a 19 anos. Com o objetivo de entender melhor tais relações, esta pesquisa pretendeu mapear e compreender o uso de mídias que os adolescentes do ensino médio integrado do IFPR fazem. Nosso foco está principalmente relacionado à interação cotidiana entre as mídias e com as demais atividades, incluindo o contexto escolar. Para esta pesquisa utilizamos a metodologia de métodos mistos, mais precisamente o design sequencial explanatório para a coleta e análise dos dados, empregando a mineração de texto e análises estatísticas para compreender melhor as relações presentes nos dados. Na parte quantitativa, 318 alunos responderam a um questionário sobre o uso de rádio, televisão, streamings de música, streamings de vídeo, cinema, jornal, sites de notícias, revistas, HQs, livros e jogos analógicos e digitais. Já na etapa qualitativa, 23 alunos participaram de uma entrevista semiestruturada visando aprofundar e explicitar as relações estabelecidas no questionário quantitativo. Como objetivos específicos visamos, primeiramente, compreender como as mídias estão presentes no dia a dia dos estudantes através do levantamento dos tipos de mídias aos quais eles têm acesso, a sua frequência de uso, como eles aprenderam a usá-las e como nelas se engajam. Realizamos, então, uma exploração das duas mídias que se destacaram como as mais utilizadas entre o grupo de informantes. Observamos se os hábitos de uso de mídia dos adolescentes estão ligados ao consumo, à participação ou à produção. Por último analisamos de forma qualitativa as entrevistas, cruzando-as com os dados, de forma a fundamentar nossas interpretações. Acreditamos que a voz dos adolescentes pode trazer indicativos sobre as potencialidades do uso destas mídias na escola, de maneira a pensar em uma educação midiática que auxiliasse no processo de letramento no ensino médio. Os resultados indicam o celular como o principal suporte para o uso de mídias, e os streamings de música (juntamente com o rádio), seguido das redes sociais como os tipos de mídia mais usados. A música foi o principal produto cultural veiculado em ambas as mídias e as fotos pessoais ficaram em segundo lugar. As principais funções do uso de mídias são fortalecer e estreitar os laços de relacionamento entre os laços já existentes, adquirir novos conhecimentos, interagir com conteúdos que reforcem as suas identidade virtual e ocupar o tempo de ócio, fugindo do tédio e aliviar as pressões diárias. Pudemos identificar que a produção, apesar de ser em menor quantidade, por questões de privacidade, está presente no uso que os jovens fazem das mídias. A participação, apesar de ser maior também é regulada pelas mesmas questões, sendo o consumo o principal uso que se tem das mídias. Esperamos que, através deste estudo, tenhamos contribuído para a compreensão que se têm sobre o que e como os jovens usam as mídias e tenhamos podido demonstrar a importância de estudá-las, a partir dos preceitos da educação midiática, em ambiente escolar para que o letramento crítico possa ser trabalhado partindo dos conhecimentos que os alunos já possuemAbstract: Despite the interest and importance of technology and media use by teenagers, more studies are needed as little is known about the relationship between such use and other daily activities amongst young Brazilians. In order to better understand such a relationship and fill such a gap, this research aims to map and analyze the use of media that Vocational school students from IFPR, ages between 15 and 19 years old, have. Our focus is the daily interaction between media and other activities, including the school context. For this research, we have chosen a mixed methods approach, more precisely, the explanatory sequential design for data collection and analysis, using text mining and statistical analysis to understand the relationships in the data better. We begin with the quantitative approach, in which 318 students answered a questionnaire about using radio, television, music streams, video streams, movies, newspapers, news sites, magazines, comics, books and games (analogue and digital). In the qualitative phase, 23 students participated in a semi-structured interview to shed some light on the relationships found in the quantitative questionnaire. We aim to understand how the media are present in students' daily lives by surveying the types of media to which they have access, their frequency of use, and how they learned to use and engage in them. We then conducted a deeper exploratory analysis of the two media that stood out as the most used ones. We observed whether teenagers' media usage habits are related to consumption, participation or production. Finally, we qualitatively analyzed the interviews and compared them to the quantitative data to support our interpretations. The voices of adolescents can indicate the potential use of these media at schools to implement a media education program that would contribute to critical literacy in vocational schools. The results indicate that cell phones are the primary support for media use and music streaming (along with radio), followed by social networks as the most used media types. Music was the main cultural product in both media, and personal photos were the second. The main functions of media are to strengthen and tighten existing relationships, cultivate new knowledge, interact with content that reinforces their virtual identity and provide fulfilling time to escape from boredom and daily pressure. We were able to identify that the production, despite being in a smaller quantity, for privacy reasons, is present in young people's use of the media. Despite being greater, participation is also regulated by the same privacy issues, as consumption is the primary media use. We hope that, through this study, we have contributed to understanding which kinds of media and how young people are using such media. We hope to also demonstrate the importance of analyzing media, based on the principles of media education, in a school context so that literacy can be developed based on student's knowledgeDoutoradoLinguagem e EducaçãoDoutora em Lingüística Aplicada[s.n.]Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de, 1973-Rocha, Claudia HilsdorfNogueira, Aryane SantosPietri, Émerson deCanziani, Tatiana de MedeirosUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGabardo, Maristella, 1982-20232023-06-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (290p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/15073GABARDO, Maristella. Mídia, para quê?: o uso de mídias por adolescentes do ensino médio técnico integrado. 2023. 1 recurso online (290p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15073. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1373576porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-05T15:36:29Zoai::1373576Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-02-05T15:36:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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