Construções e percepções de alguns alunos de licenciatura em matemática sobre demonstrações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Doering, Luisa Rodriguez
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ripoll, Cydara Cavedon, Silva, Érica Vitória Machado da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/271779
Resumo: Neste artigo, investigamos como alunos de distintas etapas do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul produzem e percebem argumentações matemáticas quando inseridos em um ambiente de reflexão em grupo. Os dados foram coletados em uma oficina oferecida a esses discentes, intitulada Critérios de Divisibilidade na Escola: Um Trabalho de Reflexão em Grupo. Para a análise dos dados, adaptamos para grupos, a metodologia de análise (individual) propostapor Andreas Stylianides e Gabriel Stylianides (2009) denominada Reasoning-and-Proving.Foram constatadas, nos grupos, divergências de percepções no que diz respeito a um argumento ser válido ou não, ou seja, se constitui ou não uma prova. A experiência oportunizou aos sujeitos da pesquisa uma sensibilização sobre aspectos matemáticos de uma demonstração e suas potencialidades pedagógicas.
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