O papel das ferramentas digitais no letramento através de narrativas fanfiction
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/229651 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de pesquisa que se dispõe a investigar como o letramento em língua estrangeira é possível através da utilização de ferramentas digitais que propiciem análise e produção coletiva do gênero textual fanfiction. O propósito é observar de que modo o ambiente digital pode ser um meio potencializador de aprendizagem através de tarefas apoiadas na utilização de um minerador de texto e de um editor de texto coletivo como recursos mediadores da produção escrita. Pretende-se investigar como aprendizes de língua estrangeira lidam, através dessas ferramentas digitais, com o processo de criação colaborativa de textos fanfiction. Desse modo, espera-se observar a utilização de ferramentas digitais que sustentem a produção textual, utilizando-se de um gênero característico da web, fanfiction, como proposta textual. |
id |
UFRGS-2_b3c3a45e77cef1412cec9febc7fbeca5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229651 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Costa, Patrícia da Silva CampeloReategui, Eliseo Berni2021-09-09T04:42:55Z20101679-1916http://hdl.handle.net/10183/229651000823123Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de pesquisa que se dispõe a investigar como o letramento em língua estrangeira é possível através da utilização de ferramentas digitais que propiciem análise e produção coletiva do gênero textual fanfiction. O propósito é observar de que modo o ambiente digital pode ser um meio potencializador de aprendizagem através de tarefas apoiadas na utilização de um minerador de texto e de um editor de texto coletivo como recursos mediadores da produção escrita. Pretende-se investigar como aprendizes de língua estrangeira lidam, através dessas ferramentas digitais, com o processo de criação colaborativa de textos fanfiction. Desse modo, espera-se observar a utilização de ferramentas digitais que sustentem a produção textual, utilizando-se de um gênero característico da web, fanfiction, como proposta textual.This paper aims at presenting a research proposal which is supposed to investigate how foreign language literacy can be fostered through the use of digital tools that provide analysis and collaborative production of a textual genre known as fanfiction. It is examined the way a task can promote literacy in the digital environment, supported by the following resources: a digital tool for collaborative text edition and a text mining tool. The goal is to examine how foreign language learners deal with the process of creating fanfictions collaboratively by using those digital means. The purpose, therefore, is to observe the use of digital tools which support text production, throughout the creation of a typical textual genre from the internet, fanfiction.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. Vol. 8, n. 2 (jul. 2010), [10 p.]EscritaAmbiente virtualLetramentoCooperative writingText miningFanfictionO papel das ferramentas digitais no letramento através de narrativas fanfictionThe role of digital tools in the literacy process through narratives fanfiction info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000823123.pdf.txt000823123.pdf.txtExtracted Texttext/plain35504http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229651/2/000823123.pdf.txtecf8020060c834a060bb1180af2dfe8aMD52ORIGINAL000823123.pdfTexto completoapplication/pdf64122http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229651/1/000823123.pdf53abdb9e416bb711cefa51ed4421f838MD5110183/2296512021-09-19 04:27:06.136525oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229651Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:27:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O papel das ferramentas digitais no letramento através de narrativas fanfiction |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The role of digital tools in the literacy process through narratives fanfiction |
title |
O papel das ferramentas digitais no letramento através de narrativas fanfiction |
spellingShingle |
O papel das ferramentas digitais no letramento através de narrativas fanfiction Costa, Patrícia da Silva Campelo Escrita Ambiente virtual Letramento Cooperative writing Text mining Fanfiction |
title_short |
O papel das ferramentas digitais no letramento através de narrativas fanfiction |
title_full |
O papel das ferramentas digitais no letramento através de narrativas fanfiction |
title_fullStr |
O papel das ferramentas digitais no letramento através de narrativas fanfiction |
title_full_unstemmed |
O papel das ferramentas digitais no letramento através de narrativas fanfiction |
title_sort |
O papel das ferramentas digitais no letramento através de narrativas fanfiction |
author |
Costa, Patrícia da Silva Campelo |
author_facet |
Costa, Patrícia da Silva Campelo Reategui, Eliseo Berni |
author_role |
author |
author2 |
Reategui, Eliseo Berni |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Patrícia da Silva Campelo Reategui, Eliseo Berni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita Ambiente virtual Letramento |
topic |
Escrita Ambiente virtual Letramento Cooperative writing Text mining Fanfiction |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Cooperative writing Text mining Fanfiction |
description |
Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de pesquisa que se dispõe a investigar como o letramento em língua estrangeira é possível através da utilização de ferramentas digitais que propiciem análise e produção coletiva do gênero textual fanfiction. O propósito é observar de que modo o ambiente digital pode ser um meio potencializador de aprendizagem através de tarefas apoiadas na utilização de um minerador de texto e de um editor de texto coletivo como recursos mediadores da produção escrita. Pretende-se investigar como aprendizes de língua estrangeira lidam, através dessas ferramentas digitais, com o processo de criação colaborativa de textos fanfiction. Desse modo, espera-se observar a utilização de ferramentas digitais que sustentem a produção textual, utilizando-se de um gênero característico da web, fanfiction, como proposta textual. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-09-09T04:42:55Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/229651 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000823123 |
identifier_str_mv |
1679-1916 000823123 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/229651 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. Vol. 8, n. 2 (jul. 2010), [10 p.] |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229651/2/000823123.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229651/1/000823123.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ecf8020060c834a060bb1180af2dfe8a 53abdb9e416bb711cefa51ed4421f838 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447766482026496 |