Inclusão digital dos professores de 5ª a 8ª série das escolas municipais de Farroupilha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gulden, Bárbara Luiza Reiter
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141484
Resumo: A educação é a base para uma sociedade. É na escola, junto aos professores, que as crianças e adolescentes, passam a maior parte do tempo. O professor é elemento fundamental na colaboração da aprendizagem do aluno, desde a convivência com os outros, conhecimento e acesso ao novo, utilização de recursos tecnológicos, entre outros. Neste contexto, este estudo, procurou analisar o nível de inclusão digital dos professores de 5ª a 8ª série de escolas municipais de Farroupilha, analisando, entre outros aspectos, a relação entre o conhecimento que os professores têm sobre informática e a utilização que fazem do computador na sua prática pedagógica, seja para preparar aulas e se aperfeiçoar ou para com os alunos na sala de aula ou no laboratório de informática. Concluiu-se que o nível de inclusão digital desse grupo de professores é baixo. A maioria só domina funções básicas do computador. Diversos recursos não são utilizados pelos professores. Quando os professores proporcionam atividades aos alunos, com o uso do computador, no laboratório de informática, necessitam da ajuda de um profissional especializado na área e utilizam ferramentas simples e não voltadas à autoria. O computador assim ainda está sendo pouco usado para proporcionar a construção do conhecimento. Ainda falta muito para chegar a integrar o laboratório de informática à sala de aula, e promover o prosumidor, ou seja, aluno e professor que, além de consumir, produzam conhecimento.
id UFRGS-2_ca2cf4643659a35073f0b2dadca0031c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141484
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gulden, Bárbara Luiza ReiterRapkiewicz, Clevi Elena2016-05-21T02:08:17Z2010http://hdl.handle.net/10183/141484000988018A educação é a base para uma sociedade. É na escola, junto aos professores, que as crianças e adolescentes, passam a maior parte do tempo. O professor é elemento fundamental na colaboração da aprendizagem do aluno, desde a convivência com os outros, conhecimento e acesso ao novo, utilização de recursos tecnológicos, entre outros. Neste contexto, este estudo, procurou analisar o nível de inclusão digital dos professores de 5ª a 8ª série de escolas municipais de Farroupilha, analisando, entre outros aspectos, a relação entre o conhecimento que os professores têm sobre informática e a utilização que fazem do computador na sua prática pedagógica, seja para preparar aulas e se aperfeiçoar ou para com os alunos na sala de aula ou no laboratório de informática. Concluiu-se que o nível de inclusão digital desse grupo de professores é baixo. A maioria só domina funções básicas do computador. Diversos recursos não são utilizados pelos professores. Quando os professores proporcionam atividades aos alunos, com o uso do computador, no laboratório de informática, necessitam da ajuda de um profissional especializado na área e utilizam ferramentas simples e não voltadas à autoria. O computador assim ainda está sendo pouco usado para proporcionar a construção do conhecimento. Ainda falta muito para chegar a integrar o laboratório de informática à sala de aula, e promover o prosumidor, ou seja, aluno e professor que, além de consumir, produzam conhecimento.application/pdfporProfessorInclusão digitalComputadorInclusão digital dos professores de 5ª a 8ª série das escolas municipais de Farroupilhainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000988018.pdf000988018.pdfTexto completoapplication/pdf943578http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141484/1/000988018.pdf639f4c852b7947070df08ac78978142bMD51TEXT000988018.pdf.txt000988018.pdf.txtExtracted Texttext/plain111408http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141484/2/000988018.pdf.txt60c9b24194d9d4685c922c06615f50ddMD52THUMBNAIL000988018.pdf.jpg000988018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1078http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141484/3/000988018.pdf.jpg2e23ada53e767b2be1bc169a12c43b66MD5310183/1414842018-10-25 10:06:52.098oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141484Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:06:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inclusão digital dos professores de 5ª a 8ª série das escolas municipais de Farroupilha
title Inclusão digital dos professores de 5ª a 8ª série das escolas municipais de Farroupilha
spellingShingle Inclusão digital dos professores de 5ª a 8ª série das escolas municipais de Farroupilha
Gulden, Bárbara Luiza Reiter
Professor
Inclusão digital
Computador
title_short Inclusão digital dos professores de 5ª a 8ª série das escolas municipais de Farroupilha
title_full Inclusão digital dos professores de 5ª a 8ª série das escolas municipais de Farroupilha
title_fullStr Inclusão digital dos professores de 5ª a 8ª série das escolas municipais de Farroupilha
title_full_unstemmed Inclusão digital dos professores de 5ª a 8ª série das escolas municipais de Farroupilha
title_sort Inclusão digital dos professores de 5ª a 8ª série das escolas municipais de Farroupilha
author Gulden, Bárbara Luiza Reiter
author_facet Gulden, Bárbara Luiza Reiter
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gulden, Bárbara Luiza Reiter
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rapkiewicz, Clevi Elena
contributor_str_mv Rapkiewicz, Clevi Elena
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Inclusão digital
Computador
topic Professor
Inclusão digital
Computador
description A educação é a base para uma sociedade. É na escola, junto aos professores, que as crianças e adolescentes, passam a maior parte do tempo. O professor é elemento fundamental na colaboração da aprendizagem do aluno, desde a convivência com os outros, conhecimento e acesso ao novo, utilização de recursos tecnológicos, entre outros. Neste contexto, este estudo, procurou analisar o nível de inclusão digital dos professores de 5ª a 8ª série de escolas municipais de Farroupilha, analisando, entre outros aspectos, a relação entre o conhecimento que os professores têm sobre informática e a utilização que fazem do computador na sua prática pedagógica, seja para preparar aulas e se aperfeiçoar ou para com os alunos na sala de aula ou no laboratório de informática. Concluiu-se que o nível de inclusão digital desse grupo de professores é baixo. A maioria só domina funções básicas do computador. Diversos recursos não são utilizados pelos professores. Quando os professores proporcionam atividades aos alunos, com o uso do computador, no laboratório de informática, necessitam da ajuda de um profissional especializado na área e utilizam ferramentas simples e não voltadas à autoria. O computador assim ainda está sendo pouco usado para proporcionar a construção do conhecimento. Ainda falta muito para chegar a integrar o laboratório de informática à sala de aula, e promover o prosumidor, ou seja, aluno e professor que, além de consumir, produzam conhecimento.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-21T02:08:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141484
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000988018
url http://hdl.handle.net/10183/141484
identifier_str_mv 000988018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141484/1/000988018.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141484/2/000988018.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141484/3/000988018.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 639f4c852b7947070df08ac78978142b
60c9b24194d9d4685c922c06615f50dd
2e23ada53e767b2be1bc169a12c43b66
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224509936631808