Proposição de um jogo de cartas para suporte a projetos orientados ao design emocional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/172659 |
Resumo: | O objetivo da pesquisa foi propor um jogo analógico para apoiar o desenvolvimento de projetos orientados para o design emocional. A metodologia da pesquisa incluiu quatro etapas: revisão de literatura, desenvolvimento do projeto, coleta e análise de dados. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação direta e o questionário. A partir da revisão de literatura, foi proposto o desenvolvimento de um jogo de cartas para auxiliar na geração de ideias para novos produtos. Foi realizada uma verificação com três designers de produto com a intenção de avaliar, de maneira preliminar, a viabilidade da utilização do jogo de cartas na prática profissional. Foram criadas seis alternativas para a solução do problema, uma das quais foi considerada pelos participantes da pesquisa com sendo imediatamente aplicável ao projeto. Isso demonstra que a ferramenta pode, eventualmente, contribuir para a geração de ideias em projetos focados no design emocional de uma maneira lúdica, divertida e criativa. |
id |
UFRGS-2_b5d1a5106b44d12795cfbb1fd197e79a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172659 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Parolin, GuilhermePillon, Carolina BravoPizzato, Gabriela Zubaran de Azevedo2018-02-20T02:25:49Z20171414-3895http://hdl.handle.net/10183/172659001059379O objetivo da pesquisa foi propor um jogo analógico para apoiar o desenvolvimento de projetos orientados para o design emocional. A metodologia da pesquisa incluiu quatro etapas: revisão de literatura, desenvolvimento do projeto, coleta e análise de dados. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação direta e o questionário. A partir da revisão de literatura, foi proposto o desenvolvimento de um jogo de cartas para auxiliar na geração de ideias para novos produtos. Foi realizada uma verificação com três designers de produto com a intenção de avaliar, de maneira preliminar, a viabilidade da utilização do jogo de cartas na prática profissional. Foram criadas seis alternativas para a solução do problema, uma das quais foi considerada pelos participantes da pesquisa com sendo imediatamente aplicável ao projeto. Isso demonstra que a ferramenta pode, eventualmente, contribuir para a geração de ideias em projetos focados no design emocional de uma maneira lúdica, divertida e criativa.This research proposes an analog game for supporting project development focused on emotional design. Its methodology includes four steps: literature review, project development, data collecting and data analysis. Assessment tools used were direct observation and a questionnaire. It was proposed the development of a card game to support idea generation for new product development. An assessment with three product designers was conducted in order to evaluate preliminarily the viability of using the card game in a professional setting. It was created six alternatives for the solution of the problem, one of which was considered by research’s participants as being immediately applicable to a specific project. This demonstrates that the card game may contribute to the idea generation in projects focused on emotional design in a playful, fun and creative way.application/pdfporEducação gráfica. v.21, n.3 (dez. 2017), p. 230-249Design emocionalDesign de produtoProjeto : MetodologiaDesign de jogosDesign methodologyIndustrial designEmotional designEmpathic designPositive and negative emotionsCard gamesProposição de um jogo de cartas para suporte a projetos orientados ao design emocionalProposal of a card game for suporting projects focuse on emotional design info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001059379.pdf001059379.pdfTexto completoapplication/pdf639401http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172659/1/001059379.pdf90b76f52b2be3fdf8c89321f15b167ccMD51TEXT001059379.pdf.txt001059379.pdf.txtExtracted Texttext/plain53372http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172659/2/001059379.pdf.txtabd02d1cc136314b47f8bbaf8bf917f2MD52THUMBNAIL001059379.pdf.jpg001059379.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1986http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172659/3/001059379.pdf.jpgfa12119889613eab326e51745289fb7cMD5310183/1726592018-10-29 07:53:59.281oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172659Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:53:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Proposição de um jogo de cartas para suporte a projetos orientados ao design emocional |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Proposal of a card game for suporting projects focuse on emotional design |
title |
Proposição de um jogo de cartas para suporte a projetos orientados ao design emocional |
spellingShingle |
Proposição de um jogo de cartas para suporte a projetos orientados ao design emocional Parolin, Guilherme Design emocional Design de produto Projeto : Metodologia Design de jogos Design methodology Industrial design Emotional design Empathic design Positive and negative emotions Card games |
title_short |
Proposição de um jogo de cartas para suporte a projetos orientados ao design emocional |
title_full |
Proposição de um jogo de cartas para suporte a projetos orientados ao design emocional |
title_fullStr |
Proposição de um jogo de cartas para suporte a projetos orientados ao design emocional |
title_full_unstemmed |
Proposição de um jogo de cartas para suporte a projetos orientados ao design emocional |
title_sort |
Proposição de um jogo de cartas para suporte a projetos orientados ao design emocional |
author |
Parolin, Guilherme |
author_facet |
Parolin, Guilherme Pillon, Carolina Bravo Pizzato, Gabriela Zubaran de Azevedo |
author_role |
author |
author2 |
Pillon, Carolina Bravo Pizzato, Gabriela Zubaran de Azevedo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Parolin, Guilherme Pillon, Carolina Bravo Pizzato, Gabriela Zubaran de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design emocional Design de produto Projeto : Metodologia Design de jogos |
topic |
Design emocional Design de produto Projeto : Metodologia Design de jogos Design methodology Industrial design Emotional design Empathic design Positive and negative emotions Card games |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Design methodology Industrial design Emotional design Empathic design Positive and negative emotions Card games |
description |
O objetivo da pesquisa foi propor um jogo analógico para apoiar o desenvolvimento de projetos orientados para o design emocional. A metodologia da pesquisa incluiu quatro etapas: revisão de literatura, desenvolvimento do projeto, coleta e análise de dados. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação direta e o questionário. A partir da revisão de literatura, foi proposto o desenvolvimento de um jogo de cartas para auxiliar na geração de ideias para novos produtos. Foi realizada uma verificação com três designers de produto com a intenção de avaliar, de maneira preliminar, a viabilidade da utilização do jogo de cartas na prática profissional. Foram criadas seis alternativas para a solução do problema, uma das quais foi considerada pelos participantes da pesquisa com sendo imediatamente aplicável ao projeto. Isso demonstra que a ferramenta pode, eventualmente, contribuir para a geração de ideias em projetos focados no design emocional de uma maneira lúdica, divertida e criativa. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-02-20T02:25:49Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/172659 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1414-3895 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001059379 |
identifier_str_mv |
1414-3895 001059379 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/172659 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação gráfica. v.21, n.3 (dez. 2017), p. 230-249 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172659/1/001059379.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172659/2/001059379.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172659/3/001059379.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
90b76f52b2be3fdf8c89321f15b167cc abd02d1cc136314b47f8bbaf8bf917f2 fa12119889613eab326e51745289fb7c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798487365585469440 |