Percepção de alunos de engenharia de produção acerca da utilização da metodologia da problematização no ensino de QFD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Unterleider, Carlos Eduardo Appollo
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Noel, Fabiana Jung, Jung, Carlos Fernando, Ten Caten, Carla Schwengber
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/197057
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de um estudo de caso que teve por fi nalidade avaliar a percepção de alunos acerca da utilização da Metodologia da Problematização para a aprendizagem do Método QFD (Quality Function Deployment) em um Curso de Engenharia de Produção, da região sul do país. A Metodologia da Problematização contempla uma abordagem didático-pedagógica a partir de situações-problema reais do dia a dia. As etapas utilizadas para validação do trabalho foram: (i) apresentação sistemática do Método QFD para os alunos, (ii) acompanhamento e auxílio na aplicação prática do método em indústrias da região e (iii) avaliação das difi culdades e do conhecimento adquirido pelos alunos. Os resultados demonstram a possibilidade de ensinar QFD através de situações práticas vivenciadas no dia a dia pelos alunos, em curto espaço de tempo e de forma efetiva, oportunizando o aprendizado signifi cativo.
id UFRGS-2_b51796455c8a7dcaeceedeb5693e0bbb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197057
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Unterleider, Carlos Eduardo AppolloNoel, Fabiana JungJung, Carlos FernandoTen Caten, Carla Schwengber2019-07-18T02:38:51Z20101518-8043http://hdl.handle.net/10183/197057000819311Este artigo apresenta os resultados de um estudo de caso que teve por fi nalidade avaliar a percepção de alunos acerca da utilização da Metodologia da Problematização para a aprendizagem do Método QFD (Quality Function Deployment) em um Curso de Engenharia de Produção, da região sul do país. A Metodologia da Problematização contempla uma abordagem didático-pedagógica a partir de situações-problema reais do dia a dia. As etapas utilizadas para validação do trabalho foram: (i) apresentação sistemática do Método QFD para os alunos, (ii) acompanhamento e auxílio na aplicação prática do método em indústrias da região e (iii) avaliação das difi culdades e do conhecimento adquirido pelos alunos. Os resultados demonstram a possibilidade de ensinar QFD através de situações práticas vivenciadas no dia a dia pelos alunos, em curto espaço de tempo e de forma efetiva, oportunizando o aprendizado signifi cativo.This paper presents the results of a case study that had the purpose to evaluate the students’ perception about the use of the problematization methodology, to teach QFD method (Quality Function Deployment) in a Course of Engineering of Production, in the south of the Brazil. The problematization methodology contemplates a didactic-pedagogic approach starting from real situation-problem. The steps used for validation of the work were: (i) systematic presentation of the QFD method for the students, (ii) attendance and aid in the practical application of the method in local industries (iii) evaluation of the diffi culties and of the acquired knowledge by the students. The results demonstrate the possibility to teach QFD through practical situations lived in the day by day for the students, in a short space of time and in an effective way, offering a signifi cant learning.application/pdfporRevista Liberato: educação, ciência e tecnologia. Novo Hamburgo, RS. Vol. 11, n. 16 (jul./dez. 2010), p. 169-178Desdobramento da função qualidadeEnsino superiorTeachingProblematization MethodologyQFDPercepção de alunos de engenharia de produção acerca da utilização da metodologia da problematização no ensino de QFDinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000819311.pdf.txt000819311.pdf.txtExtracted Texttext/plain37207http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197057/2/000819311.pdf.txtfabe23db9506d4572c860d2ab1518803MD52ORIGINAL000819311.pdfTexto completoapplication/pdf842884http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197057/1/000819311.pdfcb581074532a0905c2aadc6bce4a7cf1MD5110183/1970572022-06-03 04:34:50.720509oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197057Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-03T07:34:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percepção de alunos de engenharia de produção acerca da utilização da metodologia da problematização no ensino de QFD
title Percepção de alunos de engenharia de produção acerca da utilização da metodologia da problematização no ensino de QFD
spellingShingle Percepção de alunos de engenharia de produção acerca da utilização da metodologia da problematização no ensino de QFD
Unterleider, Carlos Eduardo Appollo
Desdobramento da função qualidade
Ensino superior
Teaching
Problematization Methodology
QFD
title_short Percepção de alunos de engenharia de produção acerca da utilização da metodologia da problematização no ensino de QFD
title_full Percepção de alunos de engenharia de produção acerca da utilização da metodologia da problematização no ensino de QFD
title_fullStr Percepção de alunos de engenharia de produção acerca da utilização da metodologia da problematização no ensino de QFD
title_full_unstemmed Percepção de alunos de engenharia de produção acerca da utilização da metodologia da problematização no ensino de QFD
title_sort Percepção de alunos de engenharia de produção acerca da utilização da metodologia da problematização no ensino de QFD
author Unterleider, Carlos Eduardo Appollo
author_facet Unterleider, Carlos Eduardo Appollo
Noel, Fabiana Jung
Jung, Carlos Fernando
Ten Caten, Carla Schwengber
author_role author
author2 Noel, Fabiana Jung
Jung, Carlos Fernando
Ten Caten, Carla Schwengber
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Unterleider, Carlos Eduardo Appollo
Noel, Fabiana Jung
Jung, Carlos Fernando
Ten Caten, Carla Schwengber
dc.subject.por.fl_str_mv Desdobramento da função qualidade
Ensino superior
topic Desdobramento da função qualidade
Ensino superior
Teaching
Problematization Methodology
QFD
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching
Problematization Methodology
QFD
description Este artigo apresenta os resultados de um estudo de caso que teve por fi nalidade avaliar a percepção de alunos acerca da utilização da Metodologia da Problematização para a aprendizagem do Método QFD (Quality Function Deployment) em um Curso de Engenharia de Produção, da região sul do país. A Metodologia da Problematização contempla uma abordagem didático-pedagógica a partir de situações-problema reais do dia a dia. As etapas utilizadas para validação do trabalho foram: (i) apresentação sistemática do Método QFD para os alunos, (ii) acompanhamento e auxílio na aplicação prática do método em indústrias da região e (iii) avaliação das difi culdades e do conhecimento adquirido pelos alunos. Os resultados demonstram a possibilidade de ensinar QFD através de situações práticas vivenciadas no dia a dia pelos alunos, em curto espaço de tempo e de forma efetiva, oportunizando o aprendizado signifi cativo.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-18T02:38:51Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/197057
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1518-8043
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000819311
identifier_str_mv 1518-8043
000819311
url http://hdl.handle.net/10183/197057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Liberato: educação, ciência e tecnologia. Novo Hamburgo, RS. Vol. 11, n. 16 (jul./dez. 2010), p. 169-178
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197057/2/000819311.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197057/1/000819311.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fabe23db9506d4572c860d2ab1518803
cb581074532a0905c2aadc6bce4a7cf1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224971370889216