Podcasts no ensino de química : possibilidades em um curso Técnico de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ana Paula
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/252544
Resumo: Neste trabalho, foi realizado um estudo com o objetivo de investigar as formas de contribuição do uso dos podcasts de divulgação científica como recurso didático no contexto do ensino técnico de química. Esta investigação abordou o modelo de quatro fases de desenvolvimento de interesse (MDI) e a divulgação científica (DC). Para tanto, foram criados podcasts pela licencianda e disponibilizados para os alunos do 3º ano do Ensino Médio Técnico em Química de uma escola da rede pública estadual de Novo Hamburgo. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de quatro questionários realizados via google forms. O primeiro questionário possuía como intuito de conhecer os alunos, os seus interesses e seus hábitos com relação ao consumo de podcast. Durante o período de docência, após dois episódios de podcast foi aplicado um segundo questionário a fim de avaliar o interesse sobre o conteúdo e a forma com que ele estava sendo trabalhado. Ao final do período de docência, foi aplicado um último questionário, que tem como objetivo classificar o interesse dos alunos frente à utilização de podcast no ensino adaptado de Martin et al. (2020). O terceiro questionário foi uma espécie de formulário sobre a elaboração de um episódio que os próprios alunos fizeram. A abordagem se deu com um total de 28 alunos de uma turma de química orgânica, que na época fora dividida em duas por conta dos cuidados com o COVID-19. O período de coleta de dados se deu durante o último trimestre letivo destes alunos, de setembro a dezembro de 2021. Através dos dados coletados, foi possível identificar que as atividades desenvolvidas com o uso de podcasts aumentaram o interesse dos alunos pelo tema. Neste sentido, consideramos que os podcasts podem contribuir positivamente no processo de ensino-aprendizagem.
id UFRGS-2_b3c56321528ad5623aef66d83949fe93
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252544
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rodrigues, Ana PaulaPassos, Camila Greff2022-12-08T05:03:20Z2022http://hdl.handle.net/10183/252544001155691Neste trabalho, foi realizado um estudo com o objetivo de investigar as formas de contribuição do uso dos podcasts de divulgação científica como recurso didático no contexto do ensino técnico de química. Esta investigação abordou o modelo de quatro fases de desenvolvimento de interesse (MDI) e a divulgação científica (DC). Para tanto, foram criados podcasts pela licencianda e disponibilizados para os alunos do 3º ano do Ensino Médio Técnico em Química de uma escola da rede pública estadual de Novo Hamburgo. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de quatro questionários realizados via google forms. O primeiro questionário possuía como intuito de conhecer os alunos, os seus interesses e seus hábitos com relação ao consumo de podcast. Durante o período de docência, após dois episódios de podcast foi aplicado um segundo questionário a fim de avaliar o interesse sobre o conteúdo e a forma com que ele estava sendo trabalhado. Ao final do período de docência, foi aplicado um último questionário, que tem como objetivo classificar o interesse dos alunos frente à utilização de podcast no ensino adaptado de Martin et al. (2020). O terceiro questionário foi uma espécie de formulário sobre a elaboração de um episódio que os próprios alunos fizeram. A abordagem se deu com um total de 28 alunos de uma turma de química orgânica, que na época fora dividida em duas por conta dos cuidados com o COVID-19. O período de coleta de dados se deu durante o último trimestre letivo destes alunos, de setembro a dezembro de 2021. Através dos dados coletados, foi possível identificar que as atividades desenvolvidas com o uso de podcasts aumentaram o interesse dos alunos pelo tema. Neste sentido, consideramos que os podcasts podem contribuir positivamente no processo de ensino-aprendizagem.In this work, a study was carried out with the objective of investigating the ways in which the use of podcasts for scientific dissemination can contribute as a didactic resource in the context of technical teaching of chemistry. This investigation addressed the four-phase model of interest development (MDI) and scientific dissemination (DC). To this end, podcasts were created by the undergraduate student and made available to students in the 3rd year of Technical High School in Chemistry at a public school in Novo Hamburgo.Data collection was performed through the application of four performed. The first aims to get to know students about their interests and habits regarding podcast consumption. During the teaching period, after two podcast episodes, a second questionnaire was applied in order to assess the interest in the content and the way in which it was being worked. At the end of the teaching period, a final questionnaire was applied, which aims to classify students' interest in the use of podcasts in teaching adapted from Martin et al. (2020). The third questionnaire was a kind of form about the elaboration of an episode that the students themselves made. The approach took place with a total of 28 students from an organic chemistry class, which at the time was divided into two because of the care with COVID-19. The data collection period took place during the last academic quarter of these students, from September to December 2021. Data collection was carried out through the application of four questionnaires with the students. Through the collected data, it was possible to identify that the activities developed with the use of podcasts increased the students' interest in the subject, contributing positively to the teaching-learning process.application/pdfporPodcastEnsino de quimicaEnsino-aprendizagemPodcastsInterest developmentChemistry teachingTeaching-learningPodcasts no ensino de química : possibilidades em um curso Técnico de químicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2022Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001155691.pdf.txt001155691.pdf.txtExtracted Texttext/plain56224http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252544/2/001155691.pdf.txtfc09e20d620dcd23354a74f2b8641fafMD52ORIGINAL001155691.pdfTexto completoapplication/pdf1640404http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252544/1/001155691.pdfade934c758a2c5a0356a215a20ce8a0fMD5110183/2525442022-12-09 06:00:05.45723oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252544Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-09T08:00:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Podcasts no ensino de química : possibilidades em um curso Técnico de química
title Podcasts no ensino de química : possibilidades em um curso Técnico de química
spellingShingle Podcasts no ensino de química : possibilidades em um curso Técnico de química
Rodrigues, Ana Paula
Podcast
Ensino de quimica
Ensino-aprendizagem
Podcasts
Interest development
Chemistry teaching
Teaching-learning
title_short Podcasts no ensino de química : possibilidades em um curso Técnico de química
title_full Podcasts no ensino de química : possibilidades em um curso Técnico de química
title_fullStr Podcasts no ensino de química : possibilidades em um curso Técnico de química
title_full_unstemmed Podcasts no ensino de química : possibilidades em um curso Técnico de química
title_sort Podcasts no ensino de química : possibilidades em um curso Técnico de química
author Rodrigues, Ana Paula
author_facet Rodrigues, Ana Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Ana Paula
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Passos, Camila Greff
contributor_str_mv Passos, Camila Greff
dc.subject.por.fl_str_mv Podcast
Ensino de quimica
Ensino-aprendizagem
topic Podcast
Ensino de quimica
Ensino-aprendizagem
Podcasts
Interest development
Chemistry teaching
Teaching-learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Podcasts
Interest development
Chemistry teaching
Teaching-learning
description Neste trabalho, foi realizado um estudo com o objetivo de investigar as formas de contribuição do uso dos podcasts de divulgação científica como recurso didático no contexto do ensino técnico de química. Esta investigação abordou o modelo de quatro fases de desenvolvimento de interesse (MDI) e a divulgação científica (DC). Para tanto, foram criados podcasts pela licencianda e disponibilizados para os alunos do 3º ano do Ensino Médio Técnico em Química de uma escola da rede pública estadual de Novo Hamburgo. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de quatro questionários realizados via google forms. O primeiro questionário possuía como intuito de conhecer os alunos, os seus interesses e seus hábitos com relação ao consumo de podcast. Durante o período de docência, após dois episódios de podcast foi aplicado um segundo questionário a fim de avaliar o interesse sobre o conteúdo e a forma com que ele estava sendo trabalhado. Ao final do período de docência, foi aplicado um último questionário, que tem como objetivo classificar o interesse dos alunos frente à utilização de podcast no ensino adaptado de Martin et al. (2020). O terceiro questionário foi uma espécie de formulário sobre a elaboração de um episódio que os próprios alunos fizeram. A abordagem se deu com um total de 28 alunos de uma turma de química orgânica, que na época fora dividida em duas por conta dos cuidados com o COVID-19. O período de coleta de dados se deu durante o último trimestre letivo destes alunos, de setembro a dezembro de 2021. Através dos dados coletados, foi possível identificar que as atividades desenvolvidas com o uso de podcasts aumentaram o interesse dos alunos pelo tema. Neste sentido, consideramos que os podcasts podem contribuir positivamente no processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-08T05:03:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/252544
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001155691
url http://hdl.handle.net/10183/252544
identifier_str_mv 001155691
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252544/2/001155691.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252544/1/001155691.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fc09e20d620dcd23354a74f2b8641faf
ade934c758a2c5a0356a215a20ce8a0f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224647197327360