Reflexões sobre a rede social Instagram : interpretações da exposição fotográfica de corpos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/233219 |
Resumo: | A evolução do ciberespaço deu margem ao estabelecimento de redes sociais tanto voltadas para linguagem verbal quanto para não verbal. O Instagram, por exemplo, destaca-se por explorar a foto enquanto forma de comunicação. Por isso, observou-se, neste estudo, o uso desse na disseminação de “doutrinas estéticas” por meio de imagens. Para tanto, analisou-se as possíveis leituras que os usuários da rede podiam fazer de fotografias, além do potencial impacto disso para saúde. Apresentou-se a problemática por trás das vivências nessa rede a partir de uma pesquisa bibliográfica, embasada na ideia de identidade social virtual e real, por Erving Goffman, complementada por outros autores e artigos científicos atuais sobre os impactos do uso do Instagram. No desenvolver desta pesquisa, observou-se que não há controle efetivo do espaço do Instagram, uma vez que qualquer um pode ser autor ou leitor, carregando consigo suas vivências, emoções e convenções sociais de corpo no momento da interpretação das fotografias. O conteúdo da foto tampouco é controlável em sua totalidade, sendo publicado com rapidez e reforçado por diferentes recursos da rede. Esse cenário de descontrole abre precedentes para o desenvolver de sentimentos negativos e, muitas vezes, reforçadores de condutas errôneas em relação ao corpo. Contudo, estudos recentes têm demonstrado que o Instagram pode ser uma ferramenta positiva para comunicação e educação em saúde. Mas, para que isso seja viável, demanda-se ainda que mais pesquisas ocorram com foco no funcionamento desse espaço virtual, no entendimento da foto enquanto texto e no uso de reforçadores e suas implicações. Assim, seria possível preparar os profissionais de saúde para uma educação em saúde mais efetiva na rede Instagram. |
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Pereira, Débora MedeirosRamos, MauremBlanco, Vanessa Just2021-12-21T04:28:30Z2021http://hdl.handle.net/10183/233219001134769A evolução do ciberespaço deu margem ao estabelecimento de redes sociais tanto voltadas para linguagem verbal quanto para não verbal. O Instagram, por exemplo, destaca-se por explorar a foto enquanto forma de comunicação. Por isso, observou-se, neste estudo, o uso desse na disseminação de “doutrinas estéticas” por meio de imagens. Para tanto, analisou-se as possíveis leituras que os usuários da rede podiam fazer de fotografias, além do potencial impacto disso para saúde. Apresentou-se a problemática por trás das vivências nessa rede a partir de uma pesquisa bibliográfica, embasada na ideia de identidade social virtual e real, por Erving Goffman, complementada por outros autores e artigos científicos atuais sobre os impactos do uso do Instagram. No desenvolver desta pesquisa, observou-se que não há controle efetivo do espaço do Instagram, uma vez que qualquer um pode ser autor ou leitor, carregando consigo suas vivências, emoções e convenções sociais de corpo no momento da interpretação das fotografias. O conteúdo da foto tampouco é controlável em sua totalidade, sendo publicado com rapidez e reforçado por diferentes recursos da rede. Esse cenário de descontrole abre precedentes para o desenvolver de sentimentos negativos e, muitas vezes, reforçadores de condutas errôneas em relação ao corpo. Contudo, estudos recentes têm demonstrado que o Instagram pode ser uma ferramenta positiva para comunicação e educação em saúde. Mas, para que isso seja viável, demanda-se ainda que mais pesquisas ocorram com foco no funcionamento desse espaço virtual, no entendimento da foto enquanto texto e no uso de reforçadores e suas implicações. Assim, seria possível preparar os profissionais de saúde para uma educação em saúde mais efetiva na rede Instagram.The evolution of cyberspace has given rise to the establishment of social networks for both verbal and non-verbal language. Instagram, for example, stands out for exploring the photo as a form of communication. Therefore, this study observed the use of Instagram in the dissemination of "aesthetic doctrines" through images. To this end, the possible readings that users of this network could make of photographs were analyzed, as well as the potential impact of this on health. The problem behind the experiences in this network was presented from a bibliographic research, based on the idea of virtual and real social identity, by Erving Goffman, complemented by other authors and current scientific articles about the impacts of the use of Instagram. In the development of this research, it was observed that there is no effective control of the Instagram space, since anyone can be author or reader, carrying with them their experiences, emotions and social conventions of body at the time of interpretation of the photos. The content of the photo is not controllable in its entirety either, being published quickly and reinforced by different features of the network. This scenario of lack of control opens the way for the development of negative feelings that often reinforce body misconduct. However, recent studies have shown that Instagram can be a positive tool for communication and health education. But, for this to be feasible, it is necessary that more research occurs focusing on the functioning of this virtual space, the understanding of the photo as text and the use of reinforcers and their implications. Thus, it would be possible to prepare health professionals for a more effective health education on Instagram.application/pdfporFotografiaIdentidadeNutriçãoSaúdeRedes sociais onlinePhotographInstagramSocial identityNutritionHealthReflexões sobre a rede social Instagram : interpretações da exposição fotográfica de corposinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPorto Alegre, BR-RS2021Nutriçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001134769.pdf.txt001134769.pdf.txtExtracted Texttext/plain79178http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233219/2/001134769.pdf.txt0b54187c3afee6bea055e1f97b02fd02MD52ORIGINAL001134769.pdfTexto completoapplication/pdf328803http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233219/1/001134769.pdf233f47b607f8829610cc8f17b16c0cffMD5110183/2332192023-12-23 04:31:08.043428oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233219Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-23T06:31:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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