UCA : inclusão digital e novos desafios para o professor no estudo de caso da escola São Jorge

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Vera Rodrigues de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141378
Resumo: O Governo Federal dirige um olhar mais atento à educação. A tecnologia chega às escolas através de projetos experimentais, como o Programa Um Computador por Aluno - UCA. O objetivo principal é o de promover a inclusão digital, disponibilizando um laptop para cada aluno das escolas públicas selecionadas. O professor que participa desse processo deve estar preparado para atuar frente a essa nova realidade. Para que esse profissional consiga criar estratégias de aprendizagem inovadoras utilizando o computador, necessita de uma capacitação que lhe dê condições para fazê-lo. A formação oferecida pelo programa deve torná-lo capaz de apropriar-se do sistema operacional que está sendo oferecido através do laptop. E ainda, deve oportunizar o debate entre esses profissionais da educação e seus formadores sobre alternativas que produzam mudanças nas formas de ensinar e de aprender através do uso de tecnologia.
id UFRGS-2_b5def53f852117d11214baccc39d24fa
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141378
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Vera Rodrigues deDias, Cristiani de Oliveira2016-05-20T02:10:07Z2011http://hdl.handle.net/10183/141378000990646O Governo Federal dirige um olhar mais atento à educação. A tecnologia chega às escolas através de projetos experimentais, como o Programa Um Computador por Aluno - UCA. O objetivo principal é o de promover a inclusão digital, disponibilizando um laptop para cada aluno das escolas públicas selecionadas. O professor que participa desse processo deve estar preparado para atuar frente a essa nova realidade. Para que esse profissional consiga criar estratégias de aprendizagem inovadoras utilizando o computador, necessita de uma capacitação que lhe dê condições para fazê-lo. A formação oferecida pelo programa deve torná-lo capaz de apropriar-se do sistema operacional que está sendo oferecido através do laptop. E ainda, deve oportunizar o debate entre esses profissionais da educação e seus formadores sobre alternativas que produzam mudanças nas formas de ensinar e de aprender através do uso de tecnologia.application/pdfporInclusão digitalFormação de professoresComputadorAlunoUCA : inclusão digital e novos desafios para o professor no estudo de caso da escola São Jorgeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990646.pdf000990646.pdfTexto completoapplication/pdf494196http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141378/1/000990646.pdf1f11c7fd3474859aaeaedfcc1ff074b2MD51TEXT000990646.pdf.txt000990646.pdf.txtExtracted Texttext/plain113533http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141378/2/000990646.pdf.txte1f928d00f4fda164a13c44a5ebdedd3MD52THUMBNAIL000990646.pdf.jpg000990646.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1020http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141378/3/000990646.pdf.jpgf1f8dbf142d7abd64bce4bd198738667MD5310183/1413782018-10-25 10:03:50.101oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141378Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:03:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv UCA : inclusão digital e novos desafios para o professor no estudo de caso da escola São Jorge
title UCA : inclusão digital e novos desafios para o professor no estudo de caso da escola São Jorge
spellingShingle UCA : inclusão digital e novos desafios para o professor no estudo de caso da escola São Jorge
Oliveira, Vera Rodrigues de
Inclusão digital
Formação de professores
Computador
Aluno
title_short UCA : inclusão digital e novos desafios para o professor no estudo de caso da escola São Jorge
title_full UCA : inclusão digital e novos desafios para o professor no estudo de caso da escola São Jorge
title_fullStr UCA : inclusão digital e novos desafios para o professor no estudo de caso da escola São Jorge
title_full_unstemmed UCA : inclusão digital e novos desafios para o professor no estudo de caso da escola São Jorge
title_sort UCA : inclusão digital e novos desafios para o professor no estudo de caso da escola São Jorge
author Oliveira, Vera Rodrigues de
author_facet Oliveira, Vera Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Vera Rodrigues de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dias, Cristiani de Oliveira
contributor_str_mv Dias, Cristiani de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão digital
Formação de professores
Computador
Aluno
topic Inclusão digital
Formação de professores
Computador
Aluno
description O Governo Federal dirige um olhar mais atento à educação. A tecnologia chega às escolas através de projetos experimentais, como o Programa Um Computador por Aluno - UCA. O objetivo principal é o de promover a inclusão digital, disponibilizando um laptop para cada aluno das escolas públicas selecionadas. O professor que participa desse processo deve estar preparado para atuar frente a essa nova realidade. Para que esse profissional consiga criar estratégias de aprendizagem inovadoras utilizando o computador, necessita de uma capacitação que lhe dê condições para fazê-lo. A formação oferecida pelo programa deve torná-lo capaz de apropriar-se do sistema operacional que está sendo oferecido através do laptop. E ainda, deve oportunizar o debate entre esses profissionais da educação e seus formadores sobre alternativas que produzam mudanças nas formas de ensinar e de aprender através do uso de tecnologia.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-20T02:10:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141378
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000990646
url http://hdl.handle.net/10183/141378
identifier_str_mv 000990646
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141378/1/000990646.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141378/2/000990646.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141378/3/000990646.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1f11c7fd3474859aaeaedfcc1ff074b2
e1f928d00f4fda164a13c44a5ebdedd3
f1f8dbf142d7abd64bce4bd198738667
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224509308534784