As interfaces literárias da geografia : espaço e interdisciplinaridade na formação do conhecimento geográfico na educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/224234 |
Resumo: | Le présent article cherche à analyser la relation que la géographie peut établir avec la littérature, à partir de l'observation et de la construction d'espaces dans l'imaginaire littéraire. La proposition est de présenter un exemple de projet à travailler en classe, avec le livre Pra Lá de Marrakesh, de Tiago de Melo Andrade. Le livre aborde des questions sur le continent africain, permettant un débat sur les stéréotypes des paysages et des sociétés pendant les cours. La littérature et la géographie, dans leurs singularités esthétiques et épistémologiques, proposent de construire des récits sur les espaces géographiques. |
id |
UFRGS-2_b57057ab7a87f4d950d0aaa157fa5adb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224234 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dall'Agnese, JúliaBueno, Laura CardosoRodrigues, Aline de Lima2021-07-21T04:23:37Z20201982-0003http://hdl.handle.net/10183/224234001123654Le présent article cherche à analyser la relation que la géographie peut établir avec la littérature, à partir de l'observation et de la construction d'espaces dans l'imaginaire littéraire. La proposition est de présenter un exemple de projet à travailler en classe, avec le livre Pra Lá de Marrakesh, de Tiago de Melo Andrade. Le livre aborde des questions sur le continent africain, permettant un débat sur les stéréotypes des paysages et des sociétés pendant les cours. La littérature et la géographie, dans leurs singularités esthétiques et épistémologiques, proposent de construire des récits sur les espaces géographiques.O presente artigo, que é resultado de pesquisa de iniciação científica, busca analisar a relação que a geografia pode estabelecer com a literatura, através da observação e construção de espaços no imaginário literário. Para isso, apresenta-se uma proposta metodológica que pode ser desenvolvida em sala de aula, com o livro Pra Lá de Marrakesh, de Tiago de Melo Andrade. O livro aborda questões acerca do Continente Africano, permitindo o debate sobre estereótipos de paisagens e sociedades dentro da sala de aula. Desta forma, a Literatura e geografia, dentro de suas singularidades estéticas e epistemológicas, propõem construir narrativas sobre os espaços geográficos.The present article aims to analyze the correlation that geography can have with literature, through the observation and the construction of spaces in the literary imaginary. Its purpose is to present an example of a project to be worked at the classroom environment, with the book Pra Lá de Marrakesh, from Tiago de Melo Andrade. The book covers aspects of the African continent, allowing the debate over landscape-related and societal stereotypes in the classroom space. Literature and geography, through their aesthetic and epistemological singularities, aims to construct narratives about the geographical spaces.application/pdfporPara onde?, Porto Alegre. Vol. 14, n.1 (2020), 15 p.Enseignement de la géographieGeografia : EnsinoLiteraturaEducação básicaGeography teachingAs interfaces literárias da geografia : espaço e interdisciplinaridade na formação do conhecimento geográfico na educação básicaThe literary interfaces of geography : space and didactics in the formation of the geographical knowledge of basic education Les interfaces littéraires de la géographie : espace et éducation dans la formation des connaissances géographiques dans l’éducation basique info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001123654.pdf.txt001123654.pdf.txtExtracted Texttext/plain58986http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224234/2/001123654.pdf.txte45281acc29d8747ac564002235308b0MD52ORIGINAL001123654.pdfTexto completoapplication/pdf302775http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224234/1/001123654.pdf64e139b06c97280ac929fee9e27721aeMD5110183/2242342022-04-20 04:52:49.562546oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224234Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:52:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As interfaces literárias da geografia : espaço e interdisciplinaridade na formação do conhecimento geográfico na educação básica |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The literary interfaces of geography : space and didactics in the formation of the geographical knowledge of basic education |
dc.title.alternative.fr.fl_str_mv |
Les interfaces littéraires de la géographie : espace et éducation dans la formation des connaissances géographiques dans l’éducation basique |
title |
As interfaces literárias da geografia : espaço e interdisciplinaridade na formação do conhecimento geográfico na educação básica |
spellingShingle |
As interfaces literárias da geografia : espaço e interdisciplinaridade na formação do conhecimento geográfico na educação básica Dall'Agnese, Júlia Enseignement de la géographie Geografia : Ensino Literatura Educação básica Geography teaching |
title_short |
As interfaces literárias da geografia : espaço e interdisciplinaridade na formação do conhecimento geográfico na educação básica |
title_full |
As interfaces literárias da geografia : espaço e interdisciplinaridade na formação do conhecimento geográfico na educação básica |
title_fullStr |
As interfaces literárias da geografia : espaço e interdisciplinaridade na formação do conhecimento geográfico na educação básica |
title_full_unstemmed |
As interfaces literárias da geografia : espaço e interdisciplinaridade na formação do conhecimento geográfico na educação básica |
title_sort |
As interfaces literárias da geografia : espaço e interdisciplinaridade na formação do conhecimento geográfico na educação básica |
author |
Dall'Agnese, Júlia |
author_facet |
Dall'Agnese, Júlia Bueno, Laura Cardoso Rodrigues, Aline de Lima |
author_role |
author |
author2 |
Bueno, Laura Cardoso Rodrigues, Aline de Lima |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dall'Agnese, Júlia Bueno, Laura Cardoso Rodrigues, Aline de Lima |
dc.subject.fr.fl_str_mv |
Enseignement de la géographie |
topic |
Enseignement de la géographie Geografia : Ensino Literatura Educação básica Geography teaching |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia : Ensino Literatura Educação básica |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Geography teaching |
description |
Le présent article cherche à analyser la relation que la géographie peut établir avec la littérature, à partir de l'observation et de la construction d'espaces dans l'imaginaire littéraire. La proposition est de présenter un exemple de projet à travailler en classe, avec le livre Pra Lá de Marrakesh, de Tiago de Melo Andrade. Le livre aborde des questions sur le continent africain, permettant un débat sur les stéréotypes des paysages et des sociétés pendant les cours. La littérature et la géographie, dans leurs singularités esthétiques et épistémologiques, proposent de construire des récits sur les espaces géographiques. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-21T04:23:37Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/224234 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1982-0003 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001123654 |
identifier_str_mv |
1982-0003 001123654 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/224234 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Para onde?, Porto Alegre. Vol. 14, n.1 (2020), 15 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224234/2/001123654.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224234/1/001123654.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e45281acc29d8747ac564002235308b0 64e139b06c97280ac929fee9e27721ae |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225026985263104 |