Planejamento, escrita e interlocução : reflexões e ressignificações de uma experiência docente com o 9º [ano] do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Patrícia Azevedo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/70669
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo construir um relato reflexivo relevante para o debate sobre a formação de professores de língua materna e sobre a construção de eventos de letramento na educação básica, a partir da experiência oportunizada na atividade curricular “Estágio de Docência em Português I”, realizada pela autora em seu percurso como licencianda em Letras. Analisando-se um projeto didático realizado com uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, busca-se discutir o que não foi adequadamente elaborado e o que pode ser aperfeiçoado nesta sequência didática, tendo como preocupação primordial a percepção, através da análise das produções dos alunos, de que não lhes ficou claro o tipo de interlocução que o gênero focal do projeto mobiliza. A fim de explicitar a discussão proposta, este trabalho estrutura-se da seguinte forma: no primeiro capítulo – a introdução – são apresentados os objetivos e reflexões centrais da pesquisa. No segundo capítulo, o processo de constituição do projeto didático em questão será analisado. No terceiro capítulo, serão expostos os pressupostos teóricos mobilizados para a discussão e sistematização das reflexões aqui apresentadas. No quarto capítulo, os textos dos alunos serão examinados, a fim de averiguar como a interlocução em sala de aula se materializou em suas produções. Por fim, serão expostas as considerações finais da autora sobre as questões elencadas.
id UFRGS-2_b419b997d73133e6e9c016e10f36967d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70669
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gonçalves, Patrícia AzevedoSimões, Luciene Juliano2013-04-27T01:47:52Z2012http://hdl.handle.net/10183/70669000877338Esta pesquisa tem por objetivo construir um relato reflexivo relevante para o debate sobre a formação de professores de língua materna e sobre a construção de eventos de letramento na educação básica, a partir da experiência oportunizada na atividade curricular “Estágio de Docência em Português I”, realizada pela autora em seu percurso como licencianda em Letras. Analisando-se um projeto didático realizado com uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, busca-se discutir o que não foi adequadamente elaborado e o que pode ser aperfeiçoado nesta sequência didática, tendo como preocupação primordial a percepção, através da análise das produções dos alunos, de que não lhes ficou claro o tipo de interlocução que o gênero focal do projeto mobiliza. A fim de explicitar a discussão proposta, este trabalho estrutura-se da seguinte forma: no primeiro capítulo – a introdução – são apresentados os objetivos e reflexões centrais da pesquisa. No segundo capítulo, o processo de constituição do projeto didático em questão será analisado. No terceiro capítulo, serão expostos os pressupostos teóricos mobilizados para a discussão e sistematização das reflexões aqui apresentadas. No quarto capítulo, os textos dos alunos serão examinados, a fim de averiguar como a interlocução em sala de aula se materializou em suas produções. Por fim, serão expostas as considerações finais da autora sobre as questões elencadas.This research has for purpose construing a reflexive report, important for the discussion about maternal language teacher’s formation and the construction of literacy events in basic education, from experience nurtured of the curricular activity “1° Internship job portuguese teaching”, performed by authoress in her letters graduation program. Analyzing a didactic Project realized with a 9° grade school group, It looking up discussing about what was inadequately prepared and what can be improved in this following didactic, having as primary concern the perception, through student’s production, them that there wasn’t clear the type of dialogue which project’s gender focal mobilizes. In order to explain the propose discussion, this work is structured as follows: in the first chapter – the introduction – the research’s objectives and reflections will be presented. In the second one, the project’s process of constitution in question will be analyzed. In the third, the theoretical assumptions will be exposed for the refletion’s discussion and systematization submitted. In the four chapter, the student’s texts will be examined, in order to ascertain how dialogue in classroom materialized in their productions. Lastly, the authoress’s final considerations will be exposed about the listed issues.application/pdfporFormação docenteEnsino de língua maternaEscritaInterlocuçãoPlanejamento, escrita e interlocução : reflexões e ressignificações de uma experiência docente com o 9º [ano] do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2012Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000877338.pdf000877338.pdfTexto completoapplication/pdf4115248http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70669/1/000877338.pdf5a2491f867dcf1db624f9efe587e3302MD51TEXT000877338.pdf.txt000877338.pdf.txtExtracted Texttext/plain176778http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70669/2/000877338.pdf.txtec3689f6a29ac880311440610be39f93MD52THUMBNAIL000877338.pdf.jpg000877338.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1019http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70669/3/000877338.pdf.jpgb35443445ed287111ecf0f542a1e9e22MD5310183/706692022-08-06 04:49:42.434739oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70669Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:49:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Planejamento, escrita e interlocução : reflexões e ressignificações de uma experiência docente com o 9º [ano] do ensino fundamental
title Planejamento, escrita e interlocução : reflexões e ressignificações de uma experiência docente com o 9º [ano] do ensino fundamental
spellingShingle Planejamento, escrita e interlocução : reflexões e ressignificações de uma experiência docente com o 9º [ano] do ensino fundamental
Gonçalves, Patrícia Azevedo
Formação docente
Ensino de língua materna
Escrita
Interlocução
title_short Planejamento, escrita e interlocução : reflexões e ressignificações de uma experiência docente com o 9º [ano] do ensino fundamental
title_full Planejamento, escrita e interlocução : reflexões e ressignificações de uma experiência docente com o 9º [ano] do ensino fundamental
title_fullStr Planejamento, escrita e interlocução : reflexões e ressignificações de uma experiência docente com o 9º [ano] do ensino fundamental
title_full_unstemmed Planejamento, escrita e interlocução : reflexões e ressignificações de uma experiência docente com o 9º [ano] do ensino fundamental
title_sort Planejamento, escrita e interlocução : reflexões e ressignificações de uma experiência docente com o 9º [ano] do ensino fundamental
author Gonçalves, Patrícia Azevedo
author_facet Gonçalves, Patrícia Azevedo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Patrícia Azevedo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Simões, Luciene Juliano
contributor_str_mv Simões, Luciene Juliano
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Ensino de língua materna
Escrita
Interlocução
topic Formação docente
Ensino de língua materna
Escrita
Interlocução
description Esta pesquisa tem por objetivo construir um relato reflexivo relevante para o debate sobre a formação de professores de língua materna e sobre a construção de eventos de letramento na educação básica, a partir da experiência oportunizada na atividade curricular “Estágio de Docência em Português I”, realizada pela autora em seu percurso como licencianda em Letras. Analisando-se um projeto didático realizado com uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, busca-se discutir o que não foi adequadamente elaborado e o que pode ser aperfeiçoado nesta sequência didática, tendo como preocupação primordial a percepção, através da análise das produções dos alunos, de que não lhes ficou claro o tipo de interlocução que o gênero focal do projeto mobiliza. A fim de explicitar a discussão proposta, este trabalho estrutura-se da seguinte forma: no primeiro capítulo – a introdução – são apresentados os objetivos e reflexões centrais da pesquisa. No segundo capítulo, o processo de constituição do projeto didático em questão será analisado. No terceiro capítulo, serão expostos os pressupostos teóricos mobilizados para a discussão e sistematização das reflexões aqui apresentadas. No quarto capítulo, os textos dos alunos serão examinados, a fim de averiguar como a interlocução em sala de aula se materializou em suas produções. Por fim, serão expostas as considerações finais da autora sobre as questões elencadas.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-04-27T01:47:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/70669
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000877338
url http://hdl.handle.net/10183/70669
identifier_str_mv 000877338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70669/1/000877338.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70669/2/000877338.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70669/3/000877338.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5a2491f867dcf1db624f9efe587e3302
ec3689f6a29ac880311440610be39f93
b35443445ed287111ecf0f542a1e9e22
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224445436624896