Projeto de extensão universitária bienal do jogo e educação : algumas potencialidades do brincar comunitário, popular e inclusivo
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/263659 |
Resumo: | Este texto apresenta algumas potencialidades do brincar comunitário, popular e inclusivo da III Edição da Bienal do Jogo e Educação, Projeto de Extensão Universitária, vinculado à Univer- sidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A Bienal do Jogo e Educação fundamenta-se na Ludopedagogia, na Educação Popular e nas Pedagogias da Diferença. Na primeira edição (2018) a temática mobilizada foi a Multiplicidade dos Corpos (#multiplosecorpos) e na segunda edição (2020) a Escuta e o Amor (#escutamor). No ano de 2022 o tema gerador da Bienal utilizou-se da composição das palavras Mambembe e Itinerante (#mambembe+itinerante), justamente para marcar a importância do encontro presencial e inclusivo após a pandemia da Covid-19, um período de distanciamento social e cuidados sanitários. Ao longo do ano de 2022 a equipe executora e a coordenação do projeto promoveram encontros com os territórios das cidades que possibilitam às pessoas jogarem de forma livre, experimental e lúdica: ruas, parques, praças, pátios, ginásios, escolas, pracinhas, teatros, espaços rurais, espaços naturais, jardins, etc. Realizou encontros preparatórios e lançamentos em diferentes espaços educativos da região de Porto Alegre, no Brasil, e, virtualmente, em diferentes mídias, escolas e universidades da região de Montevidéu, no Uruguai. No mês de setembro de 2022 aconteceu a culminância do projeto, três dias inteiros e diversos, de encontros com as singularidades do jogar, do brincar, com as pessoas, através das oficinas, dos ateliers, das conversações e outras atividades organizadas por diferentes projetos sociais, unidades acadêmicas, coletivos autônomos, comunidades, entre outresparceires. A Bienal do Jogo e Educação trabalha com a imprevisibilidade do jogo, visto que propõe o brincar com materiais estruturados e não estruturados, com rodas, com danças, com a multiplicidade dos corpos, com perspectivas inclusivas. Torna-se relevante destacar que as participações foram marcadas por docentes, estudantes de diferentes níveis de formação e pessoas de diversas áreas de atuação. Docentes universitários parceiros da Bienal relataram a importância deste Festival do Brincar, que envolve territórios, culturas, artes, filosofias, outros modos de existir na contemporaneidade, sendo um encontro que não esquece do rigor do brincar (vivíssimo, experienciado e fundamentado). |
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Gai, Daniele NoalSchaab, Rute AdrianeSantos, Willian Domenique Campos dos2023-08-16T03:33:49Z20232358-8195http://hdl.handle.net/10183/263659001173802Este texto apresenta algumas potencialidades do brincar comunitário, popular e inclusivo da III Edição da Bienal do Jogo e Educação, Projeto de Extensão Universitária, vinculado à Univer- sidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A Bienal do Jogo e Educação fundamenta-se na Ludopedagogia, na Educação Popular e nas Pedagogias da Diferença. Na primeira edição (2018) a temática mobilizada foi a Multiplicidade dos Corpos (#multiplosecorpos) e na segunda edição (2020) a Escuta e o Amor (#escutamor). No ano de 2022 o tema gerador da Bienal utilizou-se da composição das palavras Mambembe e Itinerante (#mambembe+itinerante), justamente para marcar a importância do encontro presencial e inclusivo após a pandemia da Covid-19, um período de distanciamento social e cuidados sanitários. Ao longo do ano de 2022 a equipe executora e a coordenação do projeto promoveram encontros com os territórios das cidades que possibilitam às pessoas jogarem de forma livre, experimental e lúdica: ruas, parques, praças, pátios, ginásios, escolas, pracinhas, teatros, espaços rurais, espaços naturais, jardins, etc. Realizou encontros preparatórios e lançamentos em diferentes espaços educativos da região de Porto Alegre, no Brasil, e, virtualmente, em diferentes mídias, escolas e universidades da região de Montevidéu, no Uruguai. No mês de setembro de 2022 aconteceu a culminância do projeto, três dias inteiros e diversos, de encontros com as singularidades do jogar, do brincar, com as pessoas, através das oficinas, dos ateliers, das conversações e outras atividades organizadas por diferentes projetos sociais, unidades acadêmicas, coletivos autônomos, comunidades, entre outresparceires. A Bienal do Jogo e Educação trabalha com a imprevisibilidade do jogo, visto que propõe o brincar com materiais estruturados e não estruturados, com rodas, com danças, com a multiplicidade dos corpos, com perspectivas inclusivas. Torna-se relevante destacar que as participações foram marcadas por docentes, estudantes de diferentes níveis de formação e pessoas de diversas áreas de atuação. Docentes universitários parceiros da Bienal relataram a importância deste Festival do Brincar, que envolve territórios, culturas, artes, filosofias, outros modos de existir na contemporaneidade, sendo um encontro que não esquece do rigor do brincar (vivíssimo, experienciado e fundamentado).This Text Presents some potentialities of the community, popular and inclusive play of the IIIEdition Of Game and Education Biennial, University Extension Project linked to the Federal Univer-sity of Rio Grande do Sul (UFRGS ). The Game andEducationBiennialisbasedon Ludo Pedagogy, Popular Education and Pedagogies of Difference, in the first edition (2018) the theme mobilized was the Multiplicity of Bodies (#multiplesbodies) and in the second edition (2020) Listening and Love (#listentolove). In 2022, the theme that generated the Biennial used composition the words Mambembe and Itinerante (#mambembe+itinerant), precisely to high light the importance of face-to-face and inclusive meetings after the Covid-19 pandemic, a period of social distancing and healthcare. Throughout 2022, the executing team and the Project Coordination Promoted meetings with the territories of the cities that allow people to play in a free, experimental and ludic way: streets, parks, squares, courtyards, gyms, schools, small squares, theaters, rural spaces, natural spaces, gardens, etc. It held preparatory meetings and launches in different educatio-nal spaces in the region of Porto Alegre, in Brazil, and, virtually, in different media, schools and universities in the region of Montevideo, in Uruguay. In themonthofSeptember 2022, the culmi-nation of the Project took place, three full and diverse days of encounters with the singularities playing, with people, through workshops, ateliers, conversations and other activities organized by different social projects, academic units, autonomous collective, communities, among other partners. The Game and Education Biennial works with the unpredictability of the game, as it proposes playing with structured and unstructured materials, with circles, with dances, with the multiplicity of bodies, with inclusive perspectives. Biennial partner university professors reported importance this Festival of Play, which involves territories, cultures, arts, philosophies, other ways of existing in contemporary times, being a meeting that does not forget the rigor of playing (very lively, experienced grounded).application/pdfporExpressa extensão. Pelotas. Vol. 28, n.2 (maio./ago. 2023), p. 71-84Jogo educativoLudoterapiaEducação popularInclusão escolarGame and Education BiennialInclusive playLudo pedagogy; popular education; pedagogies of differencePopular educationPedagogies of differenceProjeto de extensão universitária bienal do jogo e educação : algumas potencialidades do brincar comunitário, popular e inclusivoGame and education biennial university extension Project : some potentialities community, popular and inclusive play info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173802.pdf.txt001173802.pdf.txtExtracted Texttext/plain36806http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263659/2/001173802.pdf.txta12b8de3785e7b99e0665f6360aef35cMD52ORIGINAL001173802.pdfTexto completoapplication/pdf3525836http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263659/1/001173802.pdf68690841e73de5173860fab0ce88b639MD5110183/2636592023-08-17 03:36:49.359001oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263659Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2023-08-17T06:36:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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