O Impacto das franquias nas projeções de sinistralidade do Ramo 623 - RC Ônibus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Battisti, Renan Luis
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/250705
Resumo: Com constante aumento da frota de veículos nas estradas brasileiras e a alta requisição que o Brasil utiliza o transporte rodoviário, faz-se necessário a existência de um produto de seguro bem estruturado para arcar com demanda setorial, tanto para riscos materiais quanto para riscos pessoais. À vista disso, e devido ao aumento na quantidade de sinistros registrados, juntamente com o alto índice de sinistralidade, o presente estudo investigou a base interna de dados de uma subscritora de seguros, a fim de analisar os impactos das franquias nas projeções de sinistralidade da cobertura de danos materiais causados a terceiros, do Ramo 0623 – Responsabilidade Civil do Transporte de Passageiros. Foi feita análise simulando as contratações de quatro faixas de franquias, com quatro respectivos descontos aplicados aos prêmios, com a finalidade de projetar os índices de sinistralidade para cada faixa de franquia, bem como o índice geral do período estudado. Concluiu-se que a inclusão de franquia tem impacto positivo nas projeções de sinistralidade para a cobertura de danos materiais causados a terceiros, em projeção de diminuir em até -12.51% o índice de sinistralidade. Entretanto, sugere-se método embasado estatisticamente quanto ao valor da franquia e o desconto a ser aplicado, não de forma arbitrária, mas também como uma forma de subscrição de risco para melhor encaixar o valor de franquia para cada perfil segurado. Este estudo contribui com resultados importantes sobre a utilização da franquia para equilibro de carteira. Também, por não haver muitas pesquisas acadêmicas sobre o tema “franquia” e suas aplicações.
id UFRGS-2_b599b2f7427c1d6572437daac5842c5f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250705
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Battisti, Renan LuisLumertz, José Antônio2022-11-04T04:37:49Z2022http://hdl.handle.net/10183/250705001152769Com constante aumento da frota de veículos nas estradas brasileiras e a alta requisição que o Brasil utiliza o transporte rodoviário, faz-se necessário a existência de um produto de seguro bem estruturado para arcar com demanda setorial, tanto para riscos materiais quanto para riscos pessoais. À vista disso, e devido ao aumento na quantidade de sinistros registrados, juntamente com o alto índice de sinistralidade, o presente estudo investigou a base interna de dados de uma subscritora de seguros, a fim de analisar os impactos das franquias nas projeções de sinistralidade da cobertura de danos materiais causados a terceiros, do Ramo 0623 – Responsabilidade Civil do Transporte de Passageiros. Foi feita análise simulando as contratações de quatro faixas de franquias, com quatro respectivos descontos aplicados aos prêmios, com a finalidade de projetar os índices de sinistralidade para cada faixa de franquia, bem como o índice geral do período estudado. Concluiu-se que a inclusão de franquia tem impacto positivo nas projeções de sinistralidade para a cobertura de danos materiais causados a terceiros, em projeção de diminuir em até -12.51% o índice de sinistralidade. Entretanto, sugere-se método embasado estatisticamente quanto ao valor da franquia e o desconto a ser aplicado, não de forma arbitrária, mas também como uma forma de subscrição de risco para melhor encaixar o valor de franquia para cada perfil segurado. Este estudo contribui com resultados importantes sobre a utilização da franquia para equilibro de carteira. Também, por não haver muitas pesquisas acadêmicas sobre o tema “franquia” e suas aplicações.With the constant increase in the vehicle fleet on Brazilian roads and the high demand that Brazil uses road transport, it is necessary to have a well-structured insurance product to meet the sector's demand, both for material risks and personal risks. In view of this, and due to the increase in the quantity of registered claims, along with the high loss ratio, the present study investigated the internal database of an insurance underwriter, in order to analyze the impact of deductibles in the loss projections of the coverage for material damage caused to third parties, of Branch 0623 - Civil Liability for Passenger Transportation. An analysis was carried out simulating the hiring of four ranges of deductibles, with four respective discounts applied to premiums, with the purpose of projecting the loss rates for each range of deductible, as well as the general rate for the period studied. It was concluded that the inclusion of deductibles has a positive impact in the loss ratio projections for property damage coverage caused to third parties, in a projection of decreasing up to -12.51% the loss ratio. However, a statistically based method is suggested as to the value of the deductible and the discount to be applied, not in an arbitrary way, but also as a form of risk underwriting to better fit the deductible value to each insured profile. This study contributes with important results about the use of the deductible for portfolio balancing. Also, because there is not much academic research on the theme "deductible" and its applications.application/pdfporSeguro de automóveisAcidentes de trânsitoDeductibleInsuranceLoss ratioMaterial damagesO Impacto das franquias nas projeções de sinistralidade do Ramo 623 - RC ÔnibusThe impact of deductibles on claims projections in Branch 623 - RC Bus info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2022/1Ciências Atuariaisgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001152769.pdf.txt001152769.pdf.txtExtracted Texttext/plain57227http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250705/2/001152769.pdf.txta65fcedeee52d6cba3895820985aa519MD52ORIGINAL001152769.pdfTexto completoapplication/pdf311673http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250705/1/001152769.pdf7926c020a83879eb468d36949336f63cMD5110183/2507052022-11-05 04:49:12.411982oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250705Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-11-05T07:49:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Impacto das franquias nas projeções de sinistralidade do Ramo 623 - RC Ônibus
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The impact of deductibles on claims projections in Branch 623 - RC Bus
title O Impacto das franquias nas projeções de sinistralidade do Ramo 623 - RC Ônibus
spellingShingle O Impacto das franquias nas projeções de sinistralidade do Ramo 623 - RC Ônibus
Battisti, Renan Luis
Seguro de automóveis
Acidentes de trânsito
Deductible
Insurance
Loss ratio
Material damages
title_short O Impacto das franquias nas projeções de sinistralidade do Ramo 623 - RC Ônibus
title_full O Impacto das franquias nas projeções de sinistralidade do Ramo 623 - RC Ônibus
title_fullStr O Impacto das franquias nas projeções de sinistralidade do Ramo 623 - RC Ônibus
title_full_unstemmed O Impacto das franquias nas projeções de sinistralidade do Ramo 623 - RC Ônibus
title_sort O Impacto das franquias nas projeções de sinistralidade do Ramo 623 - RC Ônibus
author Battisti, Renan Luis
author_facet Battisti, Renan Luis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Battisti, Renan Luis
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lumertz, José Antônio
contributor_str_mv Lumertz, José Antônio
dc.subject.por.fl_str_mv Seguro de automóveis
Acidentes de trânsito
topic Seguro de automóveis
Acidentes de trânsito
Deductible
Insurance
Loss ratio
Material damages
dc.subject.eng.fl_str_mv Deductible
Insurance
Loss ratio
Material damages
description Com constante aumento da frota de veículos nas estradas brasileiras e a alta requisição que o Brasil utiliza o transporte rodoviário, faz-se necessário a existência de um produto de seguro bem estruturado para arcar com demanda setorial, tanto para riscos materiais quanto para riscos pessoais. À vista disso, e devido ao aumento na quantidade de sinistros registrados, juntamente com o alto índice de sinistralidade, o presente estudo investigou a base interna de dados de uma subscritora de seguros, a fim de analisar os impactos das franquias nas projeções de sinistralidade da cobertura de danos materiais causados a terceiros, do Ramo 0623 – Responsabilidade Civil do Transporte de Passageiros. Foi feita análise simulando as contratações de quatro faixas de franquias, com quatro respectivos descontos aplicados aos prêmios, com a finalidade de projetar os índices de sinistralidade para cada faixa de franquia, bem como o índice geral do período estudado. Concluiu-se que a inclusão de franquia tem impacto positivo nas projeções de sinistralidade para a cobertura de danos materiais causados a terceiros, em projeção de diminuir em até -12.51% o índice de sinistralidade. Entretanto, sugere-se método embasado estatisticamente quanto ao valor da franquia e o desconto a ser aplicado, não de forma arbitrária, mas também como uma forma de subscrição de risco para melhor encaixar o valor de franquia para cada perfil segurado. Este estudo contribui com resultados importantes sobre a utilização da franquia para equilibro de carteira. Também, por não haver muitas pesquisas acadêmicas sobre o tema “franquia” e suas aplicações.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-04T04:37:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/250705
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001152769
url http://hdl.handle.net/10183/250705
identifier_str_mv 001152769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250705/2/001152769.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250705/1/001152769.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a65fcedeee52d6cba3895820985aa519
7926c020a83879eb468d36949336f63c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224643551428608