Efeitos de Poder e Verdade do Discurso da Educação Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bampi, Lisete
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55810
Resumo: A Partir da perspectiva pós-estruturalista, com forte atenção para a produção de Michel Foucault, analiso e descrevo o discurso da Educação Matemática. Partindo da regularidade com que esse discurso vem sendo enunciado pelo discurso educacional contemporâneo, faço uma análise de textos que aparecem em revistas e anais de encontros científicos, em livros , em publicações didáticas; ou seja, em trabalhos que advogam para si a denominação d e Educação Matemática. A análise de textos é trabalhada com as ferramentas foucaultianas de mecanismos e estratégias de poder-saber, as quais apontam para efeitos específicos de verdade e de poder do discurso da Educação Matemática: uma vontade de totalização e a produção de uma pedagogia cidadã.
id UFRGS-9_b047d8f18b872244e78c6d50029c33b6
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/55810
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling Efeitos de Poder e Verdade do Discurso da Educação MatemáticadiscursoEducação Matemáticapoder-saberverdadepós-estruturalismo.A Partir da perspectiva pós-estruturalista, com forte atenção para a produção de Michel Foucault, analiso e descrevo o discurso da Educação Matemática. Partindo da regularidade com que esse discurso vem sendo enunciado pelo discurso educacional contemporâneo, faço uma análise de textos que aparecem em revistas e anais de encontros científicos, em livros , em publicações didáticas; ou seja, em trabalhos que advogam para si a denominação d e Educação Matemática. A análise de textos é trabalhada com as ferramentas foucaultianas de mecanismos e estratégias de poder-saber, as quais apontam para efeitos específicos de verdade e de poder do discurso da Educação Matemática: uma vontade de totalização e a produção de uma pedagogia cidadã.FACED - UFRGS2015-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55810Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 24 No. 1 (1999)Educação & Realidade; v. 24 n. 1 (1999)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55810/33906Bampi, Liseteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-21T20:06:44Zoai:seer.ufrgs.br:article/55810Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2015-05-21T20:06:44Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos de Poder e Verdade do Discurso da Educação Matemática
title Efeitos de Poder e Verdade do Discurso da Educação Matemática
spellingShingle Efeitos de Poder e Verdade do Discurso da Educação Matemática
Bampi, Lisete
discurso
Educação Matemática
poder-saber
verdade
pós-estruturalismo.
title_short Efeitos de Poder e Verdade do Discurso da Educação Matemática
title_full Efeitos de Poder e Verdade do Discurso da Educação Matemática
title_fullStr Efeitos de Poder e Verdade do Discurso da Educação Matemática
title_full_unstemmed Efeitos de Poder e Verdade do Discurso da Educação Matemática
title_sort Efeitos de Poder e Verdade do Discurso da Educação Matemática
author Bampi, Lisete
author_facet Bampi, Lisete
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bampi, Lisete
dc.subject.por.fl_str_mv discurso
Educação Matemática
poder-saber
verdade
pós-estruturalismo.
topic discurso
Educação Matemática
poder-saber
verdade
pós-estruturalismo.
description A Partir da perspectiva pós-estruturalista, com forte atenção para a produção de Michel Foucault, analiso e descrevo o discurso da Educação Matemática. Partindo da regularidade com que esse discurso vem sendo enunciado pelo discurso educacional contemporâneo, faço uma análise de textos que aparecem em revistas e anais de encontros científicos, em livros , em publicações didáticas; ou seja, em trabalhos que advogam para si a denominação d e Educação Matemática. A análise de textos é trabalhada com as ferramentas foucaultianas de mecanismos e estratégias de poder-saber, as quais apontam para efeitos específicos de verdade e de poder do discurso da Educação Matemática: uma vontade de totalização e a produção de uma pedagogia cidadã.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55810
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55810/33906
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 24 No. 1 (1999)
Educação & Realidade; v. 24 n. 1 (1999)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766986632200192