O pensamento de Robert Merton sobre o desenvolvimento do conhecimento e da ciência : a sociologia da ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Massoni, Neusa Teresinha
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Moreira, Marco Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/265143
Resumo: Este artigo tem o objetivo de apresentar e refletir algumas das principais ideias de Robert Merton, que é considerado por inúmeros pesquisadores como sendo o “pai da Sociologia da Ciência”. Os estudos sociológicos de Merton tomam a ciência como uma atividade social distintiva e detentora de um ethos característico. Vários desses estudos iniciaram na primeira metade do século 20, contudo, a leitura reflexiva de algumas de suas principais obras e artigos permite mostrar que muitas de suas ideias se mantêm atuais e nos ajudam a compreender como o apoio à ciência é assegurado por condições culturais apropriadas, porque é importante examinar aqueles controles que motivam carreiras científicas e que selecionam e prestigiam determinadas disciplinas científicas e rejeitam outras. Queremos crer que este trabalho possa suscitar interessantes discussões críticas em sala de aula da Educação Básica, auxiliando na transformação de concepções ingênuas e enraizadas sobre o fazer científico
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