Proposição de um jogo de cartas para suporte a projetos orientados ao design emocional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parolin, Guilherme
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pillon, Carolina Bravo, Pizzato, Gabriela Zubaran de Azevedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/172659
Resumo: O objetivo da pesquisa foi propor um jogo analógico para apoiar o desenvolvimento de projetos orientados para o design emocional. A metodologia da pesquisa incluiu quatro etapas: revisão de literatura, desenvolvimento do projeto, coleta e análise de dados. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação direta e o questionário. A partir da revisão de literatura, foi proposto o desenvolvimento de um jogo de cartas para auxiliar na geração de ideias para novos produtos. Foi realizada uma verificação com três designers de produto com a intenção de avaliar, de maneira preliminar, a viabilidade da utilização do jogo de cartas na prática profissional. Foram criadas seis alternativas para a solução do problema, uma das quais foi considerada pelos participantes da pesquisa com sendo imediatamente aplicável ao projeto. Isso demonstra que a ferramenta pode, eventualmente, contribuir para a geração de ideias em projetos focados no design emocional de uma maneira lúdica, divertida e criativa.
id UFRGS-2_b5d1a5106b44d12795cfbb1fd197e79a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172659
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Parolin, GuilhermePillon, Carolina BravoPizzato, Gabriela Zubaran de Azevedo2018-02-20T02:25:49Z20171414-3895http://hdl.handle.net/10183/172659001059379O objetivo da pesquisa foi propor um jogo analógico para apoiar o desenvolvimento de projetos orientados para o design emocional. A metodologia da pesquisa incluiu quatro etapas: revisão de literatura, desenvolvimento do projeto, coleta e análise de dados. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação direta e o questionário. A partir da revisão de literatura, foi proposto o desenvolvimento de um jogo de cartas para auxiliar na geração de ideias para novos produtos. Foi realizada uma verificação com três designers de produto com a intenção de avaliar, de maneira preliminar, a viabilidade da utilização do jogo de cartas na prática profissional. Foram criadas seis alternativas para a solução do problema, uma das quais foi considerada pelos participantes da pesquisa com sendo imediatamente aplicável ao projeto. Isso demonstra que a ferramenta pode, eventualmente, contribuir para a geração de ideias em projetos focados no design emocional de uma maneira lúdica, divertida e criativa.This research proposes an analog game for supporting project development focused on emotional design. Its methodology includes four steps: literature review, project development, data collecting and data analysis. Assessment tools used were direct observation and a questionnaire. It was proposed the development of a card game to support idea generation for new product development. An assessment with three product designers was conducted in order to evaluate preliminarily the viability of using the card game in a professional setting. It was created six alternatives for the solution of the problem, one of which was considered by research’s participants as being immediately applicable to a specific project. This demonstrates that the card game may contribute to the idea generation in projects focused on emotional design in a playful, fun and creative way.application/pdfporEducação gráfica. v.21, n.3 (dez. 2017), p. 230-249Design emocionalDesign de produtoProjeto : MetodologiaDesign de jogosDesign methodologyIndustrial designEmotional designEmpathic designPositive and negative emotionsCard gamesProposição de um jogo de cartas para suporte a projetos orientados ao design emocionalProposal of a card game for suporting projects focuse on emotional design info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001059379.pdf001059379.pdfTexto completoapplication/pdf639401http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172659/1/001059379.pdf90b76f52b2be3fdf8c89321f15b167ccMD51TEXT001059379.pdf.txt001059379.pdf.txtExtracted Texttext/plain53372http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172659/2/001059379.pdf.txtabd02d1cc136314b47f8bbaf8bf917f2MD52THUMBNAIL001059379.pdf.jpg001059379.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1986http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172659/3/001059379.pdf.jpgfa12119889613eab326e51745289fb7cMD5310183/1726592018-10-29 07:53:59.281oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172659Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:53:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposição de um jogo de cartas para suporte a projetos orientados ao design emocional
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Proposal of a card game for suporting projects focuse on emotional design
title Proposição de um jogo de cartas para suporte a projetos orientados ao design emocional
spellingShingle Proposição de um jogo de cartas para suporte a projetos orientados ao design emocional
Parolin, Guilherme
Design emocional
Design de produto
Projeto : Metodologia
Design de jogos
Design methodology
Industrial design
Emotional design
Empathic design
Positive and negative emotions
Card games
title_short Proposição de um jogo de cartas para suporte a projetos orientados ao design emocional
title_full Proposição de um jogo de cartas para suporte a projetos orientados ao design emocional
title_fullStr Proposição de um jogo de cartas para suporte a projetos orientados ao design emocional
title_full_unstemmed Proposição de um jogo de cartas para suporte a projetos orientados ao design emocional
title_sort Proposição de um jogo de cartas para suporte a projetos orientados ao design emocional
author Parolin, Guilherme
author_facet Parolin, Guilherme
Pillon, Carolina Bravo
Pizzato, Gabriela Zubaran de Azevedo
author_role author
author2 Pillon, Carolina Bravo
Pizzato, Gabriela Zubaran de Azevedo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Parolin, Guilherme
Pillon, Carolina Bravo
Pizzato, Gabriela Zubaran de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Design emocional
Design de produto
Projeto : Metodologia
Design de jogos
topic Design emocional
Design de produto
Projeto : Metodologia
Design de jogos
Design methodology
Industrial design
Emotional design
Empathic design
Positive and negative emotions
Card games
dc.subject.eng.fl_str_mv Design methodology
Industrial design
Emotional design
Empathic design
Positive and negative emotions
Card games
description O objetivo da pesquisa foi propor um jogo analógico para apoiar o desenvolvimento de projetos orientados para o design emocional. A metodologia da pesquisa incluiu quatro etapas: revisão de literatura, desenvolvimento do projeto, coleta e análise de dados. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação direta e o questionário. A partir da revisão de literatura, foi proposto o desenvolvimento de um jogo de cartas para auxiliar na geração de ideias para novos produtos. Foi realizada uma verificação com três designers de produto com a intenção de avaliar, de maneira preliminar, a viabilidade da utilização do jogo de cartas na prática profissional. Foram criadas seis alternativas para a solução do problema, uma das quais foi considerada pelos participantes da pesquisa com sendo imediatamente aplicável ao projeto. Isso demonstra que a ferramenta pode, eventualmente, contribuir para a geração de ideias em projetos focados no design emocional de uma maneira lúdica, divertida e criativa.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-02-20T02:25:49Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/172659
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-3895
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001059379
identifier_str_mv 1414-3895
001059379
url http://hdl.handle.net/10183/172659
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação gráfica. v.21, n.3 (dez. 2017), p. 230-249
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172659/1/001059379.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172659/2/001059379.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172659/3/001059379.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 90b76f52b2be3fdf8c89321f15b167cc
abd02d1cc136314b47f8bbaf8bf917f2
fa12119889613eab326e51745289fb7c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487365585469440