O papel das ferramentas digitais no letramento através de narrativas fanfiction

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Patrícia da Silva Campelo
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Reategui, Eliseo Berni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/229651
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de pesquisa que se dispõe a investigar como o letramento em língua estrangeira é possível através da utilização de ferramentas digitais que propiciem análise e produção coletiva do gênero textual fanfiction. O propósito é observar de que modo o ambiente digital pode ser um meio potencializador de aprendizagem através de tarefas apoiadas na utilização de um minerador de texto e de um editor de texto coletivo como recursos mediadores da produção escrita. Pretende-se investigar como aprendizes de língua estrangeira lidam, através dessas ferramentas digitais, com o processo de criação colaborativa de textos fanfiction. Desse modo, espera-se observar a utilização de ferramentas digitais que sustentem a produção textual, utilizando-se de um gênero característico da web, fanfiction, como proposta textual.
id UFRGS-2_b3c3a45e77cef1412cec9febc7fbeca5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229651
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Costa, Patrícia da Silva CampeloReategui, Eliseo Berni2021-09-09T04:42:55Z20101679-1916http://hdl.handle.net/10183/229651000823123Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de pesquisa que se dispõe a investigar como o letramento em língua estrangeira é possível através da utilização de ferramentas digitais que propiciem análise e produção coletiva do gênero textual fanfiction. O propósito é observar de que modo o ambiente digital pode ser um meio potencializador de aprendizagem através de tarefas apoiadas na utilização de um minerador de texto e de um editor de texto coletivo como recursos mediadores da produção escrita. Pretende-se investigar como aprendizes de língua estrangeira lidam, através dessas ferramentas digitais, com o processo de criação colaborativa de textos fanfiction. Desse modo, espera-se observar a utilização de ferramentas digitais que sustentem a produção textual, utilizando-se de um gênero característico da web, fanfiction, como proposta textual.This paper aims at presenting a research proposal which is supposed to investigate how foreign language literacy can be fostered through the use of digital tools that provide analysis and collaborative production of a textual genre known as fanfiction. It is examined the way a task can promote literacy in the digital environment, supported by the following resources: a digital tool for collaborative text edition and a text mining tool. The goal is to examine how foreign language learners deal with the process of creating fanfictions collaboratively by using those digital means. The purpose, therefore, is to observe the use of digital tools which support text production, throughout the creation of a typical textual genre from the internet, fanfiction.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. Vol. 8, n. 2 (jul. 2010), [10 p.]EscritaAmbiente virtualLetramentoCooperative writingText miningFanfictionO papel das ferramentas digitais no letramento através de narrativas fanfictionThe role of digital tools in the literacy process through narratives fanfiction info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000823123.pdf.txt000823123.pdf.txtExtracted Texttext/plain35504http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229651/2/000823123.pdf.txtecf8020060c834a060bb1180af2dfe8aMD52ORIGINAL000823123.pdfTexto completoapplication/pdf64122http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229651/1/000823123.pdf53abdb9e416bb711cefa51ed4421f838MD5110183/2296512021-09-19 04:27:06.136525oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229651Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:27:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O papel das ferramentas digitais no letramento através de narrativas fanfiction
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The role of digital tools in the literacy process through narratives fanfiction
title O papel das ferramentas digitais no letramento através de narrativas fanfiction
spellingShingle O papel das ferramentas digitais no letramento através de narrativas fanfiction
Costa, Patrícia da Silva Campelo
Escrita
Ambiente virtual
Letramento
Cooperative writing
Text mining
Fanfiction
title_short O papel das ferramentas digitais no letramento através de narrativas fanfiction
title_full O papel das ferramentas digitais no letramento através de narrativas fanfiction
title_fullStr O papel das ferramentas digitais no letramento através de narrativas fanfiction
title_full_unstemmed O papel das ferramentas digitais no letramento através de narrativas fanfiction
title_sort O papel das ferramentas digitais no letramento através de narrativas fanfiction
author Costa, Patrícia da Silva Campelo
author_facet Costa, Patrícia da Silva Campelo
Reategui, Eliseo Berni
author_role author
author2 Reategui, Eliseo Berni
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Patrícia da Silva Campelo
Reategui, Eliseo Berni
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Ambiente virtual
Letramento
topic Escrita
Ambiente virtual
Letramento
Cooperative writing
Text mining
Fanfiction
dc.subject.eng.fl_str_mv Cooperative writing
Text mining
Fanfiction
description Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de pesquisa que se dispõe a investigar como o letramento em língua estrangeira é possível através da utilização de ferramentas digitais que propiciem análise e produção coletiva do gênero textual fanfiction. O propósito é observar de que modo o ambiente digital pode ser um meio potencializador de aprendizagem através de tarefas apoiadas na utilização de um minerador de texto e de um editor de texto coletivo como recursos mediadores da produção escrita. Pretende-se investigar como aprendizes de língua estrangeira lidam, através dessas ferramentas digitais, com o processo de criação colaborativa de textos fanfiction. Desse modo, espera-se observar a utilização de ferramentas digitais que sustentem a produção textual, utilizando-se de um gênero característico da web, fanfiction, como proposta textual.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-09T04:42:55Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/229651
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000823123
identifier_str_mv 1679-1916
000823123
url http://hdl.handle.net/10183/229651
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. Vol. 8, n. 2 (jul. 2010), [10 p.]
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229651/2/000823123.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229651/1/000823123.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ecf8020060c834a060bb1180af2dfe8a
53abdb9e416bb711cefa51ed4421f838
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447766482026496