UCA : inclusão digital e novos desafios para o professor no estudo de caso da escola São Jorge
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141378 |
Resumo: | O Governo Federal dirige um olhar mais atento à educação. A tecnologia chega às escolas através de projetos experimentais, como o Programa Um Computador por Aluno - UCA. O objetivo principal é o de promover a inclusão digital, disponibilizando um laptop para cada aluno das escolas públicas selecionadas. O professor que participa desse processo deve estar preparado para atuar frente a essa nova realidade. Para que esse profissional consiga criar estratégias de aprendizagem inovadoras utilizando o computador, necessita de uma capacitação que lhe dê condições para fazê-lo. A formação oferecida pelo programa deve torná-lo capaz de apropriar-se do sistema operacional que está sendo oferecido através do laptop. E ainda, deve oportunizar o debate entre esses profissionais da educação e seus formadores sobre alternativas que produzam mudanças nas formas de ensinar e de aprender através do uso de tecnologia. |
id |
UFRGS-2_b5def53f852117d11214baccc39d24fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141378 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Vera Rodrigues deDias, Cristiani de Oliveira2016-05-20T02:10:07Z2011http://hdl.handle.net/10183/141378000990646O Governo Federal dirige um olhar mais atento à educação. A tecnologia chega às escolas através de projetos experimentais, como o Programa Um Computador por Aluno - UCA. O objetivo principal é o de promover a inclusão digital, disponibilizando um laptop para cada aluno das escolas públicas selecionadas. O professor que participa desse processo deve estar preparado para atuar frente a essa nova realidade. Para que esse profissional consiga criar estratégias de aprendizagem inovadoras utilizando o computador, necessita de uma capacitação que lhe dê condições para fazê-lo. A formação oferecida pelo programa deve torná-lo capaz de apropriar-se do sistema operacional que está sendo oferecido através do laptop. E ainda, deve oportunizar o debate entre esses profissionais da educação e seus formadores sobre alternativas que produzam mudanças nas formas de ensinar e de aprender através do uso de tecnologia.application/pdfporInclusão digitalFormação de professoresComputadorAlunoUCA : inclusão digital e novos desafios para o professor no estudo de caso da escola São Jorgeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990646.pdf000990646.pdfTexto completoapplication/pdf494196http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141378/1/000990646.pdf1f11c7fd3474859aaeaedfcc1ff074b2MD51TEXT000990646.pdf.txt000990646.pdf.txtExtracted Texttext/plain113533http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141378/2/000990646.pdf.txte1f928d00f4fda164a13c44a5ebdedd3MD52THUMBNAIL000990646.pdf.jpg000990646.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1020http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141378/3/000990646.pdf.jpgf1f8dbf142d7abd64bce4bd198738667MD5310183/1413782018-10-25 10:03:50.101oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141378Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:03:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
UCA : inclusão digital e novos desafios para o professor no estudo de caso da escola São Jorge |
title |
UCA : inclusão digital e novos desafios para o professor no estudo de caso da escola São Jorge |
spellingShingle |
UCA : inclusão digital e novos desafios para o professor no estudo de caso da escola São Jorge Oliveira, Vera Rodrigues de Inclusão digital Formação de professores Computador Aluno |
title_short |
UCA : inclusão digital e novos desafios para o professor no estudo de caso da escola São Jorge |
title_full |
UCA : inclusão digital e novos desafios para o professor no estudo de caso da escola São Jorge |
title_fullStr |
UCA : inclusão digital e novos desafios para o professor no estudo de caso da escola São Jorge |
title_full_unstemmed |
UCA : inclusão digital e novos desafios para o professor no estudo de caso da escola São Jorge |
title_sort |
UCA : inclusão digital e novos desafios para o professor no estudo de caso da escola São Jorge |
author |
Oliveira, Vera Rodrigues de |
author_facet |
Oliveira, Vera Rodrigues de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Vera Rodrigues de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dias, Cristiani de Oliveira |
contributor_str_mv |
Dias, Cristiani de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão digital Formação de professores Computador Aluno |
topic |
Inclusão digital Formação de professores Computador Aluno |
description |
O Governo Federal dirige um olhar mais atento à educação. A tecnologia chega às escolas através de projetos experimentais, como o Programa Um Computador por Aluno - UCA. O objetivo principal é o de promover a inclusão digital, disponibilizando um laptop para cada aluno das escolas públicas selecionadas. O professor que participa desse processo deve estar preparado para atuar frente a essa nova realidade. Para que esse profissional consiga criar estratégias de aprendizagem inovadoras utilizando o computador, necessita de uma capacitação que lhe dê condições para fazê-lo. A formação oferecida pelo programa deve torná-lo capaz de apropriar-se do sistema operacional que está sendo oferecido através do laptop. E ainda, deve oportunizar o debate entre esses profissionais da educação e seus formadores sobre alternativas que produzam mudanças nas formas de ensinar e de aprender através do uso de tecnologia. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-20T02:10:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/141378 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000990646 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/141378 |
identifier_str_mv |
000990646 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141378/1/000990646.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141378/2/000990646.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141378/3/000990646.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1f11c7fd3474859aaeaedfcc1ff074b2 e1f928d00f4fda164a13c44a5ebdedd3 f1f8dbf142d7abd64bce4bd198738667 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224509308534784 |