Leitura nas séries iniciais : literatura infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Marinez de Andrade
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/39643
Resumo: Este estudo tem como finalidade a compreensão do processo de construção do conhecimento infantil, dando ênfase à utilização dos livros infantis como ferramenta pedagógica na sala de aula, utilizando-os como instrumento para auxiliar na aquisição da linguagem oral e escrita da criança. Este enfoque temático foi efetuado através do método qualitativo-descritivo de observação em sala de aula, levando em conta a produção dos alunos a partir do projeto “Leitura para todos”, desenvolvido durante um estágio curricular, em uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental de nove anos. O estudo mostra que a utilização dos livros infantis serve como instrumento mediador e auxilia no trabalho pedagógico do educador, que pode propiciar aos seus educando condições necessárias para o bom desenvolvimento da leitura.
id UFRGS-2_b573b62d06c3a6edf2282cf4600d061b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39643
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pinto, Marinez de AndradeCorte Real, Luciane Magalhães2012-04-26T01:22:59Z2010http://hdl.handle.net/10183/39643000825059Este estudo tem como finalidade a compreensão do processo de construção do conhecimento infantil, dando ênfase à utilização dos livros infantis como ferramenta pedagógica na sala de aula, utilizando-os como instrumento para auxiliar na aquisição da linguagem oral e escrita da criança. Este enfoque temático foi efetuado através do método qualitativo-descritivo de observação em sala de aula, levando em conta a produção dos alunos a partir do projeto “Leitura para todos”, desenvolvido durante um estágio curricular, em uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental de nove anos. O estudo mostra que a utilização dos livros infantis serve como instrumento mediador e auxilia no trabalho pedagógico do educador, que pode propiciar aos seus educando condições necessárias para o bom desenvolvimento da leitura.application/pdfporEnsino fundamentalSéries iniciaisDesenvolvimento cognitivoEscolaLeitura nas séries iniciais : literatura infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000825059.pdf.txt000825059.pdf.txtExtracted Texttext/plain51681http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39643/2/000825059.pdf.txt5c6a87ba5cd0c5844de36b12f4cc890bMD52ORIGINAL000825059.pdf000825059.pdfTexto completoapplication/pdf4011969http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39643/1/000825059.pdf6ed2347e34f3520f7dca17667773fdbbMD51THUMBNAIL000825059.pdf.jpg000825059.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg954http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39643/3/000825059.pdf.jpgc4c4063b68a0b6201c0907a893045940MD5310183/396432018-10-10 08:17:31.391oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39643Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:17:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Leitura nas séries iniciais : literatura infantil
title Leitura nas séries iniciais : literatura infantil
spellingShingle Leitura nas séries iniciais : literatura infantil
Pinto, Marinez de Andrade
Ensino fundamental
Séries iniciais
Desenvolvimento cognitivo
Escola
title_short Leitura nas séries iniciais : literatura infantil
title_full Leitura nas séries iniciais : literatura infantil
title_fullStr Leitura nas séries iniciais : literatura infantil
title_full_unstemmed Leitura nas séries iniciais : literatura infantil
title_sort Leitura nas séries iniciais : literatura infantil
author Pinto, Marinez de Andrade
author_facet Pinto, Marinez de Andrade
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Marinez de Andrade
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Corte Real, Luciane Magalhães
contributor_str_mv Corte Real, Luciane Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Séries iniciais
Desenvolvimento cognitivo
Escola
topic Ensino fundamental
Séries iniciais
Desenvolvimento cognitivo
Escola
description Este estudo tem como finalidade a compreensão do processo de construção do conhecimento infantil, dando ênfase à utilização dos livros infantis como ferramenta pedagógica na sala de aula, utilizando-os como instrumento para auxiliar na aquisição da linguagem oral e escrita da criança. Este enfoque temático foi efetuado através do método qualitativo-descritivo de observação em sala de aula, levando em conta a produção dos alunos a partir do projeto “Leitura para todos”, desenvolvido durante um estágio curricular, em uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental de nove anos. O estudo mostra que a utilização dos livros infantis serve como instrumento mediador e auxilia no trabalho pedagógico do educador, que pode propiciar aos seus educando condições necessárias para o bom desenvolvimento da leitura.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-04-26T01:22:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/39643
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000825059
url http://hdl.handle.net/10183/39643
identifier_str_mv 000825059
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39643/2/000825059.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39643/1/000825059.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39643/3/000825059.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5c6a87ba5cd0c5844de36b12f4cc890b
6ed2347e34f3520f7dca17667773fdbb
c4c4063b68a0b6201c0907a893045940
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224427747147776