Análise das percepções de uma capacitação em educação financeira para adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/148430 |
Resumo: | Parte do endividamento pessoal provém da falta de planejamento e controle orçamentário das famílias brasileiras e a Educação Financeira é um elemento fundamental para melhorar a organização financeira familiar. A presente pesquisa teve por objetivo analisar as percepções adquiridas de participantes adultos no decorrer de uma capacitação em Educação Financeira. A técnica utilizada foi a pesquisa participante, que ocorreu em uma instituição de ensino superior durante sete semanas, com o propósito de realizar o acompanhamento individual de todos os participantes inscritos. A coleta de dados é proveniente das questões realizadas, semanalmente, através de uma plataforma virtual da instituição e das aulas presenciais. Os resultados evidenciam que a maioria dos participantes conseguiu estruturar e organizar seu controle financeiro, anotando seus gastos e ganhos, e, ao final do período da capacitação, já esboçava um planejamento para o longo prazo de suas finanças. No entanto, os participantes consideraram sete semanas um espaço muito curto para perceber uma real melhora financeira. Por fim, muitos relataram a dificuldade que tiveram para envolver seus familiares no orçamento antes da capacitação. Entretanto, no decorrer da capacitação, conseguiram transmitir as suas famílias a real importância de um planejamento financeiro com controle de gastos, inclusive envolvendo-a. Conclui-se que capacitação em Educação Financeira traz benefícios positivos aos participantes, mas requer envolvimento, comprometimento e controle constante para que o indivíduo possa incorporar as orientações e sistematizar suas atitudes em relação aos seus gastos financeiros. |
id |
UFRGS-2_b49ee980b1f2df6ddbc507f36bd9a313 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148430 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bandeira, Aline MerolaCarraro, Wendy Beatriz Witt Haddad2016-09-27T02:13:37Z2016http://hdl.handle.net/10183/148430001000962Parte do endividamento pessoal provém da falta de planejamento e controle orçamentário das famílias brasileiras e a Educação Financeira é um elemento fundamental para melhorar a organização financeira familiar. A presente pesquisa teve por objetivo analisar as percepções adquiridas de participantes adultos no decorrer de uma capacitação em Educação Financeira. A técnica utilizada foi a pesquisa participante, que ocorreu em uma instituição de ensino superior durante sete semanas, com o propósito de realizar o acompanhamento individual de todos os participantes inscritos. A coleta de dados é proveniente das questões realizadas, semanalmente, através de uma plataforma virtual da instituição e das aulas presenciais. Os resultados evidenciam que a maioria dos participantes conseguiu estruturar e organizar seu controle financeiro, anotando seus gastos e ganhos, e, ao final do período da capacitação, já esboçava um planejamento para o longo prazo de suas finanças. No entanto, os participantes consideraram sete semanas um espaço muito curto para perceber uma real melhora financeira. Por fim, muitos relataram a dificuldade que tiveram para envolver seus familiares no orçamento antes da capacitação. Entretanto, no decorrer da capacitação, conseguiram transmitir as suas famílias a real importância de um planejamento financeiro com controle de gastos, inclusive envolvendo-a. Conclui-se que capacitação em Educação Financeira traz benefícios positivos aos participantes, mas requer envolvimento, comprometimento e controle constante para que o indivíduo possa incorporar as orientações e sistematizar suas atitudes em relação aos seus gastos financeiros.This study aimed to analyze a financial education course for adults with financial difficulties. The research technique used was participatory research that occurred in the course in an education institution for seven weeks with the purpose of conducting the individual monitoring of all students enrolled. Data collection is from the questions held weekly through a virtual platform of the institution and in-person classes. The results show that some students gave up the course for personal reasons, but most managed to put together a financial control, writing down your expenses and earnings, and at the end of the course, already outlining a long-term planning of their finances, however consider seven weeks a very short space to realize real financial improvement. In addition, many participants reported difficulty in involving their families in their budget before the course, with the financial capacity, many managed to convey his family the real importance of financial planning with cost control.application/pdfporEducação financeiraControle financeiroEducaçãoFinançasFinancial educationFinancial capacityFinancial control for adultsAnálise das percepções de uma capacitação em educação financeira para adultosAnalysis of the perceptions of a training in financial education for adults info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2016Ciências Contábeisgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001000962.pdf.txt001000962.pdf.txtExtracted Texttext/plain72573http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148430/2/001000962.pdf.txt0d2bf74b4fb2534f9e6357c72ed1d93bMD52ORIGINAL001000962.pdfTexto completoapplication/pdf589289http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148430/1/001000962.pdfb47f681b26c8228754ffe86786655c7cMD5110183/1484302023-04-22 03:23:46.833252oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148430Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-22T06:23:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise das percepções de uma capacitação em educação financeira para adultos |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Analysis of the perceptions of a training in financial education for adults |
title |
Análise das percepções de uma capacitação em educação financeira para adultos |
spellingShingle |
Análise das percepções de uma capacitação em educação financeira para adultos Bandeira, Aline Merola Educação financeira Controle financeiro Educação Finanças Financial education Financial capacity Financial control for adults |
title_short |
Análise das percepções de uma capacitação em educação financeira para adultos |
title_full |
Análise das percepções de uma capacitação em educação financeira para adultos |
title_fullStr |
Análise das percepções de uma capacitação em educação financeira para adultos |
title_full_unstemmed |
Análise das percepções de uma capacitação em educação financeira para adultos |
title_sort |
Análise das percepções de uma capacitação em educação financeira para adultos |
author |
Bandeira, Aline Merola |
author_facet |
Bandeira, Aline Merola |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bandeira, Aline Merola |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carraro, Wendy Beatriz Witt Haddad |
contributor_str_mv |
Carraro, Wendy Beatriz Witt Haddad |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação financeira Controle financeiro Educação Finanças |
topic |
Educação financeira Controle financeiro Educação Finanças Financial education Financial capacity Financial control for adults |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Financial education Financial capacity Financial control for adults |
description |
Parte do endividamento pessoal provém da falta de planejamento e controle orçamentário das famílias brasileiras e a Educação Financeira é um elemento fundamental para melhorar a organização financeira familiar. A presente pesquisa teve por objetivo analisar as percepções adquiridas de participantes adultos no decorrer de uma capacitação em Educação Financeira. A técnica utilizada foi a pesquisa participante, que ocorreu em uma instituição de ensino superior durante sete semanas, com o propósito de realizar o acompanhamento individual de todos os participantes inscritos. A coleta de dados é proveniente das questões realizadas, semanalmente, através de uma plataforma virtual da instituição e das aulas presenciais. Os resultados evidenciam que a maioria dos participantes conseguiu estruturar e organizar seu controle financeiro, anotando seus gastos e ganhos, e, ao final do período da capacitação, já esboçava um planejamento para o longo prazo de suas finanças. No entanto, os participantes consideraram sete semanas um espaço muito curto para perceber uma real melhora financeira. Por fim, muitos relataram a dificuldade que tiveram para envolver seus familiares no orçamento antes da capacitação. Entretanto, no decorrer da capacitação, conseguiram transmitir as suas famílias a real importância de um planejamento financeiro com controle de gastos, inclusive envolvendo-a. Conclui-se que capacitação em Educação Financeira traz benefícios positivos aos participantes, mas requer envolvimento, comprometimento e controle constante para que o indivíduo possa incorporar as orientações e sistematizar suas atitudes em relação aos seus gastos financeiros. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-09-27T02:13:37Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/148430 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001000962 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/148430 |
identifier_str_mv |
001000962 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148430/2/001000962.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148430/1/001000962.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0d2bf74b4fb2534f9e6357c72ed1d93b b47f681b26c8228754ffe86786655c7c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224517781028864 |