Análise das percepções de uma capacitação em educação financeira para adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bandeira, Aline Merola
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148430
Resumo: Parte do endividamento pessoal provém da falta de planejamento e controle orçamentário das famílias brasileiras e a Educação Financeira é um elemento fundamental para melhorar a organização financeira familiar. A presente pesquisa teve por objetivo analisar as percepções adquiridas de participantes adultos no decorrer de uma capacitação em Educação Financeira. A técnica utilizada foi a pesquisa participante, que ocorreu em uma instituição de ensino superior durante sete semanas, com o propósito de realizar o acompanhamento individual de todos os participantes inscritos. A coleta de dados é proveniente das questões realizadas, semanalmente, através de uma plataforma virtual da instituição e das aulas presenciais. Os resultados evidenciam que a maioria dos participantes conseguiu estruturar e organizar seu controle financeiro, anotando seus gastos e ganhos, e, ao final do período da capacitação, já esboçava um planejamento para o longo prazo de suas finanças. No entanto, os participantes consideraram sete semanas um espaço muito curto para perceber uma real melhora financeira. Por fim, muitos relataram a dificuldade que tiveram para envolver seus familiares no orçamento antes da capacitação. Entretanto, no decorrer da capacitação, conseguiram transmitir as suas famílias a real importância de um planejamento financeiro com controle de gastos, inclusive envolvendo-a. Conclui-se que capacitação em Educação Financeira traz benefícios positivos aos participantes, mas requer envolvimento, comprometimento e controle constante para que o indivíduo possa incorporar as orientações e sistematizar suas atitudes em relação aos seus gastos financeiros.
id UFRGS-2_b49ee980b1f2df6ddbc507f36bd9a313
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148430
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bandeira, Aline MerolaCarraro, Wendy Beatriz Witt Haddad2016-09-27T02:13:37Z2016http://hdl.handle.net/10183/148430001000962Parte do endividamento pessoal provém da falta de planejamento e controle orçamentário das famílias brasileiras e a Educação Financeira é um elemento fundamental para melhorar a organização financeira familiar. A presente pesquisa teve por objetivo analisar as percepções adquiridas de participantes adultos no decorrer de uma capacitação em Educação Financeira. A técnica utilizada foi a pesquisa participante, que ocorreu em uma instituição de ensino superior durante sete semanas, com o propósito de realizar o acompanhamento individual de todos os participantes inscritos. A coleta de dados é proveniente das questões realizadas, semanalmente, através de uma plataforma virtual da instituição e das aulas presenciais. Os resultados evidenciam que a maioria dos participantes conseguiu estruturar e organizar seu controle financeiro, anotando seus gastos e ganhos, e, ao final do período da capacitação, já esboçava um planejamento para o longo prazo de suas finanças. No entanto, os participantes consideraram sete semanas um espaço muito curto para perceber uma real melhora financeira. Por fim, muitos relataram a dificuldade que tiveram para envolver seus familiares no orçamento antes da capacitação. Entretanto, no decorrer da capacitação, conseguiram transmitir as suas famílias a real importância de um planejamento financeiro com controle de gastos, inclusive envolvendo-a. Conclui-se que capacitação em Educação Financeira traz benefícios positivos aos participantes, mas requer envolvimento, comprometimento e controle constante para que o indivíduo possa incorporar as orientações e sistematizar suas atitudes em relação aos seus gastos financeiros.This study aimed to analyze a financial education course for adults with financial difficulties. The research technique used was participatory research that occurred in the course in an education institution for seven weeks with the purpose of conducting the individual monitoring of all students enrolled. Data collection is from the questions held weekly through a virtual platform of the institution and in-person classes. The results show that some students gave up the course for personal reasons, but most managed to put together a financial control, writing down your expenses and earnings, and at the end of the course, already outlining a long-term planning of their finances, however consider seven weeks a very short space to realize real financial improvement. In addition, many participants reported difficulty in involving their families in their budget before the course, with the financial capacity, many managed to convey his family the real importance of financial planning with cost control.application/pdfporEducação financeiraControle financeiroEducaçãoFinançasFinancial educationFinancial capacityFinancial control for adultsAnálise das percepções de uma capacitação em educação financeira para adultosAnalysis of the perceptions of a training in financial education for adults info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2016Ciências Contábeisgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001000962.pdf.txt001000962.pdf.txtExtracted Texttext/plain72573http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148430/2/001000962.pdf.txt0d2bf74b4fb2534f9e6357c72ed1d93bMD52ORIGINAL001000962.pdfTexto completoapplication/pdf589289http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148430/1/001000962.pdfb47f681b26c8228754ffe86786655c7cMD5110183/1484302023-04-22 03:23:46.833252oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148430Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-22T06:23:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise das percepções de uma capacitação em educação financeira para adultos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Analysis of the perceptions of a training in financial education for adults
title Análise das percepções de uma capacitação em educação financeira para adultos
spellingShingle Análise das percepções de uma capacitação em educação financeira para adultos
Bandeira, Aline Merola
Educação financeira
Controle financeiro
Educação
Finanças
Financial education
Financial capacity
Financial control for adults
title_short Análise das percepções de uma capacitação em educação financeira para adultos
title_full Análise das percepções de uma capacitação em educação financeira para adultos
title_fullStr Análise das percepções de uma capacitação em educação financeira para adultos
title_full_unstemmed Análise das percepções de uma capacitação em educação financeira para adultos
title_sort Análise das percepções de uma capacitação em educação financeira para adultos
author Bandeira, Aline Merola
author_facet Bandeira, Aline Merola
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bandeira, Aline Merola
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carraro, Wendy Beatriz Witt Haddad
contributor_str_mv Carraro, Wendy Beatriz Witt Haddad
dc.subject.por.fl_str_mv Educação financeira
Controle financeiro
Educação
Finanças
topic Educação financeira
Controle financeiro
Educação
Finanças
Financial education
Financial capacity
Financial control for adults
dc.subject.eng.fl_str_mv Financial education
Financial capacity
Financial control for adults
description Parte do endividamento pessoal provém da falta de planejamento e controle orçamentário das famílias brasileiras e a Educação Financeira é um elemento fundamental para melhorar a organização financeira familiar. A presente pesquisa teve por objetivo analisar as percepções adquiridas de participantes adultos no decorrer de uma capacitação em Educação Financeira. A técnica utilizada foi a pesquisa participante, que ocorreu em uma instituição de ensino superior durante sete semanas, com o propósito de realizar o acompanhamento individual de todos os participantes inscritos. A coleta de dados é proveniente das questões realizadas, semanalmente, através de uma plataforma virtual da instituição e das aulas presenciais. Os resultados evidenciam que a maioria dos participantes conseguiu estruturar e organizar seu controle financeiro, anotando seus gastos e ganhos, e, ao final do período da capacitação, já esboçava um planejamento para o longo prazo de suas finanças. No entanto, os participantes consideraram sete semanas um espaço muito curto para perceber uma real melhora financeira. Por fim, muitos relataram a dificuldade que tiveram para envolver seus familiares no orçamento antes da capacitação. Entretanto, no decorrer da capacitação, conseguiram transmitir as suas famílias a real importância de um planejamento financeiro com controle de gastos, inclusive envolvendo-a. Conclui-se que capacitação em Educação Financeira traz benefícios positivos aos participantes, mas requer envolvimento, comprometimento e controle constante para que o indivíduo possa incorporar as orientações e sistematizar suas atitudes em relação aos seus gastos financeiros.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-27T02:13:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/148430
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001000962
url http://hdl.handle.net/10183/148430
identifier_str_mv 001000962
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148430/2/001000962.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148430/1/001000962.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0d2bf74b4fb2534f9e6357c72ed1d93b
b47f681b26c8228754ffe86786655c7c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224517781028864