Cenários de educação para o manejo de pacientes com insuficiência cardíaca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aliti, Graziella Badin
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Silva, Eneida Rejane Rabelo da, Domingues, Fernanda Bandeira, Clausell, Nadine Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/65581
Resumo: A insuficiência cardíaca congestiva (ICC) apresenta, além da magnitude dos dados epidemiológicos, características relevantes, incluindo hospitalizações freqüentes devidas à exacerbação dos sinais e sintomas, que devem ser mais amplamente abordados para reduzir o impacto negativo da doença sobre o sistema público de saúde. Com o advento dos vários ensaios clínicos na área de ICC, o tratamento da doença passou a ser mais complexo, necessitando de uma estrutura organizada para o atendimento de pacientes por ela acometidos. A educação, nesse contexto, é considerada essencial para reduzir a morbimortalidade. O cenário, para o início ou a continuidade do processo educativo, pode ser hospitalar (internação), ambulatorial, domiciliar, hospital-dia ou, ainda, ser uma combinação desses ambientes. Os principais pesquisadores nessa área reconhecem e estimulam a investigação de outros caminhos, que melhorem os resultados no tratamento farmacológico e não-farmacológico. Neste artigo, revisaremos dados contemporâneos, abordando os diversos cenários da educação para o manejo de pacientes com ICC.
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spelling Aliti, Graziella BadinSilva, Eneida Rejane Rabelo daDomingues, Fernanda BandeiraClausell, Nadine Oliveira2013-01-30T01:38:31Z20070104-1169http://hdl.handle.net/10183/65581000596955A insuficiência cardíaca congestiva (ICC) apresenta, além da magnitude dos dados epidemiológicos, características relevantes, incluindo hospitalizações freqüentes devidas à exacerbação dos sinais e sintomas, que devem ser mais amplamente abordados para reduzir o impacto negativo da doença sobre o sistema público de saúde. Com o advento dos vários ensaios clínicos na área de ICC, o tratamento da doença passou a ser mais complexo, necessitando de uma estrutura organizada para o atendimento de pacientes por ela acometidos. A educação, nesse contexto, é considerada essencial para reduzir a morbimortalidade. O cenário, para o início ou a continuidade do processo educativo, pode ser hospitalar (internação), ambulatorial, domiciliar, hospital-dia ou, ainda, ser uma combinação desses ambientes. Os principais pesquisadores nessa área reconhecem e estimulam a investigação de outros caminhos, que melhorem os resultados no tratamento farmacológico e não-farmacológico. Neste artigo, revisaremos dados contemporâneos, abordando os diversos cenários da educação para o manejo de pacientes com ICC.Congestive heart failure (CHF) presents, besides the magnitude of epidemiological data, relevant characteristics, including frequent hospitalizations caused by severe signs and symptoms, which should be studied to reduce the negative impact of the disease on the public health system. With the advent of several clinical trials in the area of CHF, the treatment has become more complex, with the need of a more organized structure to assist these patients. Education is considered essential to reduce morbidity and mortality. The setting, to begin or to continue the educational process, can be a hospital (hospitalization), outpatient clinic, home, a day-hospital or yet, a combination of these. The main researches in this area recognize and motivate an investigation of other paths to get better results in the pharmacological and non-pharmacological treatments. In this study we review recent data, approaching several educational settings in the management of patients with CHF.La insuficiencia cardiaca congestiva (ICC) además de la magnitud epidemiológica, presenta características relevantes, entre las que se incluyen hospitalizaciones frecuentes debidas a la exacerbación de signos y síntomas, los cuales deben ser ampliamente abordados para reducir el impacto negativo de la enfermedad en el sistema público de salud. Con la aparición de nuevos ensayos clínicos en el área de ICC, el tratamiento pasó a ser más complejo, surgiendo la necesidad de una estructura más organizada para la atención de los pacientes afectados. En este contexto, la educación es considerada esencial para reducir la morbimortalidad, siendo el escenario ideal para dar continuidad en el proceso educativo, el ambiente hospitalario (internación), el ambiente de ambulatorio, el domiciliar, en la rutina diaria del hospital, o en la combinación de éstos. Investigadores del área reconocen y estimulan a la investigación, de tal modo que sea posible mejorar los resultados en el tratamiento farmacológico y no-farmacológico. En este artículo revisaremos información contemporánea, abordando los diversos escenarios de educación para el manejo del pacientes con ICC.application/pdfengRevista latino-americana de enfermagem. Ribeirão Preto. Vol. 15, n. 2 (mar./abr. 2007), p. 344-349Insuficiência cardíaca congestivaEnfermagemEducaçãoAutocuidadoHeart failure congestiveNursingEducationSelf careEnfermeríaEducaciónCenários de educação para o manejo de pacientes com insuficiência cardíacaEducational settings in the management of patients with heart failure Escenarios de educación para el manejo de pacientes con insuficiencia cardiaca info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000596955.pdf000596955.pdfTexto completoapplication/pdf40134http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65581/1/000596955.pdf461e2a6526abca4e5fdecd8ea7992ac8MD51000596955-02.pdf000596955-02.pdfTexto completo (espanhol)application/pdf39933http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65581/2/000596955-02.pdff92f02b4a63617b8cf89f8f62a9ce877MD52000596955-03.pdf000596955-03.pdfTexto completo (inglês)application/pdf36139http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65581/3/000596955-03.pdf1db8af92baffcfb41013a54781dd55ecMD53TEXT000596955-03.pdf.txt000596955-03.pdf.txtExtracted Texttext/plain28569http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65581/4/000596955-03.pdf.txtd675d4646be16bfb99421f29ad90e1edMD54000596955-02.pdf.txt000596955-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain30603http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65581/5/000596955-02.pdf.txt23643a62a282ee73ed0d4373b13b6adfMD55000596955.pdf.txt000596955.pdf.txtExtracted Texttext/plain30249http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65581/6/000596955.pdf.txt52be879dff02f5e9dee7df3f983cd04dMD56THUMBNAIL000596955.pdf.jpg000596955.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1825http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65581/7/000596955.pdf.jpgce1f188efa363358db6e5a38c630e686MD57000596955-02.pdf.jpg000596955-02.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1798http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65581/8/000596955-02.pdf.jpg2c3ccf987a90030e8ba89d3c656cf3f9MD58000596955-03.pdf.jpg000596955-03.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1750http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65581/9/000596955-03.pdf.jpg030dab5f7e1cac5fd29e7c11e35cc69aMD5910183/655812018-10-16 09:29:03.28oai:www.lume.ufrgs.br:10183/65581Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T12:29:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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