Efeitos de poder e verdade do discurso da educação matemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/231056 |
Resumo: | A partir da perspectiva pós-estruturalista, com forte atenção para a produção de Michel Foucault, analiso e descrevo o discurso da Educação Matemática. Partindo da regularidade com que esse discurso vem sendo enunciado pelo discurso educacional contemporâneo, faço uma análise de textos que aparecem em revistas e anais de encontros científicos, em livros, em publicações didáticas; ou seja, em trabalhos que advogam para si a denominação de Educação Matemática. A análise de textos é trabalhada com as ferramentas foucaultianas de mecanismos e estratégias de poder-saber, as quais apontam para efeitos específicos de verdade e de poder do discurso da Educação Matemática: uma vontade de totalização e a produção de uma pedagogia cidadã. |
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Bampi, Lisete Regina2021-10-21T04:29:52Z19990100-3143http://hdl.handle.net/10183/231056000270086A partir da perspectiva pós-estruturalista, com forte atenção para a produção de Michel Foucault, analiso e descrevo o discurso da Educação Matemática. Partindo da regularidade com que esse discurso vem sendo enunciado pelo discurso educacional contemporâneo, faço uma análise de textos que aparecem em revistas e anais de encontros científicos, em livros, em publicações didáticas; ou seja, em trabalhos que advogam para si a denominação de Educação Matemática. A análise de textos é trabalhada com as ferramentas foucaultianas de mecanismos e estratégias de poder-saber, as quais apontam para efeitos específicos de verdade e de poder do discurso da Educação Matemática: uma vontade de totalização e a produção de uma pedagogia cidadã.From the post-structuralist framework, with strong attention to Michel Foucault's production, I analyze and describe the Mathematical's Education discourse. Starting from the regularity with that discourse is being enunciated by the contemporacy educational d iscourse, I make an analyses of texts that appear in journals scientific meetings annals, books, didactic publications; that is, in works that advocate to themselves the denomination of Mathematical Education. The analyses is developed with the foucaultian's tools of mecanisms and strategies of power-knowledge, that points to especific effects oftruth and ofpower ofthe Mathematical's Education discourse: a will of totalization and the production of a citizen pedagogy.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 24, n. 1 (jan./jun. 1999), p. 115-143MatemáticaEnsinoPós-estruturalismoAnálise do discursoDiscourseMathematical's EducationPower-knowledgeTruthEfeitos de poder e verdade do discurso da educação matemáticaEffects ofpower and truth of the Mathematical's Education discourse info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000270086.pdf.txt000270086.pdf.txtExtracted Texttext/plain85195http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231056/2/000270086.pdf.txtd280fdebd74e37aecc1d09d18f315614MD52ORIGINAL000270086.pdfTexto completoapplication/pdf374013http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231056/1/000270086.pdf4e4e2605c831bfaf15dec80994c9894aMD5110183/2310562021-11-20 06:08:26.902087oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231056Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2021-11-20T08:08:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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