Práticas exitosas dos preceptores de uma residência multiprofissional : interface com a interprofissionalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arnemann, Cristiane Trivisiol
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Kruse, Maria Henriqueta Luce, Gastaldo, Denise Maria, Jorge, Alan Cristian Rodrigues, Silva, André Luis da, Margarites, Ane Glauce Freitas, Pires, Cássio Lamas, Kuplich, Nádia Mora, Santos, Maitê Telles dos, Condessa, Robledo Leal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/201839
Resumo: Nosso artigo, fundamentado na Pesquisa Apreciativa, apresenta e discute as melhores práticas de um grupo de preceptores de um programa de residência multiprofissional em Saúde. As melhores práticas identificadas são: a consulta multiprofissional, o acolhimento dos residentes e as ações integradas entre as diferentes ênfases da residência. Além dessas, identificaram-se as estratégias para desenvolver as práticas nos cenários de saúde que seguem os pressupostos da educação interprofissional, já que promovem a reflexão de diferentes atores do processo na construção de práticas que buscam maior atenção à saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
id UFRGS-2_b5b8b771c03ad15824643f4faa8ade73
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201839
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Arnemann, Cristiane TrivisiolKruse, Maria Henriqueta LuceGastaldo, Denise MariaJorge, Alan Cristian RodriguesSilva, André Luis daMargarites, Ane Glauce FreitasPires, Cássio LamasKuplich, Nádia MoraSantos, Maitê Telles dosCondessa, Robledo Leal2019-11-15T03:52:06Z20181414-3283http://hdl.handle.net/10183/201839001105784Nosso artigo, fundamentado na Pesquisa Apreciativa, apresenta e discute as melhores práticas de um grupo de preceptores de um programa de residência multiprofissional em Saúde. As melhores práticas identificadas são: a consulta multiprofissional, o acolhimento dos residentes e as ações integradas entre as diferentes ênfases da residência. Além dessas, identificaram-se as estratégias para desenvolver as práticas nos cenários de saúde que seguem os pressupostos da educação interprofissional, já que promovem a reflexão de diferentes atores do processo na construção de práticas que buscam maior atenção à saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).In this article, based on Appreciative Inquiry, we present and discuss the best practices of a group of preceptors from a multiprofessional health residency program in Brazil. The best practices we identified are the multiprofessional consultation, the reception given to residents, and the integrated actions among different majors of the residency. In addition, we identified their strategies to develop the practices in health settings. The practices follow the presuppositions of interprofessional education, as they promote the reflection of different actors on the construction of practices that aim at the provision of better healthcare for users of the Brazilian National Health System (SUS).Nuestro artículo, fundamentado en la investigación apreciativa, presenta y discute las mejores prácticas de un grupo de preceptores de un Programa de Residencia Multiprofesional en Salud. las mejores prácticas identificadas son: la consulta multiprofesional, la acogida de los residentes y las acciones integradas entre los diferentes énfasis de la residencia. Además de esas, se identificaron las estrategias para desarrollar las prácticas en los escenarios de Salud que siguen los supuestos de la educación interprofesional, puesto que promueven la reflexión de diferentes actores del proceso en la construcción de prácticas que buscan una mejor atención de la salud de los usuarios del Sistema Brasileño de Salud (SUS).application/pdfporInterface : comunicação, saúde, educação. Botucatu. vol. 22, supl. 2 (2018), p. 1635-1646.Educação interprofissionalEducação continuadaPrática profissionalAssistência integral à saúdeResidencias multiprofesionales en saludInterprofessional educationPermanent health educationMultiprofessional health residenciesAppreaciative inquiryProfessional practiceEducación interprofesionalEducación permanente en saludInvestigación apreciativaPractica profesionalPráticas exitosas dos preceptores de uma residência multiprofissional : interface com a interprofissionalidadePreceptor’s best practices in a multiprofessional residency : interface with interprofessionalityinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001105784.pdf.txt001105784.pdf.txtExtracted Texttext/plain44871http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201839/3/001105784.pdf.txt80c3c17c5fc07034926fb9696ec65872MD53001105784-02.pdf.txt001105784-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain41316http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201839/4/001105784-02.pdf.txtc4703865decdc71da494e243ada82153MD54ORIGINAL001105784.pdfTexto completoapplication/pdf159022http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201839/1/001105784.pdf16ade21bf9e1be48db32ef78ab306f99MD51001105784-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf149957http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201839/2/001105784-02.pdf693bec6f56f55891572c568e85890ad7MD5210183/2018392019-11-16 04:52:04.783551oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201839Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-16T06:52:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas exitosas dos preceptores de uma residência multiprofissional : interface com a interprofissionalidade
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Preceptor’s best practices in a multiprofessional residency : interface with interprofessionality
title Práticas exitosas dos preceptores de uma residência multiprofissional : interface com a interprofissionalidade
spellingShingle Práticas exitosas dos preceptores de uma residência multiprofissional : interface com a interprofissionalidade
Arnemann, Cristiane Trivisiol
Educação interprofissional
Educação continuada
Prática profissional
Assistência integral à saúde
Residencias multiprofesionales en salud
Interprofessional education
Permanent health education
Multiprofessional health residencies
Appreaciative inquiry
Professional practice
Educación interprofesional
Educación permanente en salud
Investigación apreciativa
Practica profesional
title_short Práticas exitosas dos preceptores de uma residência multiprofissional : interface com a interprofissionalidade
title_full Práticas exitosas dos preceptores de uma residência multiprofissional : interface com a interprofissionalidade
title_fullStr Práticas exitosas dos preceptores de uma residência multiprofissional : interface com a interprofissionalidade
title_full_unstemmed Práticas exitosas dos preceptores de uma residência multiprofissional : interface com a interprofissionalidade
title_sort Práticas exitosas dos preceptores de uma residência multiprofissional : interface com a interprofissionalidade
author Arnemann, Cristiane Trivisiol
author_facet Arnemann, Cristiane Trivisiol
Kruse, Maria Henriqueta Luce
Gastaldo, Denise Maria
Jorge, Alan Cristian Rodrigues
Silva, André Luis da
Margarites, Ane Glauce Freitas
Pires, Cássio Lamas
Kuplich, Nádia Mora
Santos, Maitê Telles dos
Condessa, Robledo Leal
author_role author
author2 Kruse, Maria Henriqueta Luce
Gastaldo, Denise Maria
Jorge, Alan Cristian Rodrigues
Silva, André Luis da
Margarites, Ane Glauce Freitas
Pires, Cássio Lamas
Kuplich, Nádia Mora
Santos, Maitê Telles dos
Condessa, Robledo Leal
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arnemann, Cristiane Trivisiol
Kruse, Maria Henriqueta Luce
Gastaldo, Denise Maria
Jorge, Alan Cristian Rodrigues
Silva, André Luis da
Margarites, Ane Glauce Freitas
Pires, Cássio Lamas
Kuplich, Nádia Mora
Santos, Maitê Telles dos
Condessa, Robledo Leal
dc.subject.por.fl_str_mv Educação interprofissional
Educação continuada
Prática profissional
Assistência integral à saúde
topic Educação interprofissional
Educação continuada
Prática profissional
Assistência integral à saúde
Residencias multiprofesionales en salud
Interprofessional education
Permanent health education
Multiprofessional health residencies
Appreaciative inquiry
Professional practice
Educación interprofesional
Educación permanente en salud
Investigación apreciativa
Practica profesional
dc.subject.eng.fl_str_mv Residencias multiprofesionales en salud
Interprofessional education
Permanent health education
Multiprofessional health residencies
Appreaciative inquiry
Professional practice
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación interprofesional
Educación permanente en salud
Investigación apreciativa
Practica profesional
description Nosso artigo, fundamentado na Pesquisa Apreciativa, apresenta e discute as melhores práticas de um grupo de preceptores de um programa de residência multiprofissional em Saúde. As melhores práticas identificadas são: a consulta multiprofissional, o acolhimento dos residentes e as ações integradas entre as diferentes ênfases da residência. Além dessas, identificaram-se as estratégias para desenvolver as práticas nos cenários de saúde que seguem os pressupostos da educação interprofissional, já que promovem a reflexão de diferentes atores do processo na construção de práticas que buscam maior atenção à saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-15T03:52:06Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/201839
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-3283
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001105784
identifier_str_mv 1414-3283
001105784
url http://hdl.handle.net/10183/201839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Interface : comunicação, saúde, educação. Botucatu. vol. 22, supl. 2 (2018), p. 1635-1646.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201839/3/001105784.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201839/4/001105784-02.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201839/1/001105784.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201839/2/001105784-02.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 80c3c17c5fc07034926fb9696ec65872
c4703865decdc71da494e243ada82153
16ade21bf9e1be48db32ef78ab306f99
693bec6f56f55891572c568e85890ad7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224979625279488