O pensamento de Robert Merton sobre o desenvolvimento do conhecimento e da ciência : a sociologia da ciência
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/265143 |
Resumo: | Este artigo tem o objetivo de apresentar e refletir algumas das principais ideias de Robert Merton, que é considerado por inúmeros pesquisadores como sendo o “pai da Sociologia da Ciência”. Os estudos sociológicos de Merton tomam a ciência como uma atividade social distintiva e detentora de um ethos característico. Vários desses estudos iniciaram na primeira metade do século 20, contudo, a leitura reflexiva de algumas de suas principais obras e artigos permite mostrar que muitas de suas ideias se mantêm atuais e nos ajudam a compreender como o apoio à ciência é assegurado por condições culturais apropriadas, porque é importante examinar aqueles controles que motivam carreiras científicas e que selecionam e prestigiam determinadas disciplinas científicas e rejeitam outras. Queremos crer que este trabalho possa suscitar interessantes discussões críticas em sala de aula da Educação Básica, auxiliando na transformação de concepções ingênuas e enraizadas sobre o fazer científico |
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Massoni, Neusa TeresinhaMoreira, Marco Antonio2023-09-23T03:37:48Z20232179-1309http://hdl.handle.net/10183/265143001176267Este artigo tem o objetivo de apresentar e refletir algumas das principais ideias de Robert Merton, que é considerado por inúmeros pesquisadores como sendo o “pai da Sociologia da Ciência”. Os estudos sociológicos de Merton tomam a ciência como uma atividade social distintiva e detentora de um ethos característico. Vários desses estudos iniciaram na primeira metade do século 20, contudo, a leitura reflexiva de algumas de suas principais obras e artigos permite mostrar que muitas de suas ideias se mantêm atuais e nos ajudam a compreender como o apoio à ciência é assegurado por condições culturais apropriadas, porque é importante examinar aqueles controles que motivam carreiras científicas e que selecionam e prestigiam determinadas disciplinas científicas e rejeitam outras. Queremos crer que este trabalho possa suscitar interessantes discussões críticas em sala de aula da Educação Básica, auxiliando na transformação de concepções ingênuas e enraizadas sobre o fazer científicoThis article aims to present and reflect some main Robert Merton’s ideas, who is considered by countless researchers to be the “father of the Sociology of Science”. Merton’s sociological studies take science as a distinctive social activity and one with a characteristic ethos. Several of these studies started in the first half of the century XX, however, reflective reading of some of his main works and articles shows that many of his ideas remain current and help us to understand how support for science is ensured by appropriate cultural conditions, why it is important to examine those controls that motivate scientific careers, that select and prestige certain scientific disciplines and reject others. We want to believe that this work can engender interesting critical discussions in the Basic Education classroom, helping to transform naive and rooted conceptions about scientific practice.application/pdfporContexto & educação. Ijuí. Vol. 38, n. 120 (2023), 17 p.Merton, Robert King, 1910-2003Sociologia da ciênciaEducação científicaSociology of scienceScientific educationO pensamento de Robert Merton sobre o desenvolvimento do conhecimento e da ciência : a sociologia da ciênciainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001176267.pdf.txt001176267.pdf.txtExtracted Texttext/plain64546http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265143/2/001176267.pdf.txtda9751cc491dcfba9186e2814d2af791MD52ORIGINAL001176267.pdfTexto completoapplication/pdf422213http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265143/1/001176267.pdf61540706a4932f7f757355bea137a405MD5110183/2651432023-09-24 03:39:46.1886oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265143Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-24T06:39:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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