Education for ethnic-racial relations: an essay on subalternized alterities in the physical sciences.: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICORACIAIS: UM ENSAIO SOBRE ALTERIDADES SUBALTERNIZADAS NAS CIÊNCIAS FÍSICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/37363 |
Resumo: | One of the great challenges of anti-racist education in Brazil is to be designed and implemented in areas that are outside of the ethnic-racial discussion. This essay brings critical reflections on how education for ethnic-racial relations can help to foster, strengthen and make visible subalternized alterities in the physical sciences. We discuss striking cases of ethnic-racial conflicts in Brazil and in the United States behind the installation of observatories, a hydroelectric power plant and a rocket launching base, interpreted as elements of development in the context of the Modern and Contemporary Science Project, but which, alternatively, rescue the tensions between Tradition and Scientific Reason. We argue from a historical, philosophical and epistemological point of view, seeking to justify and encourage the discussion and implementation of Laws 10.639, 11.645 and the National Curriculum Guidelines for Quilombola School Education in basic and higher education science. |
id |
UFMG-11_dd11b7aa29958f51130caa2a177387b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/37363 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Education for ethnic-racial relations: an essay on subalternized alterities in the physical sciences.: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICORACIAIS: UM ENSAIO SOBRE ALTERIDADES SUBALTERNIZADAS NAS CIÊNCIAS FÍSICASEducación para las relaciones étnico-raciales: un ensayo sobre alteridades subalternizadas en las ciencias físicas.: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICORACIAIS: UM ENSAIO SOBRE ALTERIDADES SUBALTERNIZADAS NAS CIÊNCIAS FÍSICASEDUCATION FOR ETHNIC-RACIAL RELATIONS: AN ESSAY ON SUBALTERNIZED ALTERITIES IN THE PHYSICAL SCIENCES: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICORACIAIS: UM ENSAIO SOBRE ALTERIDADES SUBALTERNIZADAS NAS CIÊNCIAS FÍSICASEnsino e Divulgação de Astronomia e de Física; ERER; Educação Escolar Quilombola; Leis 10.639/11.645 e Racismo.One of the great challenges of anti-racist education in Brazil is to be designed and implemented in areas that are outside of the ethnic-racial discussion. This essay brings critical reflections on how education for ethnic-racial relations can help to foster, strengthen and make visible subalternized alterities in the physical sciences. We discuss striking cases of ethnic-racial conflicts in Brazil and in the United States behind the installation of observatories, a hydroelectric power plant and a rocket launching base, interpreted as elements of development in the context of the Modern and Contemporary Science Project, but which, alternatively, rescue the tensions between Tradition and Scientific Reason. We argue from a historical, philosophical and epistemological point of view, seeking to justify and encourage the discussion and implementation of Laws 10.639, 11.645 and the National Curriculum Guidelines for Quilombola School Education in basic and higher education science.Uno de los grandes desafíos de la educación antirracista en Brasil es ser diseñada e implementada en áreas que están fuera de la discusión étnico-racial. Este ensayo aporta reflexiones críticas sobre cómo la educación para las relaciones étnico-raciales puede ayudar a fomentar, fortalecer y visibilizar alteridades subalternizadas en las ciencias físicas. Discutimos casos impactantes de conflictos étnico-raciales en Brasil y Estados Unidos detrás de la instalación de observatorios, una central hidroeléctrica y una base de lanzamiento de cohetes, interpretados como elementos de desarrollo en el contexto del Proyecto de Ciencia Moderna y Contemporánea, pero que, alternativamente, rescatan las tensiones entre Tradición y Razón Científica. Argumentamos desde un punto de vista histórico, filosófico y epistemológico, buscando justificar y fomentar la discusión e implementación de las Leyes 10.639, 11.645 y los Lineamientos Curriculares Nacionales para la Educación Escolar Quilombola en la educación en ciencias básica y superior.Um dos grandes desafios da educação antirracista no Brasil é ser pensada e executada em áreas que se colocam à margem da discussão étnico-racial. O presente ensaio traz reflexões sobre como a educação para as relações étnico-raciais pode ajudar a problematizar as noções de desenvolvimento e progresso (muito íntimas da episteme científica moderna), em aulas de ciências, a partir da análise de casos de conflitos político-territoriais que envolvem comunidades tradicionais e empreendimentos de Estado. Discutimos casos marcantes de conflitos étnico-raciais no Brasil e nos Estados Unidos no que tange à instalação de observatórios, de uma usina hidrelétrica e uma base de lançamento de foguetes, interpretados como elementos de desenvolvimento no contexto do Projeto Moderno e Contemporâneo de Ciência, mas que, alternativamente, resgatam as tensões entre a Tradição e a Razão Científica. Argumentamos do ponto de vista histórico, filosófico e epistemológico, buscando justificar e fomentar a discussão e a execução das Leis 10.639, 11.645 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na educação em ciências, nos ensinos básico e superior.CECIMIG-FaE-UFMG2022-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3736310.1590/1983-21172022240122Ensaio Research in Science Education; Vol. 24 No. 1 (2022): .Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 24 Núm. 1 (2022): .Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 24 n. 1 (2022): .1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporenghttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/37363/31687https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/37363/31688Copyright (c) 2022 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves-Brito, AlanRibeiro Alho, Kaleb2023-03-31T16:07:09Zoai:periodicos.ufmg.br:article/37363Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2023-03-31T16:07:09Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Education for ethnic-racial relations: an essay on subalternized alterities in the physical sciences.: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICORACIAIS: UM ENSAIO SOBRE ALTERIDADES SUBALTERNIZADAS NAS CIÊNCIAS FÍSICAS Educación para las relaciones étnico-raciales: un ensayo sobre alteridades subalternizadas en las ciencias físicas.: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICORACIAIS: UM ENSAIO SOBRE ALTERIDADES SUBALTERNIZADAS NAS CIÊNCIAS FÍSICAS EDUCATION FOR ETHNIC-RACIAL RELATIONS: AN ESSAY ON SUBALTERNIZED ALTERITIES IN THE PHYSICAL SCIENCES: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICORACIAIS: UM ENSAIO SOBRE ALTERIDADES SUBALTERNIZADAS NAS CIÊNCIAS FÍSICAS |
title |
Education for ethnic-racial relations: an essay on subalternized alterities in the physical sciences.: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICORACIAIS: UM ENSAIO SOBRE ALTERIDADES SUBALTERNIZADAS NAS CIÊNCIAS FÍSICAS |
spellingShingle |
Education for ethnic-racial relations: an essay on subalternized alterities in the physical sciences.: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICORACIAIS: UM ENSAIO SOBRE ALTERIDADES SUBALTERNIZADAS NAS CIÊNCIAS FÍSICAS Alves-Brito, Alan Ensino e Divulgação de Astronomia e de Física; ERER; Educação Escolar Quilombola; Leis 10.639/11.645 e Racismo. |
title_short |
Education for ethnic-racial relations: an essay on subalternized alterities in the physical sciences.: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICORACIAIS: UM ENSAIO SOBRE ALTERIDADES SUBALTERNIZADAS NAS CIÊNCIAS FÍSICAS |
title_full |
Education for ethnic-racial relations: an essay on subalternized alterities in the physical sciences.: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICORACIAIS: UM ENSAIO SOBRE ALTERIDADES SUBALTERNIZADAS NAS CIÊNCIAS FÍSICAS |
title_fullStr |
Education for ethnic-racial relations: an essay on subalternized alterities in the physical sciences.: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICORACIAIS: UM ENSAIO SOBRE ALTERIDADES SUBALTERNIZADAS NAS CIÊNCIAS FÍSICAS |
title_full_unstemmed |
Education for ethnic-racial relations: an essay on subalternized alterities in the physical sciences.: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICORACIAIS: UM ENSAIO SOBRE ALTERIDADES SUBALTERNIZADAS NAS CIÊNCIAS FÍSICAS |
title_sort |
Education for ethnic-racial relations: an essay on subalternized alterities in the physical sciences.: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICORACIAIS: UM ENSAIO SOBRE ALTERIDADES SUBALTERNIZADAS NAS CIÊNCIAS FÍSICAS |
author |
Alves-Brito, Alan |
author_facet |
Alves-Brito, Alan Ribeiro Alho, Kaleb |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro Alho, Kaleb |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves-Brito, Alan Ribeiro Alho, Kaleb |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino e Divulgação de Astronomia e de Física; ERER; Educação Escolar Quilombola; Leis 10.639/11.645 e Racismo. |
topic |
Ensino e Divulgação de Astronomia e de Física; ERER; Educação Escolar Quilombola; Leis 10.639/11.645 e Racismo. |
description |
One of the great challenges of anti-racist education in Brazil is to be designed and implemented in areas that are outside of the ethnic-racial discussion. This essay brings critical reflections on how education for ethnic-racial relations can help to foster, strengthen and make visible subalternized alterities in the physical sciences. We discuss striking cases of ethnic-racial conflicts in Brazil and in the United States behind the installation of observatories, a hydroelectric power plant and a rocket launching base, interpreted as elements of development in the context of the Modern and Contemporary Science Project, but which, alternatively, rescue the tensions between Tradition and Scientific Reason. We argue from a historical, philosophical and epistemological point of view, seeking to justify and encourage the discussion and implementation of Laws 10.639, 11.645 and the National Curriculum Guidelines for Quilombola School Education in basic and higher education science. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/37363 10.1590/1983-21172022240122 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/37363 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172022240122 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/37363/31687 https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/37363/31688 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 24 No. 1 (2022): . Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 24 Núm. 1 (2022): . Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 24 n. 1 (2022): . 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711165301915648 |