Efeitos de poder e verdade do discurso da educação matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bampi, Lisete Regina
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/231056
Resumo: A partir da perspectiva pós-estruturalista, com forte atenção para a produção de Michel Foucault, analiso e descrevo o discurso da Educação Matemática. Partindo da regularidade com que esse discurso vem sendo enunciado pelo discurso educacional contemporâneo, faço uma análise de textos que aparecem em revistas e anais de encontros científicos, em livros, em publicações didáticas; ou seja, em trabalhos que advogam para si a denominação de Educação Matemática. A análise de textos é trabalhada com as ferramentas foucaultianas de mecanismos e estratégias de poder-saber, as quais apontam para efeitos específicos de verdade e de poder do discurso da Educação Matemática: uma vontade de totalização e a produção de uma pedagogia cidadã.
id UFRGS-2_b472af20de9956c4e56aab587134aa0d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231056
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bampi, Lisete Regina2021-10-21T04:29:52Z19990100-3143http://hdl.handle.net/10183/231056000270086A partir da perspectiva pós-estruturalista, com forte atenção para a produção de Michel Foucault, analiso e descrevo o discurso da Educação Matemática. Partindo da regularidade com que esse discurso vem sendo enunciado pelo discurso educacional contemporâneo, faço uma análise de textos que aparecem em revistas e anais de encontros científicos, em livros, em publicações didáticas; ou seja, em trabalhos que advogam para si a denominação de Educação Matemática. A análise de textos é trabalhada com as ferramentas foucaultianas de mecanismos e estratégias de poder-saber, as quais apontam para efeitos específicos de verdade e de poder do discurso da Educação Matemática: uma vontade de totalização e a produção de uma pedagogia cidadã.From the post-structuralist framework, with strong attention to Michel Foucault's production, I analyze and describe the Mathematical's Education discourse. Starting from the regularity with that discourse is being enunciated by the contemporacy educational d iscourse, I make an analyses of texts that appear in journals scientific meetings annals, books, didactic publications; that is, in works that advocate to themselves the denomination of Mathematical Education. The analyses is developed with the foucaultian's tools of mecanisms and strategies of power-knowledge, that points to especific effects oftruth and ofpower ofthe Mathematical's Education discourse: a will of totalization and the production of a citizen pedagogy.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 24, n. 1 (jan./jun. 1999), p. 115-143MatemáticaEnsinoPós-estruturalismoAnálise do discursoDiscourseMathematical's EducationPower-knowledgeTruthEfeitos de poder e verdade do discurso da educação matemáticaEffects ofpower and truth of the Mathematical's Education discourse info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000270086.pdf.txt000270086.pdf.txtExtracted Texttext/plain85195http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231056/2/000270086.pdf.txtd280fdebd74e37aecc1d09d18f315614MD52ORIGINAL000270086.pdfTexto completoapplication/pdf374013http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231056/1/000270086.pdf4e4e2605c831bfaf15dec80994c9894aMD5110183/2310562021-11-20 06:08:26.902087oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231056Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2021-11-20T08:08:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Efeitos de poder e verdade do discurso da educação matemática
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Effects ofpower and truth of the Mathematical's Education discourse
title Efeitos de poder e verdade do discurso da educação matemática
spellingShingle Efeitos de poder e verdade do discurso da educação matemática
Bampi, Lisete Regina
Matemática
Ensino
Pós-estruturalismo
Análise do discurso
Discourse
Mathematical's Education
Power-knowledge
Truth
title_short Efeitos de poder e verdade do discurso da educação matemática
title_full Efeitos de poder e verdade do discurso da educação matemática
title_fullStr Efeitos de poder e verdade do discurso da educação matemática
title_full_unstemmed Efeitos de poder e verdade do discurso da educação matemática
title_sort Efeitos de poder e verdade do discurso da educação matemática
author Bampi, Lisete Regina
author_facet Bampi, Lisete Regina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bampi, Lisete Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Ensino
Pós-estruturalismo
Análise do discurso
topic Matemática
Ensino
Pós-estruturalismo
Análise do discurso
Discourse
Mathematical's Education
Power-knowledge
Truth
dc.subject.eng.fl_str_mv Discourse
Mathematical's Education
Power-knowledge
Truth
description A partir da perspectiva pós-estruturalista, com forte atenção para a produção de Michel Foucault, analiso e descrevo o discurso da Educação Matemática. Partindo da regularidade com que esse discurso vem sendo enunciado pelo discurso educacional contemporâneo, faço uma análise de textos que aparecem em revistas e anais de encontros científicos, em livros, em publicações didáticas; ou seja, em trabalhos que advogam para si a denominação de Educação Matemática. A análise de textos é trabalhada com as ferramentas foucaultianas de mecanismos e estratégias de poder-saber, as quais apontam para efeitos específicos de verdade e de poder do discurso da Educação Matemática: uma vontade de totalização e a produção de uma pedagogia cidadã.
publishDate 1999
dc.date.issued.fl_str_mv 1999
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-21T04:29:52Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/231056
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-3143
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000270086
identifier_str_mv 0100-3143
000270086
url http://hdl.handle.net/10183/231056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 24, n. 1 (jan./jun. 1999), p. 115-143
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231056/2/000270086.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231056/1/000270086.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d280fdebd74e37aecc1d09d18f315614
4e4e2605c831bfaf15dec80994c9894a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817725118274600960