O que ensinar aos pacientes com insuficiência cardíaca e por quê : o papel dos enfermeiros em clínicas de insuficiência cardíaca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eneida Rejane Rabelo da
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Aliti, Graziella Badin, Domingues, Fernanda Bandeira, Ruschel, Karen Brasil, Brun, Anelise O.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/65586
Resumo: O principal objetivo do tratamento da insuficiência cardíaca (IC) consiste em alcançar e manter a estabilidade clínica dos pacientes. Vários estudos demonstram que programas multidisciplinares para educação sistemática sobre a doença são estratégias positivas para estes pacientes. Enfermeiros engajados em clínicas de IC desempenham papel fundamental no processo de educação e acompanhamento dos pacientes. Os objetivos deste processo são ensinar, reforçar, melhorar e avaliar constantemente as habilidades dos pacientes para o autocuidado, que incluem a monitorização do peso, a restrição de sódio e de líquidos, a realização de atividade física, o uso regular das medicações, a monitorização de sinais e de sintomas de piora da doença e o contato precoce com a equipe assistencial. Desta forma, a educação para o entendimento da IC, e o desenvolvimento de habilidades para o autocuidado, são considerados chaves para melhorar a adesão, evitar crises de descompensação e conseqüentemente manter a estabilidade clínica dos pacientes. Neste artigo nos revisamos detalhadamente os aspectos envolvidos no processo de educação dispensados aos pacientes por enfermeiros no contexto das clínicas de IC.
id UFRGS-2_e850edfa6c411af933387fe3e42dee61
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/65586
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Eneida Rejane Rabelo daAliti, Graziella BadinDomingues, Fernanda BandeiraRuschel, Karen BrasilBrun, Anelise O.2013-01-30T01:38:33Z20070104-1169http://hdl.handle.net/10183/65586000607893O principal objetivo do tratamento da insuficiência cardíaca (IC) consiste em alcançar e manter a estabilidade clínica dos pacientes. Vários estudos demonstram que programas multidisciplinares para educação sistemática sobre a doença são estratégias positivas para estes pacientes. Enfermeiros engajados em clínicas de IC desempenham papel fundamental no processo de educação e acompanhamento dos pacientes. Os objetivos deste processo são ensinar, reforçar, melhorar e avaliar constantemente as habilidades dos pacientes para o autocuidado, que incluem a monitorização do peso, a restrição de sódio e de líquidos, a realização de atividade física, o uso regular das medicações, a monitorização de sinais e de sintomas de piora da doença e o contato precoce com a equipe assistencial. Desta forma, a educação para o entendimento da IC, e o desenvolvimento de habilidades para o autocuidado, são considerados chaves para melhorar a adesão, evitar crises de descompensação e conseqüentemente manter a estabilidade clínica dos pacientes. Neste artigo nos revisamos detalhadamente os aspectos envolvidos no processo de educação dispensados aos pacientes por enfermeiros no contexto das clínicas de IC.The most important objective of heart failure (HF) treatment is to reach and preserve patients’ clinical stability. Several studies have shown that programs aimed at systematic education, developed by multidisciplinary teams, are positive strategies to work with these patients. Nurses active in HF clinics play a fundamental role in the educational process and continuity of patient care. The objectives of these processes are to teach, reinforce, improve and constantly evaluate patients’ self-care abilities, which include weight monitoring, sodium and fluid restrictions, physical activities, regular medication use, monitoring signs and symptoms of disease worsening and early search for medical care. Therefore, education to understand HF and the development of self-care abilities are considered key points to improve adherence, avoid decompensation crises and, consequently, to maintain patients clinically stable. This article presents a careful review of the aspects involved in the patient education process by nurses in the context of HF clinics.El principal objetivo del tratamiento de la insuficiencia cardiaca (IC) consiste en obtener y mantener la estabilidad clínica del paciente. Varios estudios demostraron que programas de educación sistemática, desarrollados por equipos multidisciplinares, son estrategias positivas para estos pacientes. Enfermeras que trabajan en clínicas de IC tienen un papel fundamental en la educación y apoyo de los pacientes. Los objetivos del proceso son enseñar, reforzar, mejorar y evaluar constantemente la capacidad de autoayuda, que incluye el control de peso, restricciones al consumo de sodio y líquidos, actividades físicas, el uso adecuado de medicamentos, la observación de señales y síntomas de agravamiento de la enfermedad y la búsqueda precoz de los servicios médicos. Los puntos principales para promover el mejor cumplimiento de la terapia y evitar crisis de descompensación serian entonces la educación para el manejo de la enfermedad y el desarrollo de la capacidad de autoayuda. En este artículo revisaremos en detalle aspectos de la educación para pacientes con insuficiencia cardiaca dada por enfermeros.application/pdfporRevista latino-americana de enfermagem. Ribeirão Preto. Vol. 15, n. 1 (jan./fev. 2007), p. 165-170Insuficiência cardíacaEnfermagemEducaçãoAutocuidadoHeart failureNursingEducationSelf-careEnfermeríaEducaciónAutoayudaO que ensinar aos pacientes com insuficiência cardíaca e por quê : o papel dos enfermeiros em clínicas de insuficiência cardíacaWhat to teach to patients with heart failure and why: the role of nurses in heart failure clinics Qué enseñar a los pacientes con insuficiencia cardiaca y por qué?: el papel de los enfermeros en clínicas de insuficiencia cardíaca info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000607893.pdf000607893.pdfTexto completoapplication/pdf38576http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65586/1/000607893.pdf174d8fb4935fabd78175cca7275f520eMD51000607893-02.pdf000607893-02.pdfTexto completo (espanhol)application/pdf41796http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65586/2/000607893-02.pdf6ceb56d5044256a2c04555455ef1a965MD52000607893-03.pdf000607893-03.pdfTexto completo (inglês)application/pdf36275http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65586/3/000607893-03.pdfa9060e103f3f68894d0992350c59e18eMD53TEXT000607893-03.pdf.txt000607893-03.pdf.txtExtracted Texttext/plain27219http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65586/4/000607893-03.pdf.txt78d4dc415962951eb143430c4d6a996dMD54000607893-02.pdf.txt000607893-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain29923http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65586/5/000607893-02.pdf.txt9cbf83233569cf65ba8b5e270ac86c25MD55000607893.pdf.txt000607893.pdf.txtExtracted Texttext/plain28815http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65586/6/000607893.pdf.txtff7e2cd3e34c6940155e98d354b097b6MD56THUMBNAIL000607893.pdf.jpg000607893.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1834http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65586/7/000607893.pdf.jpg1c9b80565e8f296d362e5855febeeb05MD57000607893-02.pdf.jpg000607893-02.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1848http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65586/8/000607893-02.pdf.jpg6137abcc99810c15f7cbe556028319f1MD58000607893-03.pdf.jpg000607893-03.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1817http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65586/9/000607893-03.pdf.jpged200ad9e4f523289f2806c0e58f575cMD5910183/655862018-10-16 09:29:08.56oai:www.lume.ufrgs.br:10183/65586Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T12:29:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O que ensinar aos pacientes com insuficiência cardíaca e por quê : o papel dos enfermeiros em clínicas de insuficiência cardíaca
dc.title.alternative.en.fl_str_mv What to teach to patients with heart failure and why: the role of nurses in heart failure clinics
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Qué enseñar a los pacientes con insuficiencia cardiaca y por qué?: el papel de los enfermeros en clínicas de insuficiencia cardíaca
title O que ensinar aos pacientes com insuficiência cardíaca e por quê : o papel dos enfermeiros em clínicas de insuficiência cardíaca
spellingShingle O que ensinar aos pacientes com insuficiência cardíaca e por quê : o papel dos enfermeiros em clínicas de insuficiência cardíaca
Silva, Eneida Rejane Rabelo da
Insuficiência cardíaca
Enfermagem
Educação
Autocuidado
Heart failure
Nursing
Education
Self-care
Enfermería
Educación
Autoayuda
title_short O que ensinar aos pacientes com insuficiência cardíaca e por quê : o papel dos enfermeiros em clínicas de insuficiência cardíaca
title_full O que ensinar aos pacientes com insuficiência cardíaca e por quê : o papel dos enfermeiros em clínicas de insuficiência cardíaca
title_fullStr O que ensinar aos pacientes com insuficiência cardíaca e por quê : o papel dos enfermeiros em clínicas de insuficiência cardíaca
title_full_unstemmed O que ensinar aos pacientes com insuficiência cardíaca e por quê : o papel dos enfermeiros em clínicas de insuficiência cardíaca
title_sort O que ensinar aos pacientes com insuficiência cardíaca e por quê : o papel dos enfermeiros em clínicas de insuficiência cardíaca
author Silva, Eneida Rejane Rabelo da
author_facet Silva, Eneida Rejane Rabelo da
Aliti, Graziella Badin
Domingues, Fernanda Bandeira
Ruschel, Karen Brasil
Brun, Anelise O.
author_role author
author2 Aliti, Graziella Badin
Domingues, Fernanda Bandeira
Ruschel, Karen Brasil
Brun, Anelise O.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Eneida Rejane Rabelo da
Aliti, Graziella Badin
Domingues, Fernanda Bandeira
Ruschel, Karen Brasil
Brun, Anelise O.
dc.subject.por.fl_str_mv Insuficiência cardíaca
Enfermagem
Educação
Autocuidado
topic Insuficiência cardíaca
Enfermagem
Educação
Autocuidado
Heart failure
Nursing
Education
Self-care
Enfermería
Educación
Autoayuda
dc.subject.eng.fl_str_mv Heart failure
Nursing
Education
Self-care
dc.subject.spa.fl_str_mv Enfermería
Educación
Autoayuda
description O principal objetivo do tratamento da insuficiência cardíaca (IC) consiste em alcançar e manter a estabilidade clínica dos pacientes. Vários estudos demonstram que programas multidisciplinares para educação sistemática sobre a doença são estratégias positivas para estes pacientes. Enfermeiros engajados em clínicas de IC desempenham papel fundamental no processo de educação e acompanhamento dos pacientes. Os objetivos deste processo são ensinar, reforçar, melhorar e avaliar constantemente as habilidades dos pacientes para o autocuidado, que incluem a monitorização do peso, a restrição de sódio e de líquidos, a realização de atividade física, o uso regular das medicações, a monitorização de sinais e de sintomas de piora da doença e o contato precoce com a equipe assistencial. Desta forma, a educação para o entendimento da IC, e o desenvolvimento de habilidades para o autocuidado, são considerados chaves para melhorar a adesão, evitar crises de descompensação e conseqüentemente manter a estabilidade clínica dos pacientes. Neste artigo nos revisamos detalhadamente os aspectos envolvidos no processo de educação dispensados aos pacientes por enfermeiros no contexto das clínicas de IC.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-01-30T01:38:33Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/65586
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-1169
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000607893
identifier_str_mv 0104-1169
000607893
url http://hdl.handle.net/10183/65586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista latino-americana de enfermagem. Ribeirão Preto. Vol. 15, n. 1 (jan./fev. 2007), p. 165-170
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65586/1/000607893.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65586/2/000607893-02.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65586/3/000607893-03.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65586/4/000607893-03.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65586/5/000607893-02.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65586/6/000607893.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65586/7/000607893.pdf.jpg
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65586/8/000607893-02.pdf.jpg
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65586/9/000607893-03.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 174d8fb4935fabd78175cca7275f520e
6ceb56d5044256a2c04555455ef1a965
a9060e103f3f68894d0992350c59e18e
78d4dc415962951eb143430c4d6a996d
9cbf83233569cf65ba8b5e270ac86c25
ff7e2cd3e34c6940155e98d354b097b6
1c9b80565e8f296d362e5855febeeb05
6137abcc99810c15f7cbe556028319f1
ed200ad9e4f523289f2806c0e58f575c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224783064465408