O posicionamento do Sport Club Internacional frente a pauta do racismo no Twitter

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Natalize Ribeiro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253785
Resumo: A pesquisa tem por objetivo analisar como o Sport Club Internacional se posiciona perante a causa antirracista no seu twitter, em especifico no dia da consciência negra. No percurso da pesquisa foi realizada uma revisão bibliográfica nos campos de organizações, racismo, posicionamento de marca, comunicação e futebol, com base nos conceitos dados por especialistas dessas áreas como Richard Hall, que é estudioso no campo da teoria organizacional, ainda na área de organizações, Schein, Kunsch e Daft autores que abordam essa temática. Para estruturação do capítulo sobre racismo, a pesquisa está amparada em autores contemporâneos como Djamila Ribeiro e Sílvio de Almeida. O posicionamento da marca conta com especialistas que deram o conceito de posicionamento como Al Ries e Jack Trout e Tavares, Ketler e Kotler. Como metodologia utiliza a análise de conteúdo de Lawrence Bardin. Se adota como objeto de análise as peças publicadas no twitter do Sport Clube Internacional, no dia da consciência negra dos anos 2019,2020 e 2021, que permitem concluir que o Clube se posiciona positivamente na luta contra o racismo no futebol.
id UFRGS-2_b3e20cbed4b357fe7af38ee1a3870d37
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253785
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pereira, Natalize RibeiroDeus, Sandra de Fatima Batista de2023-01-17T05:05:20Z2022http://hdl.handle.net/10183/253785001157214A pesquisa tem por objetivo analisar como o Sport Club Internacional se posiciona perante a causa antirracista no seu twitter, em especifico no dia da consciência negra. No percurso da pesquisa foi realizada uma revisão bibliográfica nos campos de organizações, racismo, posicionamento de marca, comunicação e futebol, com base nos conceitos dados por especialistas dessas áreas como Richard Hall, que é estudioso no campo da teoria organizacional, ainda na área de organizações, Schein, Kunsch e Daft autores que abordam essa temática. Para estruturação do capítulo sobre racismo, a pesquisa está amparada em autores contemporâneos como Djamila Ribeiro e Sílvio de Almeida. O posicionamento da marca conta com especialistas que deram o conceito de posicionamento como Al Ries e Jack Trout e Tavares, Ketler e Kotler. Como metodologia utiliza a análise de conteúdo de Lawrence Bardin. Se adota como objeto de análise as peças publicadas no twitter do Sport Clube Internacional, no dia da consciência negra dos anos 2019,2020 e 2021, que permitem concluir que o Clube se posiciona positivamente na luta contra o racismo no futebol.The research aims to analyze and identify how Sport Club Internacional is positioned towards the anti-racist cause on its twitter, specifically on the day of black consciousness. In carrying out the research, a bibliographic review was carried out in the fields of organizations, racism, brand positioning, communication and soccer, based on concepts given by specialists in these areas such as Richard Hall, who is a scholar in the field of organizational theory, still in the area of organizations, Schein, Kunsch and Daft authors who approach this theme a lot. For structuring the chapter on racism, contemporary authors such as Djamila Ribeiro and Sílvio de Almeida will be used, in the chapter on brand positioning, experts who gave the concept of positioning will be approached, being Al Ries and Jack Trout, and to complement, Tavares, Ketler and Kotler. Then, content analysis with author Bardin. The articles published on the twitter of Sport Club Internacional, on the day of black consciousness in the years 2019, 2020 and 2021, are adopted as the object of analysis, which analyzed, based on the methodology of content analysis, allow us to conclude that the Club is positively positioned in the fight against racism in soccer.application/pdfporTwitter (Site)Gestão de marcasRacismo : BrasilBrand positioningSoccer clubRacismInternacionalAnti-racistO posicionamento do Sport Club Internacional frente a pauta do racismo no Twitterinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2022Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001157214.pdf.txt001157214.pdf.txtExtracted Texttext/plain94265http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253785/2/001157214.pdf.txta9fe0b44dbaf09316cce45737541b647MD52ORIGINAL001157214.pdfTexto completoapplication/pdf2529258http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253785/1/001157214.pdfb784f6cc8b948cb6feb59c78b313cd2cMD5110183/2537852023-01-18 06:02:53.943911oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253785Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-18T08:02:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O posicionamento do Sport Club Internacional frente a pauta do racismo no Twitter
title O posicionamento do Sport Club Internacional frente a pauta do racismo no Twitter
spellingShingle O posicionamento do Sport Club Internacional frente a pauta do racismo no Twitter
Pereira, Natalize Ribeiro
Twitter (Site)
Gestão de marcas
Racismo : Brasil
Brand positioning
Soccer club
Racism
Internacional
Anti-racist
title_short O posicionamento do Sport Club Internacional frente a pauta do racismo no Twitter
title_full O posicionamento do Sport Club Internacional frente a pauta do racismo no Twitter
title_fullStr O posicionamento do Sport Club Internacional frente a pauta do racismo no Twitter
title_full_unstemmed O posicionamento do Sport Club Internacional frente a pauta do racismo no Twitter
title_sort O posicionamento do Sport Club Internacional frente a pauta do racismo no Twitter
author Pereira, Natalize Ribeiro
author_facet Pereira, Natalize Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Natalize Ribeiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Deus, Sandra de Fatima Batista de
contributor_str_mv Deus, Sandra de Fatima Batista de
dc.subject.por.fl_str_mv Twitter (Site)
Gestão de marcas
Racismo : Brasil
topic Twitter (Site)
Gestão de marcas
Racismo : Brasil
Brand positioning
Soccer club
Racism
Internacional
Anti-racist
dc.subject.eng.fl_str_mv Brand positioning
Soccer club
Racism
Internacional
Anti-racist
description A pesquisa tem por objetivo analisar como o Sport Club Internacional se posiciona perante a causa antirracista no seu twitter, em especifico no dia da consciência negra. No percurso da pesquisa foi realizada uma revisão bibliográfica nos campos de organizações, racismo, posicionamento de marca, comunicação e futebol, com base nos conceitos dados por especialistas dessas áreas como Richard Hall, que é estudioso no campo da teoria organizacional, ainda na área de organizações, Schein, Kunsch e Daft autores que abordam essa temática. Para estruturação do capítulo sobre racismo, a pesquisa está amparada em autores contemporâneos como Djamila Ribeiro e Sílvio de Almeida. O posicionamento da marca conta com especialistas que deram o conceito de posicionamento como Al Ries e Jack Trout e Tavares, Ketler e Kotler. Como metodologia utiliza a análise de conteúdo de Lawrence Bardin. Se adota como objeto de análise as peças publicadas no twitter do Sport Clube Internacional, no dia da consciência negra dos anos 2019,2020 e 2021, que permitem concluir que o Clube se posiciona positivamente na luta contra o racismo no futebol.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-17T05:05:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/253785
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001157214
url http://hdl.handle.net/10183/253785
identifier_str_mv 001157214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253785/2/001157214.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253785/1/001157214.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a9fe0b44dbaf09316cce45737541b647
b784f6cc8b948cb6feb59c78b313cd2c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447328262193152