Percepção de alunos de engenharia de produção acerca da utilização da metodologia da problematização no ensino de QFD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/197057 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados de um estudo de caso que teve por fi nalidade avaliar a percepção de alunos acerca da utilização da Metodologia da Problematização para a aprendizagem do Método QFD (Quality Function Deployment) em um Curso de Engenharia de Produção, da região sul do país. A Metodologia da Problematização contempla uma abordagem didático-pedagógica a partir de situações-problema reais do dia a dia. As etapas utilizadas para validação do trabalho foram: (i) apresentação sistemática do Método QFD para os alunos, (ii) acompanhamento e auxílio na aplicação prática do método em indústrias da região e (iii) avaliação das difi culdades e do conhecimento adquirido pelos alunos. Os resultados demonstram a possibilidade de ensinar QFD através de situações práticas vivenciadas no dia a dia pelos alunos, em curto espaço de tempo e de forma efetiva, oportunizando o aprendizado signifi cativo. |
id |
UFRGS-2_b51796455c8a7dcaeceedeb5693e0bbb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197057 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Unterleider, Carlos Eduardo AppolloNoel, Fabiana JungJung, Carlos FernandoTen Caten, Carla Schwengber2019-07-18T02:38:51Z20101518-8043http://hdl.handle.net/10183/197057000819311Este artigo apresenta os resultados de um estudo de caso que teve por fi nalidade avaliar a percepção de alunos acerca da utilização da Metodologia da Problematização para a aprendizagem do Método QFD (Quality Function Deployment) em um Curso de Engenharia de Produção, da região sul do país. A Metodologia da Problematização contempla uma abordagem didático-pedagógica a partir de situações-problema reais do dia a dia. As etapas utilizadas para validação do trabalho foram: (i) apresentação sistemática do Método QFD para os alunos, (ii) acompanhamento e auxílio na aplicação prática do método em indústrias da região e (iii) avaliação das difi culdades e do conhecimento adquirido pelos alunos. Os resultados demonstram a possibilidade de ensinar QFD através de situações práticas vivenciadas no dia a dia pelos alunos, em curto espaço de tempo e de forma efetiva, oportunizando o aprendizado signifi cativo.This paper presents the results of a case study that had the purpose to evaluate the students’ perception about the use of the problematization methodology, to teach QFD method (Quality Function Deployment) in a Course of Engineering of Production, in the south of the Brazil. The problematization methodology contemplates a didactic-pedagogic approach starting from real situation-problem. The steps used for validation of the work were: (i) systematic presentation of the QFD method for the students, (ii) attendance and aid in the practical application of the method in local industries (iii) evaluation of the diffi culties and of the acquired knowledge by the students. The results demonstrate the possibility to teach QFD through practical situations lived in the day by day for the students, in a short space of time and in an effective way, offering a signifi cant learning.application/pdfporRevista Liberato: educação, ciência e tecnologia. Novo Hamburgo, RS. Vol. 11, n. 16 (jul./dez. 2010), p. 169-178Desdobramento da função qualidadeEnsino superiorTeachingProblematization MethodologyQFDPercepção de alunos de engenharia de produção acerca da utilização da metodologia da problematização no ensino de QFDinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000819311.pdf.txt000819311.pdf.txtExtracted Texttext/plain37207http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197057/2/000819311.pdf.txtfabe23db9506d4572c860d2ab1518803MD52ORIGINAL000819311.pdfTexto completoapplication/pdf842884http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197057/1/000819311.pdfcb581074532a0905c2aadc6bce4a7cf1MD5110183/1970572022-06-03 04:34:50.720509oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197057Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-03T07:34:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Percepção de alunos de engenharia de produção acerca da utilização da metodologia da problematização no ensino de QFD |
title |
Percepção de alunos de engenharia de produção acerca da utilização da metodologia da problematização no ensino de QFD |
spellingShingle |
Percepção de alunos de engenharia de produção acerca da utilização da metodologia da problematização no ensino de QFD Unterleider, Carlos Eduardo Appollo Desdobramento da função qualidade Ensino superior Teaching Problematization Methodology QFD |
title_short |
Percepção de alunos de engenharia de produção acerca da utilização da metodologia da problematização no ensino de QFD |
title_full |
Percepção de alunos de engenharia de produção acerca da utilização da metodologia da problematização no ensino de QFD |
title_fullStr |
Percepção de alunos de engenharia de produção acerca da utilização da metodologia da problematização no ensino de QFD |
title_full_unstemmed |
Percepção de alunos de engenharia de produção acerca da utilização da metodologia da problematização no ensino de QFD |
title_sort |
Percepção de alunos de engenharia de produção acerca da utilização da metodologia da problematização no ensino de QFD |
author |
Unterleider, Carlos Eduardo Appollo |
author_facet |
Unterleider, Carlos Eduardo Appollo Noel, Fabiana Jung Jung, Carlos Fernando Ten Caten, Carla Schwengber |
author_role |
author |
author2 |
Noel, Fabiana Jung Jung, Carlos Fernando Ten Caten, Carla Schwengber |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Unterleider, Carlos Eduardo Appollo Noel, Fabiana Jung Jung, Carlos Fernando Ten Caten, Carla Schwengber |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desdobramento da função qualidade Ensino superior |
topic |
Desdobramento da função qualidade Ensino superior Teaching Problematization Methodology QFD |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching Problematization Methodology QFD |
description |
Este artigo apresenta os resultados de um estudo de caso que teve por fi nalidade avaliar a percepção de alunos acerca da utilização da Metodologia da Problematização para a aprendizagem do Método QFD (Quality Function Deployment) em um Curso de Engenharia de Produção, da região sul do país. A Metodologia da Problematização contempla uma abordagem didático-pedagógica a partir de situações-problema reais do dia a dia. As etapas utilizadas para validação do trabalho foram: (i) apresentação sistemática do Método QFD para os alunos, (ii) acompanhamento e auxílio na aplicação prática do método em indústrias da região e (iii) avaliação das difi culdades e do conhecimento adquirido pelos alunos. Os resultados demonstram a possibilidade de ensinar QFD através de situações práticas vivenciadas no dia a dia pelos alunos, em curto espaço de tempo e de forma efetiva, oportunizando o aprendizado signifi cativo. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-07-18T02:38:51Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/197057 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1518-8043 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000819311 |
identifier_str_mv |
1518-8043 000819311 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/197057 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Liberato: educação, ciência e tecnologia. Novo Hamburgo, RS. Vol. 11, n. 16 (jul./dez. 2010), p. 169-178 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197057/2/000819311.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197057/1/000819311.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fabe23db9506d4572c860d2ab1518803 cb581074532a0905c2aadc6bce4a7cf1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224971370889216 |