Leitura nas séries iniciais : literatura infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/39643 |
Resumo: | Este estudo tem como finalidade a compreensão do processo de construção do conhecimento infantil, dando ênfase à utilização dos livros infantis como ferramenta pedagógica na sala de aula, utilizando-os como instrumento para auxiliar na aquisição da linguagem oral e escrita da criança. Este enfoque temático foi efetuado através do método qualitativo-descritivo de observação em sala de aula, levando em conta a produção dos alunos a partir do projeto “Leitura para todos”, desenvolvido durante um estágio curricular, em uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental de nove anos. O estudo mostra que a utilização dos livros infantis serve como instrumento mediador e auxilia no trabalho pedagógico do educador, que pode propiciar aos seus educando condições necessárias para o bom desenvolvimento da leitura. |
id |
UFRGS-2_b573b62d06c3a6edf2282cf4600d061b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39643 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pinto, Marinez de AndradeCorte Real, Luciane Magalhães2012-04-26T01:22:59Z2010http://hdl.handle.net/10183/39643000825059Este estudo tem como finalidade a compreensão do processo de construção do conhecimento infantil, dando ênfase à utilização dos livros infantis como ferramenta pedagógica na sala de aula, utilizando-os como instrumento para auxiliar na aquisição da linguagem oral e escrita da criança. Este enfoque temático foi efetuado através do método qualitativo-descritivo de observação em sala de aula, levando em conta a produção dos alunos a partir do projeto “Leitura para todos”, desenvolvido durante um estágio curricular, em uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental de nove anos. O estudo mostra que a utilização dos livros infantis serve como instrumento mediador e auxilia no trabalho pedagógico do educador, que pode propiciar aos seus educando condições necessárias para o bom desenvolvimento da leitura.application/pdfporEnsino fundamentalSéries iniciaisDesenvolvimento cognitivoEscolaLeitura nas séries iniciais : literatura infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000825059.pdf.txt000825059.pdf.txtExtracted Texttext/plain51681http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39643/2/000825059.pdf.txt5c6a87ba5cd0c5844de36b12f4cc890bMD52ORIGINAL000825059.pdf000825059.pdfTexto completoapplication/pdf4011969http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39643/1/000825059.pdf6ed2347e34f3520f7dca17667773fdbbMD51THUMBNAIL000825059.pdf.jpg000825059.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg954http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39643/3/000825059.pdf.jpgc4c4063b68a0b6201c0907a893045940MD5310183/396432018-10-10 08:17:31.391oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39643Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:17:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Leitura nas séries iniciais : literatura infantil |
title |
Leitura nas séries iniciais : literatura infantil |
spellingShingle |
Leitura nas séries iniciais : literatura infantil Pinto, Marinez de Andrade Ensino fundamental Séries iniciais Desenvolvimento cognitivo Escola |
title_short |
Leitura nas séries iniciais : literatura infantil |
title_full |
Leitura nas séries iniciais : literatura infantil |
title_fullStr |
Leitura nas séries iniciais : literatura infantil |
title_full_unstemmed |
Leitura nas séries iniciais : literatura infantil |
title_sort |
Leitura nas séries iniciais : literatura infantil |
author |
Pinto, Marinez de Andrade |
author_facet |
Pinto, Marinez de Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Marinez de Andrade |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Corte Real, Luciane Magalhães |
contributor_str_mv |
Corte Real, Luciane Magalhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino fundamental Séries iniciais Desenvolvimento cognitivo Escola |
topic |
Ensino fundamental Séries iniciais Desenvolvimento cognitivo Escola |
description |
Este estudo tem como finalidade a compreensão do processo de construção do conhecimento infantil, dando ênfase à utilização dos livros infantis como ferramenta pedagógica na sala de aula, utilizando-os como instrumento para auxiliar na aquisição da linguagem oral e escrita da criança. Este enfoque temático foi efetuado através do método qualitativo-descritivo de observação em sala de aula, levando em conta a produção dos alunos a partir do projeto “Leitura para todos”, desenvolvido durante um estágio curricular, em uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental de nove anos. O estudo mostra que a utilização dos livros infantis serve como instrumento mediador e auxilia no trabalho pedagógico do educador, que pode propiciar aos seus educando condições necessárias para o bom desenvolvimento da leitura. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-04-26T01:22:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/39643 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000825059 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/39643 |
identifier_str_mv |
000825059 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39643/2/000825059.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39643/1/000825059.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39643/3/000825059.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5c6a87ba5cd0c5844de36b12f4cc890b 6ed2347e34f3520f7dca17667773fdbb c4c4063b68a0b6201c0907a893045940 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224427747147776 |