Educação física nos anos iniciais do ensino fundamental : um paradoxo educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Priscilla Spindola de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/116153
Resumo: Introdução: A Educação Física escolar brasileira desde 1996 é considerada componente curricular da educação básica (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394/96). Dentre os descritos na lei há a ausência da indicação do profissional para atuar nos anos iniciais, deixando a cargo das escolas a decisão de escolher qual profissional irá ministrar as aulas de Educação Física. Entretanto, o principal questionamento centra-se na aplicabilidade e entendimento dessa disciplina dentro do âmbito escolar. Objetivo: A partir de uma análise de campo objetivou-se caracterizar a aula de Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Metodologia: O presente estudo se configura em um estudo de caso que adota um método descritivo-exploratório com uma abordagem qualitativa. A amostra é constituída por nove professoras, selecionadas por conveniência, que atuam nos iniciais de uma escola da rede estadual de ensino de Porto Alegre. Foram utilizados dois instrumentos, inicialmente uma entrevista e posteriormente uma ficha de acompanhamento através de uma observação da aula de Educação Física. As informações geradas por este trabalho foram categorizadas através da análise de conteúdo. Resultados: Como resultado às análises das entrevistas realizadas com as professoras unidocentes observamos, conforme as categorias de análises, inúmeros apontamentos. A aula de Educação Física, neste estudo de caso, tem como característica principal atividades recreativas. Nesse sentido há coerência com o discurso e a prática das professoras unidocentes, que alegam não terem formação para licenciar as aulas de Educação Física, destacando a formação de Magistério que aborda os jogos e brincadeiras para a preparação da unidocência. As aulas observadas mostraram uma estrutura de aula inadequada, com tempo médio de 27 minutos, contudo é relevante destacar a motivação, considerada alta, dos alunos. Estes aspectos são relacionados com o ensino aprendizagem da Educação Física, considerada restrito, por este estudo. A relação entre a saúde e a Educação Física não foi relevante neste estudo, ou seja, a atividades propostas pelas professoras deste estudo não tem elementos voltados a promoção de uma vida ativa. Conclusão: Este trabalho gerou um olhar crítico de como o componente curricular, Educação Física, vem se apresentando para os alunos dos primeiros anos da Educação Básica e sua realidade no âmbito escolar. Portanto a Educação Física nos anos iniciais, neste estudo de caso, tem como característica a Recreação. Identidade esta, gerada pela unidocência, sendo reflexo de sua formação, contribuindo para a dificuldade de visualizar a Educação Física como componente curricular e consolidar-se como disciplina nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
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A amostra é constituída por nove professoras, selecionadas por conveniência, que atuam nos iniciais de uma escola da rede estadual de ensino de Porto Alegre. Foram utilizados dois instrumentos, inicialmente uma entrevista e posteriormente uma ficha de acompanhamento através de uma observação da aula de Educação Física. As informações geradas por este trabalho foram categorizadas através da análise de conteúdo. Resultados: Como resultado às análises das entrevistas realizadas com as professoras unidocentes observamos, conforme as categorias de análises, inúmeros apontamentos. A aula de Educação Física, neste estudo de caso, tem como característica principal atividades recreativas. Nesse sentido há coerência com o discurso e a prática das professoras unidocentes, que alegam não terem formação para licenciar as aulas de Educação Física, destacando a formação de Magistério que aborda os jogos e brincadeiras para a preparação da unidocência. As aulas observadas mostraram uma estrutura de aula inadequada, com tempo médio de 27 minutos, contudo é relevante destacar a motivação, considerada alta, dos alunos. Estes aspectos são relacionados com o ensino aprendizagem da Educação Física, considerada restrito, por este estudo. A relação entre a saúde e a Educação Física não foi relevante neste estudo, ou seja, a atividades propostas pelas professoras deste estudo não tem elementos voltados a promoção de uma vida ativa. Conclusão: Este trabalho gerou um olhar crítico de como o componente curricular, Educação Física, vem se apresentando para os alunos dos primeiros anos da Educação Básica e sua realidade no âmbito escolar. Portanto a Educação Física nos anos iniciais, neste estudo de caso, tem como característica a Recreação. Identidade esta, gerada pela unidocência, sendo reflexo de sua formação, contribuindo para a dificuldade de visualizar a Educação Física como componente curricular e consolidar-se como disciplina nos anos iniciais do Ensino Fundamental.Introduction: Since 1996, the Physical Education in Brazilians schools is considered unit of competency of basic education. (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394/96) Among the regulations described on this law there is no indication of a professional to act in the primary years of school, leaving the decision of who is going to provide Physical Education classes to the schools. However, the main argument focus on the applicability and understanding of the unit in the school extent. Objective: This study aimed to distinguish Physical Education class in the first years of Primary School. Methodology: This research is set on a case study that adopts a descriptive/exploratory method applying a qualitative approach. Participants included nine primary school teachers conveniently selected from a public school in Porto Alegre. The research was conducted in two stages, a interview and a observation/tracking sheet completed during Physical Education classes. The data collected in the case study were then analysed. Results: While analysing the interviews performed by the primary school teachers countless points were observed. A Physical Education class, in this case study, has recreational activities as main characteristic. In this regard, coherence was found in speech and practice of teachers who claimed the absence of proper instruction to provide Physical Education classes, specially in the vocational course which handles games and fun activities. Results from the observation/tracking sheet showed an unsuited structure of classes with an average time of 27 minutes. Nevertheless it is important to emphasise high motivation observed among the students. This study considered those aspects related to teaching and learning Physical Education restrictive. The relation between health and Physical Education was not relevant to the research, in other words the activities proposed by the teachers participating in this research did not contain elements to promote an active life. Conclusion: This research generated an critical observation of how the education transcript and units of competency, in this case Physical Education, has been presented to students of primary years and school extent. Therefore, the study shows that recreation is the main characteristic in Physical Education. This identity was created by Primary School teachers being a consequence of their formation which contributes in not seeing Physical Education as prat of Primary School Education transcript and important unit of competency in the early years at school.application/pdfporEducação física escolarEnsino fundamentalPlanejamento educacionalEducação física nos anos iniciais do ensino fundamental : um paradoxo educacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2014Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000964701.pdf000964701.pdfTexto completoapplication/pdf821430http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116153/1/000964701.pdff71f611e8fa50937e20cd8ca17621a05MD51TEXT000964701.pdf.txt000964701.pdf.txtExtracted Texttext/plain79267http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116153/2/000964701.pdf.txtb3bee23f26c5670dfcedb11f2f8b7126MD52THUMBNAIL000964701.pdf.jpg000964701.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg928http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116153/3/000964701.pdf.jpg366f882b2475ab3721724775b6f70241MD5310183/1161532018-10-22 07:59:32.467oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116153Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:59:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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