Lizângela Torres em incursões noturnas : nota sobre a poética das sombras projetadas pela artista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/275784 |
Resumo: | O artigo versa sobre o trabalho da artista brasileira Lizângela Torres (Brasil, 1989), mais especificamente a série “Incursões noturnas” quando situações obscuras são exploradas através do vídeo, da fotografia, do desenho e instalações. Pretende-se tratar sobre a poética da sombra projetada, e o seu papel como impulsionadora de um trabalho plástico. A melancolia, a aliança com a noite, e o negativo serão ligados ao mito da origem da pintura de Plínio, o Velho. É onde o desejo de figuração desta sombra pode dar uma forma aos nossos fantasmas. |
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Cunha, Eduardo Figueiredo Vieira da2024-06-12T05:34:37Z20172182-8547http://hdl.handle.net/10183/275784001020571O artigo versa sobre o trabalho da artista brasileira Lizângela Torres (Brasil, 1989), mais especificamente a série “Incursões noturnas” quando situações obscuras são exploradas através do vídeo, da fotografia, do desenho e instalações. Pretende-se tratar sobre a poética da sombra projetada, e o seu papel como impulsionadora de um trabalho plástico. A melancolia, a aliança com a noite, e o negativo serão ligados ao mito da origem da pintura de Plínio, o Velho. É onde o desejo de figuração desta sombra pode dar uma forma aos nossos fantasmas.The article deals with the work of Brazilian artist Lizângela Torres (Brazil, 991), more specifically the series “Night Incursions” when obscure situations are explored through video, photography, design and installations. It is intended to deal with the poetics of projected shadow, and its role as the driver of a plastic work. Melancholy, the alliance with the night, and the negative will be linked to the myth of the origin of the painting of Pliny the Elder. It is where the desire for figuration of this shadow can give shape to our ghosts.application/pdfporCroma: estudos artísticos. Lisboa. Vol. 5, n. 9 (jan./jun. 2017), p. 26-32FotografiaArteSombra : FotografiaNoiteLizângela Torres em incursões noturnas : nota sobre a poética das sombras projetadas pela artistaLizângela Torres in Night Incursions : notes on the poetics of the projected shadows by the artistEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001020571.pdf.txt001020571.pdf.txtExtracted Texttext/plain16115http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275784/2/001020571.pdf.txtb5e7424a7b014c4245c181bc5c5e6cd9MD52ORIGINAL001020571.pdfTexto completoapplication/pdf402021http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275784/1/001020571.pdfd362c95fce7825ca1fe7a72dfe2a8e4bMD5110183/2757842024-06-13 06:46:31.805908oai:www.lume.ufrgs.br:10183/275784Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2024-06-13T09:46:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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