Tradições modernas : reconfigurações da matemática escolar nos anos 1960

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Burigo, Elisabete Zardo
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/180062
Resumo: Na linha dos estudos que investigam os currículos escolares como construções sociais, este artigo examina a constituição de uma tradição relativa à iniciação em Álgebra na escola, cuja origem remonta aos anos 1960. Ao apresentar essa tradição como uma herança do movimento da matemática moderna, argumenta que os processos de inovação curricular não devem ser analisados apenas no confronto com suas intenções anunciadas, mas pelos efeitos mais amplos que produzem de desconstituição das tradições mais antigas.
id UFRGS-2_b409bad3ba0ebe82d26657791c29101a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180062
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Burigo, Elisabete Zardo2018-07-04T02:27:05Z20100103-636Xhttp://hdl.handle.net/10183/180062000741779Na linha dos estudos que investigam os currículos escolares como construções sociais, este artigo examina a constituição de uma tradição relativa à iniciação em Álgebra na escola, cuja origem remonta aos anos 1960. Ao apresentar essa tradição como uma herança do movimento da matemática moderna, argumenta que os processos de inovação curricular não devem ser analisados apenas no confronto com suas intenções anunciadas, mas pelos efeitos mais amplos que produzem de desconstituição das tradições mais antigas.Regarding school curricula as social constructions, in this paper we analyze the building up of a tradition, which goes back to the 1960s, related to the introduction of Algebra in elementary school. This tradition is presented as an inheritance of the modern mathematics movement and it is argued that the analysis of curricular innovation processes should not take into account only their proclaimed purposes, but should consider broader effects related to the breakdown of older traditions.application/pdfporBolema. Rio Claro, SP. Vol. 23, n . 35B (abr. 2010), p. 277-300Educação : HistóriaEnsino : AprendizagemEnsino da matemática : CurrículosEnsino da matematica : AlgebraHistory of mathematics educationCurriculumModern mathematicsTeaching of algebraTradições modernas : reconfigurações da matemática escolar nos anos 1960Modern traditions : reconfigurations of school mathematics in the 1960sinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000741779.pdf000741779.pdfTexto completoapplication/pdf172446http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180062/1/000741779.pdf875d6743e8d4f34f90c878b3ac88de4fMD51TEXT000741779.pdf.txt000741779.pdf.txtExtracted Texttext/plain54685http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180062/2/000741779.pdf.txte8697d548c9a6bf678c8b24b29fa09c3MD5210183/1800622018-07-05 02:25:38.126931oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180062Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-07-05T05:25:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tradições modernas : reconfigurações da matemática escolar nos anos 1960
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Modern traditions : reconfigurations of school mathematics in the 1960s
title Tradições modernas : reconfigurações da matemática escolar nos anos 1960
spellingShingle Tradições modernas : reconfigurações da matemática escolar nos anos 1960
Burigo, Elisabete Zardo
Educação : História
Ensino : Aprendizagem
Ensino da matemática : Currículos
Ensino da matematica : Algebra
History of mathematics education
Curriculum
Modern mathematics
Teaching of algebra
title_short Tradições modernas : reconfigurações da matemática escolar nos anos 1960
title_full Tradições modernas : reconfigurações da matemática escolar nos anos 1960
title_fullStr Tradições modernas : reconfigurações da matemática escolar nos anos 1960
title_full_unstemmed Tradições modernas : reconfigurações da matemática escolar nos anos 1960
title_sort Tradições modernas : reconfigurações da matemática escolar nos anos 1960
author Burigo, Elisabete Zardo
author_facet Burigo, Elisabete Zardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Burigo, Elisabete Zardo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação : História
Ensino : Aprendizagem
Ensino da matemática : Currículos
Ensino da matematica : Algebra
topic Educação : História
Ensino : Aprendizagem
Ensino da matemática : Currículos
Ensino da matematica : Algebra
History of mathematics education
Curriculum
Modern mathematics
Teaching of algebra
dc.subject.eng.fl_str_mv History of mathematics education
Curriculum
Modern mathematics
Teaching of algebra
description Na linha dos estudos que investigam os currículos escolares como construções sociais, este artigo examina a constituição de uma tradição relativa à iniciação em Álgebra na escola, cuja origem remonta aos anos 1960. Ao apresentar essa tradição como uma herança do movimento da matemática moderna, argumenta que os processos de inovação curricular não devem ser analisados apenas no confronto com suas intenções anunciadas, mas pelos efeitos mais amplos que produzem de desconstituição das tradições mais antigas.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-04T02:27:05Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/180062
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-636X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000741779
identifier_str_mv 0103-636X
000741779
url http://hdl.handle.net/10183/180062
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Bolema. Rio Claro, SP. Vol. 23, n . 35B (abr. 2010), p. 277-300
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180062/1/000741779.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180062/2/000741779.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 875d6743e8d4f34f90c878b3ac88de4f
e8697d548c9a6bf678c8b24b29fa09c3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447664108503040