Motivações para o consumo de livros digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tribino, Nathalia Alencastro Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/266812
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso teve como finalidade analisar a motivação em relação ao consumo de livros digitais e desenvolver conhecimento sobre o comportamento do consumidor e os fatores que influenciam a sua tomada de decisão em relação à intenção de compra. O estudo tem como objetivos específicos identificar aspectos e dimensões que englobam a experiência do leitor de e-books, examinar as características que acercam as experiências vividas durante o consumo e, a partir dos resultados das entrevistas, analisar a impressão dos entrevistados diante dos fatores que mais impactam na sua intenção de consumir livros digitais. O presente estudo desenvolveu entrevistas individuais em profundidade a partir de uma pesquisa do tipo exploratório, com o interesse em analisar de forma acentuada as percepções e experiências de cada indivíduo dentro do contexto que será apresentado. As entrevistas em profundidade foram efetuadas com um público-alvo que, especificamente, possui como pré-requisito o hábito de leitura de livros digitais. Após análise, os resultados mostram que a praticidade e a comodidade são as principais motivações para o consumo de livros digitais, além disso, os valores acessíveis também foram destacados pelos entrevistados, já que muitos consideram os livros digitais mais acessíveis financeiramente do que os físicos. O presente estudo conclui que o consumo de conteúdos digitais tem crescido nos últimos anos, e se mostram cada vez mais relevantes no setor editorial brasileiro, por isso, é fundamental entender as motivações dos leitores para atender às necessidades e expectativas.
id UFRGS-2_82f1571dc32973a681d93aa9e133c29f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/266812
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Tribino, Nathalia Alencastro SilvaNicolao, Leonardo2023-11-09T03:19:40Z2023http://hdl.handle.net/10183/266812001185913O presente trabalho de conclusão de curso teve como finalidade analisar a motivação em relação ao consumo de livros digitais e desenvolver conhecimento sobre o comportamento do consumidor e os fatores que influenciam a sua tomada de decisão em relação à intenção de compra. O estudo tem como objetivos específicos identificar aspectos e dimensões que englobam a experiência do leitor de e-books, examinar as características que acercam as experiências vividas durante o consumo e, a partir dos resultados das entrevistas, analisar a impressão dos entrevistados diante dos fatores que mais impactam na sua intenção de consumir livros digitais. O presente estudo desenvolveu entrevistas individuais em profundidade a partir de uma pesquisa do tipo exploratório, com o interesse em analisar de forma acentuada as percepções e experiências de cada indivíduo dentro do contexto que será apresentado. As entrevistas em profundidade foram efetuadas com um público-alvo que, especificamente, possui como pré-requisito o hábito de leitura de livros digitais. Após análise, os resultados mostram que a praticidade e a comodidade são as principais motivações para o consumo de livros digitais, além disso, os valores acessíveis também foram destacados pelos entrevistados, já que muitos consideram os livros digitais mais acessíveis financeiramente do que os físicos. O presente estudo conclui que o consumo de conteúdos digitais tem crescido nos últimos anos, e se mostram cada vez mais relevantes no setor editorial brasileiro, por isso, é fundamental entender as motivações dos leitores para atender às necessidades e expectativas.The main subject of this final paper was to analyze the motivation that surrounds the consumption of digital books and to develop knowledge about consumer behavior and the factors that influence their decision process in relation to purchase intentions. The study has as specific objectives to identify aspects and dimensions that embrace the perception of the assiduous reader in face of their routine, to identify and examine the characteristics that surround the experiences lived at the moment that the consumption of digital books lasts, and, from the results of the interviews, to analyze the impression of the interviewees in face of the factors that most impact their intention to consume digital books. The present study developed individual in-depth interviews from an exploratory type research, with the interest in analyzing in a sharp way the perceptions and experiences of each individual in the context. The in-depth interviews were executed with a selected audience that specifically has the pre-requisite the habit of reading digital books. After analysis, the results show that practicity and commodity are the main motivations for consuming digital books, in addition, affordable values were also highlighted by respondents, as many consider digital books more financially accessible than physical books. This study concludes that consumption of digital content has grown in recent years, and is increasingly relevant in the Brazilian publishing industry, so it is fundamental to understand readers' motivations to satisfy necessities and expectations.application/pdfporComportamento do consumidorMotivaçãoDecisão de compraMarketing sensorialAtributos de valorConsumptionConsumer behaviorE-readerE-booksMotivationMotivações para o consumo de livros digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2022/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001185913.pdf.txt001185913.pdf.txtExtracted Texttext/plain96314http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266812/2/001185913.pdf.txt626e06e33417caa08694abc45fa7a519MD52ORIGINAL001185913.pdfTexto completoapplication/pdf1872069http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266812/1/001185913.pdfd21d60d3382075825c5b544d91738ee4MD5110183/2668122023-11-10 04:25:48.013897oai:www.lume.ufrgs.br:10183/266812Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-11-10T06:25:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Motivações para o consumo de livros digitais
title Motivações para o consumo de livros digitais
spellingShingle Motivações para o consumo de livros digitais
Tribino, Nathalia Alencastro Silva
Comportamento do consumidor
Motivação
Decisão de compra
Marketing sensorial
Atributos de valor
Consumption
Consumer behavior
E-reader
E-books
Motivation
title_short Motivações para o consumo de livros digitais
title_full Motivações para o consumo de livros digitais
title_fullStr Motivações para o consumo de livros digitais
title_full_unstemmed Motivações para o consumo de livros digitais
title_sort Motivações para o consumo de livros digitais
author Tribino, Nathalia Alencastro Silva
author_facet Tribino, Nathalia Alencastro Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tribino, Nathalia Alencastro Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nicolao, Leonardo
contributor_str_mv Nicolao, Leonardo
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Motivação
Decisão de compra
Marketing sensorial
Atributos de valor
topic Comportamento do consumidor
Motivação
Decisão de compra
Marketing sensorial
Atributos de valor
Consumption
Consumer behavior
E-reader
E-books
Motivation
dc.subject.eng.fl_str_mv Consumption
Consumer behavior
E-reader
E-books
Motivation
description O presente trabalho de conclusão de curso teve como finalidade analisar a motivação em relação ao consumo de livros digitais e desenvolver conhecimento sobre o comportamento do consumidor e os fatores que influenciam a sua tomada de decisão em relação à intenção de compra. O estudo tem como objetivos específicos identificar aspectos e dimensões que englobam a experiência do leitor de e-books, examinar as características que acercam as experiências vividas durante o consumo e, a partir dos resultados das entrevistas, analisar a impressão dos entrevistados diante dos fatores que mais impactam na sua intenção de consumir livros digitais. O presente estudo desenvolveu entrevistas individuais em profundidade a partir de uma pesquisa do tipo exploratório, com o interesse em analisar de forma acentuada as percepções e experiências de cada indivíduo dentro do contexto que será apresentado. As entrevistas em profundidade foram efetuadas com um público-alvo que, especificamente, possui como pré-requisito o hábito de leitura de livros digitais. Após análise, os resultados mostram que a praticidade e a comodidade são as principais motivações para o consumo de livros digitais, além disso, os valores acessíveis também foram destacados pelos entrevistados, já que muitos consideram os livros digitais mais acessíveis financeiramente do que os físicos. O presente estudo conclui que o consumo de conteúdos digitais tem crescido nos últimos anos, e se mostram cada vez mais relevantes no setor editorial brasileiro, por isso, é fundamental entender as motivações dos leitores para atender às necessidades e expectativas.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-09T03:19:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/266812
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001185913
url http://hdl.handle.net/10183/266812
identifier_str_mv 001185913
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266812/2/001185913.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266812/1/001185913.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 626e06e33417caa08694abc45fa7a519
d21d60d3382075825c5b544d91738ee4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224669695574016