O que ensinar aos pacientes com insuficiência cardíaca e por quê : o papel dos enfermeiros em clínicas de insuficiência cardíaca
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/65586 |
Resumo: | O principal objetivo do tratamento da insuficiência cardíaca (IC) consiste em alcançar e manter a estabilidade clínica dos pacientes. Vários estudos demonstram que programas multidisciplinares para educação sistemática sobre a doença são estratégias positivas para estes pacientes. Enfermeiros engajados em clínicas de IC desempenham papel fundamental no processo de educação e acompanhamento dos pacientes. Os objetivos deste processo são ensinar, reforçar, melhorar e avaliar constantemente as habilidades dos pacientes para o autocuidado, que incluem a monitorização do peso, a restrição de sódio e de líquidos, a realização de atividade física, o uso regular das medicações, a monitorização de sinais e de sintomas de piora da doença e o contato precoce com a equipe assistencial. Desta forma, a educação para o entendimento da IC, e o desenvolvimento de habilidades para o autocuidado, são considerados chaves para melhorar a adesão, evitar crises de descompensação e conseqüentemente manter a estabilidade clínica dos pacientes. Neste artigo nos revisamos detalhadamente os aspectos envolvidos no processo de educação dispensados aos pacientes por enfermeiros no contexto das clínicas de IC. |
id |
UFRGS-2_e850edfa6c411af933387fe3e42dee61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/65586 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Eneida Rejane Rabelo daAliti, Graziella BadinDomingues, Fernanda BandeiraRuschel, Karen BrasilBrun, Anelise O.2013-01-30T01:38:33Z20070104-1169http://hdl.handle.net/10183/65586000607893O principal objetivo do tratamento da insuficiência cardíaca (IC) consiste em alcançar e manter a estabilidade clínica dos pacientes. Vários estudos demonstram que programas multidisciplinares para educação sistemática sobre a doença são estratégias positivas para estes pacientes. Enfermeiros engajados em clínicas de IC desempenham papel fundamental no processo de educação e acompanhamento dos pacientes. Os objetivos deste processo são ensinar, reforçar, melhorar e avaliar constantemente as habilidades dos pacientes para o autocuidado, que incluem a monitorização do peso, a restrição de sódio e de líquidos, a realização de atividade física, o uso regular das medicações, a monitorização de sinais e de sintomas de piora da doença e o contato precoce com a equipe assistencial. Desta forma, a educação para o entendimento da IC, e o desenvolvimento de habilidades para o autocuidado, são considerados chaves para melhorar a adesão, evitar crises de descompensação e conseqüentemente manter a estabilidade clínica dos pacientes. Neste artigo nos revisamos detalhadamente os aspectos envolvidos no processo de educação dispensados aos pacientes por enfermeiros no contexto das clínicas de IC.The most important objective of heart failure (HF) treatment is to reach and preserve patients’ clinical stability. Several studies have shown that programs aimed at systematic education, developed by multidisciplinary teams, are positive strategies to work with these patients. Nurses active in HF clinics play a fundamental role in the educational process and continuity of patient care. The objectives of these processes are to teach, reinforce, improve and constantly evaluate patients’ self-care abilities, which include weight monitoring, sodium and fluid restrictions, physical activities, regular medication use, monitoring signs and symptoms of disease worsening and early search for medical care. Therefore, education to understand HF and the development of self-care abilities are considered key points to improve adherence, avoid decompensation crises and, consequently, to maintain patients clinically stable. This article presents a careful review of the aspects involved in the patient education process by nurses in the context of HF clinics.El principal objetivo del tratamiento de la insuficiencia cardiaca (IC) consiste en obtener y mantener la estabilidad clínica del paciente. Varios estudios demostraron que programas de educación sistemática, desarrollados por equipos multidisciplinares, son estrategias positivas para estos pacientes. Enfermeras que trabajan en clínicas de IC tienen un papel fundamental en la educación y apoyo de los pacientes. Los objetivos del proceso son enseñar, reforzar, mejorar y evaluar constantemente la capacidad de autoayuda, que incluye el control de peso, restricciones al consumo de sodio y líquidos, actividades físicas, el uso adecuado de medicamentos, la observación de señales y síntomas de agravamiento de la enfermedad y la búsqueda precoz de los servicios médicos. Los puntos principales para promover el mejor cumplimiento de la terapia y evitar crisis de descompensación serian entonces la educación para el manejo de la enfermedad y el desarrollo de la capacidad de autoayuda. En este artículo revisaremos en detalle aspectos de la educación para pacientes con insuficiencia cardiaca dada por enfermeros.application/pdfporRevista latino-americana de enfermagem. Ribeirão Preto. Vol. 15, n. 1 (jan./fev. 2007), p. 165-170Insuficiência cardíacaEnfermagemEducaçãoAutocuidadoHeart failureNursingEducationSelf-careEnfermeríaEducaciónAutoayudaO que ensinar aos pacientes com insuficiência cardíaca e por quê : o papel dos enfermeiros em clínicas de insuficiência cardíacaWhat to teach to patients with heart failure and why: the role of nurses in heart failure clinics Qué enseñar a los pacientes con insuficiencia cardiaca y por qué?: el papel de los enfermeros en clínicas de insuficiencia cardíaca info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000607893.pdf000607893.pdfTexto completoapplication/pdf38576http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65586/1/000607893.pdf174d8fb4935fabd78175cca7275f520eMD51000607893-02.pdf000607893-02.pdfTexto completo (espanhol)application/pdf41796http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65586/2/000607893-02.pdf6ceb56d5044256a2c04555455ef1a965MD52000607893-03.pdf000607893-03.pdfTexto completo (inglês)application/pdf36275http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65586/3/000607893-03.pdfa9060e103f3f68894d0992350c59e18eMD53TEXT000607893-03.pdf.txt000607893-03.pdf.txtExtracted Texttext/plain27219http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65586/4/000607893-03.pdf.txt78d4dc415962951eb143430c4d6a996dMD54000607893-02.pdf.txt000607893-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain29923http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65586/5/000607893-02.pdf.txt9cbf83233569cf65ba8b5e270ac86c25MD55000607893.pdf.txt000607893.pdf.txtExtracted Texttext/plain28815http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65586/6/000607893.pdf.txtff7e2cd3e34c6940155e98d354b097b6MD56THUMBNAIL000607893.pdf.jpg000607893.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1834http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65586/7/000607893.pdf.jpg1c9b80565e8f296d362e5855febeeb05MD57000607893-02.pdf.jpg000607893-02.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1848http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65586/8/000607893-02.pdf.jpg6137abcc99810c15f7cbe556028319f1MD58000607893-03.pdf.jpg000607893-03.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1817http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65586/9/000607893-03.pdf.jpged200ad9e4f523289f2806c0e58f575cMD5910183/655862018-10-16 09:29:08.56oai:www.lume.ufrgs.br:10183/65586Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-16T12:29:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O que ensinar aos pacientes com insuficiência cardíaca e por quê : o papel dos enfermeiros em clínicas de insuficiência cardíaca |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
What to teach to patients with heart failure and why: the role of nurses in heart failure clinics |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Qué enseñar a los pacientes con insuficiencia cardiaca y por qué?: el papel de los enfermeros en clínicas de insuficiencia cardíaca |
title |
O que ensinar aos pacientes com insuficiência cardíaca e por quê : o papel dos enfermeiros em clínicas de insuficiência cardíaca |
spellingShingle |
O que ensinar aos pacientes com insuficiência cardíaca e por quê : o papel dos enfermeiros em clínicas de insuficiência cardíaca Silva, Eneida Rejane Rabelo da Insuficiência cardíaca Enfermagem Educação Autocuidado Heart failure Nursing Education Self-care Enfermería Educación Autoayuda |
title_short |
O que ensinar aos pacientes com insuficiência cardíaca e por quê : o papel dos enfermeiros em clínicas de insuficiência cardíaca |
title_full |
O que ensinar aos pacientes com insuficiência cardíaca e por quê : o papel dos enfermeiros em clínicas de insuficiência cardíaca |
title_fullStr |
O que ensinar aos pacientes com insuficiência cardíaca e por quê : o papel dos enfermeiros em clínicas de insuficiência cardíaca |
title_full_unstemmed |
O que ensinar aos pacientes com insuficiência cardíaca e por quê : o papel dos enfermeiros em clínicas de insuficiência cardíaca |
title_sort |
O que ensinar aos pacientes com insuficiência cardíaca e por quê : o papel dos enfermeiros em clínicas de insuficiência cardíaca |
author |
Silva, Eneida Rejane Rabelo da |
author_facet |
Silva, Eneida Rejane Rabelo da Aliti, Graziella Badin Domingues, Fernanda Bandeira Ruschel, Karen Brasil Brun, Anelise O. |
author_role |
author |
author2 |
Aliti, Graziella Badin Domingues, Fernanda Bandeira Ruschel, Karen Brasil Brun, Anelise O. |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Eneida Rejane Rabelo da Aliti, Graziella Badin Domingues, Fernanda Bandeira Ruschel, Karen Brasil Brun, Anelise O. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Insuficiência cardíaca Enfermagem Educação Autocuidado |
topic |
Insuficiência cardíaca Enfermagem Educação Autocuidado Heart failure Nursing Education Self-care Enfermería Educación Autoayuda |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Heart failure Nursing Education Self-care |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Enfermería Educación Autoayuda |
description |
O principal objetivo do tratamento da insuficiência cardíaca (IC) consiste em alcançar e manter a estabilidade clínica dos pacientes. Vários estudos demonstram que programas multidisciplinares para educação sistemática sobre a doença são estratégias positivas para estes pacientes. Enfermeiros engajados em clínicas de IC desempenham papel fundamental no processo de educação e acompanhamento dos pacientes. Os objetivos deste processo são ensinar, reforçar, melhorar e avaliar constantemente as habilidades dos pacientes para o autocuidado, que incluem a monitorização do peso, a restrição de sódio e de líquidos, a realização de atividade física, o uso regular das medicações, a monitorização de sinais e de sintomas de piora da doença e o contato precoce com a equipe assistencial. Desta forma, a educação para o entendimento da IC, e o desenvolvimento de habilidades para o autocuidado, são considerados chaves para melhorar a adesão, evitar crises de descompensação e conseqüentemente manter a estabilidade clínica dos pacientes. Neste artigo nos revisamos detalhadamente os aspectos envolvidos no processo de educação dispensados aos pacientes por enfermeiros no contexto das clínicas de IC. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-01-30T01:38:33Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/65586 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-1169 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000607893 |
identifier_str_mv |
0104-1169 000607893 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/65586 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista latino-americana de enfermagem. Ribeirão Preto. Vol. 15, n. 1 (jan./fev. 2007), p. 165-170 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65586/1/000607893.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65586/2/000607893-02.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65586/3/000607893-03.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65586/4/000607893-03.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65586/5/000607893-02.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65586/6/000607893.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65586/7/000607893.pdf.jpg http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65586/8/000607893-02.pdf.jpg http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65586/9/000607893-03.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
174d8fb4935fabd78175cca7275f520e 6ceb56d5044256a2c04555455ef1a965 a9060e103f3f68894d0992350c59e18e 78d4dc415962951eb143430c4d6a996d 9cbf83233569cf65ba8b5e270ac86c25 ff7e2cd3e34c6940155e98d354b097b6 1c9b80565e8f296d362e5855febeeb05 6137abcc99810c15f7cbe556028319f1 ed200ad9e4f523289f2806c0e58f575c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724871394721792 |