Efeitos de Poder e Verdade do Discurso da Educação Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Realidade |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55810 |
Resumo: | A Partir da perspectiva pós-estruturalista, com forte atenção para a produção de Michel Foucault, analiso e descrevo o discurso da Educação Matemática. Partindo da regularidade com que esse discurso vem sendo enunciado pelo discurso educacional contemporâneo, faço uma análise de textos que aparecem em revistas e anais de encontros científicos, em livros , em publicações didáticas; ou seja, em trabalhos que advogam para si a denominação d e Educação Matemática. A análise de textos é trabalhada com as ferramentas foucaultianas de mecanismos e estratégias de poder-saber, as quais apontam para efeitos específicos de verdade e de poder do discurso da Educação Matemática: uma vontade de totalização e a produção de uma pedagogia cidadã. |
id |
UFRGS-9_b047d8f18b872244e78c6d50029c33b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/55810 |
network_acronym_str |
UFRGS-9 |
network_name_str |
Educação & Realidade |
repository_id_str |
|
spelling |
Efeitos de Poder e Verdade do Discurso da Educação MatemáticadiscursoEducação Matemáticapoder-saberverdadepós-estruturalismo.A Partir da perspectiva pós-estruturalista, com forte atenção para a produção de Michel Foucault, analiso e descrevo o discurso da Educação Matemática. Partindo da regularidade com que esse discurso vem sendo enunciado pelo discurso educacional contemporâneo, faço uma análise de textos que aparecem em revistas e anais de encontros científicos, em livros , em publicações didáticas; ou seja, em trabalhos que advogam para si a denominação d e Educação Matemática. A análise de textos é trabalhada com as ferramentas foucaultianas de mecanismos e estratégias de poder-saber, as quais apontam para efeitos específicos de verdade e de poder do discurso da Educação Matemática: uma vontade de totalização e a produção de uma pedagogia cidadã.FACED - UFRGS2015-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55810Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 24 No. 1 (1999)Educação & Realidade; v. 24 n. 1 (1999)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55810/33906Bampi, Liseteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-21T20:06:44Zoai:seer.ufrgs.br:article/55810Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2015-05-21T20:06:44Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeitos de Poder e Verdade do Discurso da Educação Matemática |
title |
Efeitos de Poder e Verdade do Discurso da Educação Matemática |
spellingShingle |
Efeitos de Poder e Verdade do Discurso da Educação Matemática Bampi, Lisete discurso Educação Matemática poder-saber verdade pós-estruturalismo. |
title_short |
Efeitos de Poder e Verdade do Discurso da Educação Matemática |
title_full |
Efeitos de Poder e Verdade do Discurso da Educação Matemática |
title_fullStr |
Efeitos de Poder e Verdade do Discurso da Educação Matemática |
title_full_unstemmed |
Efeitos de Poder e Verdade do Discurso da Educação Matemática |
title_sort |
Efeitos de Poder e Verdade do Discurso da Educação Matemática |
author |
Bampi, Lisete |
author_facet |
Bampi, Lisete |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bampi, Lisete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
discurso Educação Matemática poder-saber verdade pós-estruturalismo. |
topic |
discurso Educação Matemática poder-saber verdade pós-estruturalismo. |
description |
A Partir da perspectiva pós-estruturalista, com forte atenção para a produção de Michel Foucault, analiso e descrevo o discurso da Educação Matemática. Partindo da regularidade com que esse discurso vem sendo enunciado pelo discurso educacional contemporâneo, faço uma análise de textos que aparecem em revistas e anais de encontros científicos, em livros , em publicações didáticas; ou seja, em trabalhos que advogam para si a denominação d e Educação Matemática. A análise de textos é trabalhada com as ferramentas foucaultianas de mecanismos e estratégias de poder-saber, as quais apontam para efeitos específicos de verdade e de poder do discurso da Educação Matemática: uma vontade de totalização e a produção de uma pedagogia cidadã. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55810 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55810 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55810/33906 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 24 No. 1 (1999) Educação & Realidade; v. 24 n. 1 (1999) 2175-6236 0100-3143 reponame:Educação & Realidade instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Educação & Realidade |
collection |
Educação & Realidade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educreal@ufrgs.br |
_version_ |
1799766986632200192 |