Design orientado para o dilema : uma contribuição para a experiência de designers em cocriação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Denise Lopes da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/236279
Resumo: Profissionais de design podem exercer suas atividades de modo colaborativo, trabalhando em equipe, com especialistas ou não especialistas, bem como fazendo interação com outras áreas do conhecimento. Neste sentido, necessidades surgem e um ponto de partida para a compreensão desses relacionamentos humanos se dá na intersecção do design com a psicologia. O campo do design emocional conduz à possibilidade de projetar para estimular ou abrandar determinadas emoções. Visto que as pessoas enfrentam desconfortos através de diversos conflitos em suas experiências de vida (incluindo as profissionais), a abordagem do DDD (design orientado para o dilema) estimula a geração de estratégias de design para amenizar ou resolver conflitos. Esta pesquisa tem como objetivo verificar como a abordagem teórico-metodológica do design orientado para o dilema pode contribuir para o engajamento dos designers em processos de cocriação em place branding, impactando positivamente no trabalho colaborativo e no bem-estar destes profissionais. Apresenta como unidade de análise um grupo de designers trabalhando colaborativamente em um projeto de place branding, chamado O Que Marca Porto Alegre? Com o intuito de responder aos objetivos deste trabalho, a identificação de emoções e dilemas associados à experiência colaborativa acorreu por meio de questionários e entrevistas aplicadas aos integrantes do grupo. De posse desses resultados, foi formado um grupo focal com designers, com o objetivo traçar diretrizes para equilibrar o principal concern conflitante constatado - aderir à ideia do grupo, mesmo considerando a sua melhor. Como resultado, 16 diretrizes projetuais foram desenvolvidas, com base em quatro constructos identificados ao longo do estudo: gestão, metodologia, autoria e comunicação.
id URGS_ea3b16194808a21925a9b2c6b160a823
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236279
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Silva, Denise Lopes daPizzato, Gabriela Zubaran de Azevedo2022-03-26T05:07:25Z2021http://hdl.handle.net/10183/236279001138429Profissionais de design podem exercer suas atividades de modo colaborativo, trabalhando em equipe, com especialistas ou não especialistas, bem como fazendo interação com outras áreas do conhecimento. Neste sentido, necessidades surgem e um ponto de partida para a compreensão desses relacionamentos humanos se dá na intersecção do design com a psicologia. O campo do design emocional conduz à possibilidade de projetar para estimular ou abrandar determinadas emoções. Visto que as pessoas enfrentam desconfortos através de diversos conflitos em suas experiências de vida (incluindo as profissionais), a abordagem do DDD (design orientado para o dilema) estimula a geração de estratégias de design para amenizar ou resolver conflitos. Esta pesquisa tem como objetivo verificar como a abordagem teórico-metodológica do design orientado para o dilema pode contribuir para o engajamento dos designers em processos de cocriação em place branding, impactando positivamente no trabalho colaborativo e no bem-estar destes profissionais. Apresenta como unidade de análise um grupo de designers trabalhando colaborativamente em um projeto de place branding, chamado O Que Marca Porto Alegre? Com o intuito de responder aos objetivos deste trabalho, a identificação de emoções e dilemas associados à experiência colaborativa acorreu por meio de questionários e entrevistas aplicadas aos integrantes do grupo. De posse desses resultados, foi formado um grupo focal com designers, com o objetivo traçar diretrizes para equilibrar o principal concern conflitante constatado - aderir à ideia do grupo, mesmo considerando a sua melhor. Como resultado, 16 diretrizes projetuais foram desenvolvidas, com base em quatro constructos identificados ao longo do estudo: gestão, metodologia, autoria e comunicação.Design professionals can perform their activities in a collaborative way, working in teams, with specialists or non-specialists, as well as interacting with other areas of knowledge. In this sense, needs arise and a starting point for understanding these human relationships takes place at the intersection of design and psychology. The field of emotional design leads to the possibility of designing to stimulate or soften certain emotions. Since people face discomfort through various conflicts in their life experiences (including professional ones), the DDD design approach (dilemma-oriented design) encourages the generation of design strategies to alleviate or resolve conflicts. This research aims to verify how the theoretical-methodological approach to dilemma-oriented design can contribute to the engagement of designers in co-creation processes in place branding, positively impacting the collaborative work and well-being of these professionals. It presents as a unit of analysis a group of designers working collaboratively on a collective place branding project, called O Que Marca Porto Alegre?. In order to respond to the objectives of this work, the identification of emotions and dilemmas associated with the collaborative experience occurred through questionnaires and interviews applied to group members. With these results in hand, a focus group was formed with designers, aiming to outline guidelines to balance the main conflicting concern found - adhere to the group's idea, even considering its best. As a result, 16 design guidelines were developed, based on four constructs identified throughout the study: management, methodology, authorship and communication.application/pdfporDesign emocionalEmoçõesCocriaçãoDesign for emotionDilemma-driven designCo-creation between designersPositive and negative emotionsPlace brandingDesign orientado para o dilema : uma contribuição para a experiência de designers em cocriaçãoDilemma-driven design : a contribution for the experience of co-creation designersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em DesignPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138429.pdf.txt001138429.pdf.txtExtracted Texttext/plain299934http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236279/2/001138429.pdf.txte7bd0e34720c8289f4bc145a8e55b637MD52ORIGINAL001138429.pdfTexto completoapplication/pdf4275757http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236279/1/001138429.pdf59601cec0770a7b2e1d83b09aaa1f8e2MD5110183/2362792022-04-05 04:41:27.353803oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236279Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-04-05T07:41:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Design orientado para o dilema : uma contribuição para a experiência de designers em cocriação
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Dilemma-driven design : a contribution for the experience of co-creation designers
title Design orientado para o dilema : uma contribuição para a experiência de designers em cocriação
spellingShingle Design orientado para o dilema : uma contribuição para a experiência de designers em cocriação
Silva, Denise Lopes da
Design emocional
Emoções
Cocriação
Design for emotion
Dilemma-driven design
Co-creation between designers
Positive and negative emotions
Place branding
title_short Design orientado para o dilema : uma contribuição para a experiência de designers em cocriação
title_full Design orientado para o dilema : uma contribuição para a experiência de designers em cocriação
title_fullStr Design orientado para o dilema : uma contribuição para a experiência de designers em cocriação
title_full_unstemmed Design orientado para o dilema : uma contribuição para a experiência de designers em cocriação
title_sort Design orientado para o dilema : uma contribuição para a experiência de designers em cocriação
author Silva, Denise Lopes da
author_facet Silva, Denise Lopes da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Denise Lopes da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pizzato, Gabriela Zubaran de Azevedo
contributor_str_mv Pizzato, Gabriela Zubaran de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Design emocional
Emoções
Cocriação
topic Design emocional
Emoções
Cocriação
Design for emotion
Dilemma-driven design
Co-creation between designers
Positive and negative emotions
Place branding
dc.subject.eng.fl_str_mv Design for emotion
Dilemma-driven design
Co-creation between designers
Positive and negative emotions
Place branding
description Profissionais de design podem exercer suas atividades de modo colaborativo, trabalhando em equipe, com especialistas ou não especialistas, bem como fazendo interação com outras áreas do conhecimento. Neste sentido, necessidades surgem e um ponto de partida para a compreensão desses relacionamentos humanos se dá na intersecção do design com a psicologia. O campo do design emocional conduz à possibilidade de projetar para estimular ou abrandar determinadas emoções. Visto que as pessoas enfrentam desconfortos através de diversos conflitos em suas experiências de vida (incluindo as profissionais), a abordagem do DDD (design orientado para o dilema) estimula a geração de estratégias de design para amenizar ou resolver conflitos. Esta pesquisa tem como objetivo verificar como a abordagem teórico-metodológica do design orientado para o dilema pode contribuir para o engajamento dos designers em processos de cocriação em place branding, impactando positivamente no trabalho colaborativo e no bem-estar destes profissionais. Apresenta como unidade de análise um grupo de designers trabalhando colaborativamente em um projeto de place branding, chamado O Que Marca Porto Alegre? Com o intuito de responder aos objetivos deste trabalho, a identificação de emoções e dilemas associados à experiência colaborativa acorreu por meio de questionários e entrevistas aplicadas aos integrantes do grupo. De posse desses resultados, foi formado um grupo focal com designers, com o objetivo traçar diretrizes para equilibrar o principal concern conflitante constatado - aderir à ideia do grupo, mesmo considerando a sua melhor. Como resultado, 16 diretrizes projetuais foram desenvolvidas, com base em quatro constructos identificados ao longo do estudo: gestão, metodologia, autoria e comunicação.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-26T05:07:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/236279
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001138429
url http://hdl.handle.net/10183/236279
identifier_str_mv 001138429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236279/2/001138429.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236279/1/001138429.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e7bd0e34720c8289f4bc145a8e55b637
59601cec0770a7b2e1d83b09aaa1f8e2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1816737048672862208