Características dos diferentes modelos de negócios contábeis em relação às áreas da Contabilidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/238093 |
Resumo: | Modelos de negócios são importantes ferramentas estratégicas para a articulação e análise dos componentes organizacionais, visando à criação de valor aos clientes. Este artigo busca identificar o valor entregue ao cliente dos serviços contábeis, por meio da organização estrutural e das características dos tradicionais modelos de negócios, em relação às suas respectivas áreas de atuação na Contabilidade. Foram realizadas entrevistas com profissionais acadêmicos e de mercado para a descrição das informações sobre os modelos de negócios contábeis presente atualmente no mercado, a partir da análise de categorias derivadas da literatura sobre o Canvas. Observa-se que os modelos de negócios das áreas contábeis entregam propostas de valores diferentes a seus clientes. As áreas Tributária e de Perícia realizam entregas de valor que refletem em aspectos financeiros, seja pela redução de perdas ou aumento de ganhos. Já as áreas Gerencial, de Sistemas e de Auditoria têm suas entregas focadas em aspectos gerenciais, contribuindo com o processo de tomada de decisão, organização e análise das informações, e maior organização de controles internos e governança corporativa, respectivamente. Por outro lado, as atividades que atendem às obrigações legais, na Contabilidade Financeira, não entregam valor de forma tão impactante ao cliente. Esses resultados contribuem com o campo ao evidenciar a forma de organização e de criação de valor dos diferentes modelos de negócios contábeis, trazendo possibilidades de ações para gestores. Isso porque, diante de um cenário de mudanças do campo contábil, é requerido maior atenção em relação à estruturação dos negócios contábeis. |
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Schiavi, Giovana SordiBehr, Ariel2022-04-30T04:52:45Z20202237-3667http://hdl.handle.net/10183/238093001139865Modelos de negócios são importantes ferramentas estratégicas para a articulação e análise dos componentes organizacionais, visando à criação de valor aos clientes. Este artigo busca identificar o valor entregue ao cliente dos serviços contábeis, por meio da organização estrutural e das características dos tradicionais modelos de negócios, em relação às suas respectivas áreas de atuação na Contabilidade. Foram realizadas entrevistas com profissionais acadêmicos e de mercado para a descrição das informações sobre os modelos de negócios contábeis presente atualmente no mercado, a partir da análise de categorias derivadas da literatura sobre o Canvas. Observa-se que os modelos de negócios das áreas contábeis entregam propostas de valores diferentes a seus clientes. 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Isso porque, diante de um cenário de mudanças do campo contábil, é requerido maior atenção em relação à estruturação dos negócios contábeis.Business models are important strategic tools for articulating and analysis of different organizational components, aiming at creating value to the customers. This article proposes to identify the value delivered to the accounting services customer, through the structural organization and characteristics of the traditional business models, in relation to their respective areas of activity in Accounting. Interviews were carried out with academic and market professionals to describe information about the current accounting business models on the market, based on the analysis of categories derived from the Canvas literature. It is observed that the business models of accounting areas deliver proposals of different values to their customers. Tax Accounting and the Forensic Accounting deliver value that reflects on financial aspects, either by reducing losses or increased earnings. While the Management Accounting, Accounting Information Systems, and Audit have their deliveries focused on managerial aspects, contributing to the decision-making process, organization and analysis of the information, and largest organization of internal controls and corporate governance, respectively. On the other hand, the activities that meet the legal obligations, in Financial Accounting, does not deliver value so impactful to the client. Those results contribute to the field showing the organization form and value creation of different accounting business models, bringing action possibilities for managers. This is because, faced with a scenario of changes in the accounting area, attention is required in relation to the structuring of accounting businesses.Modelos de negocios son importantes herramientas estratégicas para la articulación y análisis de los componentes organizacionales, con el objetivo de crear valor a los clientes. Se realizaron entrevistas con profesionales académicos y de mercado para describir la información sobre los modelos de negocio contables actualmente en el mercado, en base al análisis de categorías derivadas de la literatura en Canvas. Se observa que los modelos de negocio de las áreas contables entregan propuestas de valores diferentes a sus clientes. Las áreas Tributaria y de Pericia realizan entregas de valor que reflejan en aspectos financieros, sea por la reducción de pérdidas o aumento de ganancias. Las áreas Gerencial, de Sistemas y de Auditoría tienen sus entregas enfocadas en aspectos gerenciales, contribuyendo con el proceso de toma de decisión, organización y análisis de las informaciones, y mayor organización de controles internos y gobernanza corporativa, respectivamente. Por otro lado, las actividades que atienden las obligaciones legales, en la Contabilidad Financiera, no entregan valor de forma tan impactante al cliente. Estos resultados contribuyen al campo al resaltar la forma de organización y la creación de valor de los diferentes modelos de negocios contables, brindando posibilidades para las acciones de los gerentes. Esto se debe a que, ante un escenario de cambios en el campo de la contabilidad, se requiere una mayor atención en relación con la estructuración de los negocios de contabilidad.application/pdfporREUNIR: Revista de Administração, Ciências Contábeis e Sustentabilidade. Sousa, PB: Universidade Federal de Campina Grande. Vol. 10, n. 3 (2020), p. 47-59NegóciosServiçosContabilidadeBusiness modelCanvasAccounting business modelAccounting areasModelos de negociosModelos de negocios contablesÁreas de contabilidadCaracterísticas dos diferentes modelos de negócios contábeis em relação às áreas da ContabilidadeCharacteristics of different accounting business models in relation to Accounting areas Características de los diferentes modelos de negocios contables en relación con las áreas de Contabilidad info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001139865.pdf.txt001139865.pdf.txtExtracted Texttext/plain94667http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238093/2/001139865.pdf.txt4e3273134feff0f0b76a47a23a542117MD52ORIGINAL001139865.pdfTexto completoapplication/pdf774883http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238093/1/001139865.pdfb6c395b3d87b8fe2bfc2e617986cbdbeMD5110183/2380932022-05-01 04:47:39.612606oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238093Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-05-01T07:47:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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