Tradições modernas : reconfigurações da matemática escolar nos anos 1960
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/180062 |
Resumo: | Na linha dos estudos que investigam os currículos escolares como construções sociais, este artigo examina a constituição de uma tradição relativa à iniciação em Álgebra na escola, cuja origem remonta aos anos 1960. Ao apresentar essa tradição como uma herança do movimento da matemática moderna, argumenta que os processos de inovação curricular não devem ser analisados apenas no confronto com suas intenções anunciadas, mas pelos efeitos mais amplos que produzem de desconstituição das tradições mais antigas. |
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Burigo, Elisabete Zardo2018-07-04T02:27:05Z20100103-636Xhttp://hdl.handle.net/10183/180062000741779Na linha dos estudos que investigam os currículos escolares como construções sociais, este artigo examina a constituição de uma tradição relativa à iniciação em Álgebra na escola, cuja origem remonta aos anos 1960. Ao apresentar essa tradição como uma herança do movimento da matemática moderna, argumenta que os processos de inovação curricular não devem ser analisados apenas no confronto com suas intenções anunciadas, mas pelos efeitos mais amplos que produzem de desconstituição das tradições mais antigas.Regarding school curricula as social constructions, in this paper we analyze the building up of a tradition, which goes back to the 1960s, related to the introduction of Algebra in elementary school. This tradition is presented as an inheritance of the modern mathematics movement and it is argued that the analysis of curricular innovation processes should not take into account only their proclaimed purposes, but should consider broader effects related to the breakdown of older traditions.application/pdfporBolema. Rio Claro, SP. Vol. 23, n . 35B (abr. 2010), p. 277-300Educação : HistóriaEnsino : AprendizagemEnsino da matemática : CurrículosEnsino da matematica : AlgebraHistory of mathematics educationCurriculumModern mathematicsTeaching of algebraTradições modernas : reconfigurações da matemática escolar nos anos 1960Modern traditions : reconfigurations of school mathematics in the 1960sinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000741779.pdf000741779.pdfTexto completoapplication/pdf172446http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180062/1/000741779.pdf875d6743e8d4f34f90c878b3ac88de4fMD51TEXT000741779.pdf.txt000741779.pdf.txtExtracted Texttext/plain54685http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180062/2/000741779.pdf.txte8697d548c9a6bf678c8b24b29fa09c3MD5210183/1800622018-07-05 02:25:38.126931oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180062Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-07-05T05:25:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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