Inclusão digital dos professores de 5ª a 8ª série das escolas municipais de Farroupilha
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141484 |
Resumo: | A educação é a base para uma sociedade. É na escola, junto aos professores, que as crianças e adolescentes, passam a maior parte do tempo. O professor é elemento fundamental na colaboração da aprendizagem do aluno, desde a convivência com os outros, conhecimento e acesso ao novo, utilização de recursos tecnológicos, entre outros. Neste contexto, este estudo, procurou analisar o nível de inclusão digital dos professores de 5ª a 8ª série de escolas municipais de Farroupilha, analisando, entre outros aspectos, a relação entre o conhecimento que os professores têm sobre informática e a utilização que fazem do computador na sua prática pedagógica, seja para preparar aulas e se aperfeiçoar ou para com os alunos na sala de aula ou no laboratório de informática. Concluiu-se que o nível de inclusão digital desse grupo de professores é baixo. A maioria só domina funções básicas do computador. Diversos recursos não são utilizados pelos professores. Quando os professores proporcionam atividades aos alunos, com o uso do computador, no laboratório de informática, necessitam da ajuda de um profissional especializado na área e utilizam ferramentas simples e não voltadas à autoria. O computador assim ainda está sendo pouco usado para proporcionar a construção do conhecimento. Ainda falta muito para chegar a integrar o laboratório de informática à sala de aula, e promover o prosumidor, ou seja, aluno e professor que, além de consumir, produzam conhecimento. |
id |
UFRGS-2_ca2cf4643659a35073f0b2dadca0031c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141484 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gulden, Bárbara Luiza ReiterRapkiewicz, Clevi Elena2016-05-21T02:08:17Z2010http://hdl.handle.net/10183/141484000988018A educação é a base para uma sociedade. É na escola, junto aos professores, que as crianças e adolescentes, passam a maior parte do tempo. O professor é elemento fundamental na colaboração da aprendizagem do aluno, desde a convivência com os outros, conhecimento e acesso ao novo, utilização de recursos tecnológicos, entre outros. Neste contexto, este estudo, procurou analisar o nível de inclusão digital dos professores de 5ª a 8ª série de escolas municipais de Farroupilha, analisando, entre outros aspectos, a relação entre o conhecimento que os professores têm sobre informática e a utilização que fazem do computador na sua prática pedagógica, seja para preparar aulas e se aperfeiçoar ou para com os alunos na sala de aula ou no laboratório de informática. Concluiu-se que o nível de inclusão digital desse grupo de professores é baixo. A maioria só domina funções básicas do computador. Diversos recursos não são utilizados pelos professores. Quando os professores proporcionam atividades aos alunos, com o uso do computador, no laboratório de informática, necessitam da ajuda de um profissional especializado na área e utilizam ferramentas simples e não voltadas à autoria. O computador assim ainda está sendo pouco usado para proporcionar a construção do conhecimento. Ainda falta muito para chegar a integrar o laboratório de informática à sala de aula, e promover o prosumidor, ou seja, aluno e professor que, além de consumir, produzam conhecimento.application/pdfporProfessorInclusão digitalComputadorInclusão digital dos professores de 5ª a 8ª série das escolas municipais de Farroupilhainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000988018.pdf000988018.pdfTexto completoapplication/pdf943578http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141484/1/000988018.pdf639f4c852b7947070df08ac78978142bMD51TEXT000988018.pdf.txt000988018.pdf.txtExtracted Texttext/plain111408http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141484/2/000988018.pdf.txt60c9b24194d9d4685c922c06615f50ddMD52THUMBNAIL000988018.pdf.jpg000988018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1078http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141484/3/000988018.pdf.jpg2e23ada53e767b2be1bc169a12c43b66MD5310183/1414842018-10-25 10:06:52.098oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141484Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-25T13:06:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Inclusão digital dos professores de 5ª a 8ª série das escolas municipais de Farroupilha |
title |
Inclusão digital dos professores de 5ª a 8ª série das escolas municipais de Farroupilha |
spellingShingle |
Inclusão digital dos professores de 5ª a 8ª série das escolas municipais de Farroupilha Gulden, Bárbara Luiza Reiter Professor Inclusão digital Computador |
title_short |
Inclusão digital dos professores de 5ª a 8ª série das escolas municipais de Farroupilha |
title_full |
Inclusão digital dos professores de 5ª a 8ª série das escolas municipais de Farroupilha |
title_fullStr |
Inclusão digital dos professores de 5ª a 8ª série das escolas municipais de Farroupilha |
title_full_unstemmed |
Inclusão digital dos professores de 5ª a 8ª série das escolas municipais de Farroupilha |
title_sort |
Inclusão digital dos professores de 5ª a 8ª série das escolas municipais de Farroupilha |
author |
Gulden, Bárbara Luiza Reiter |
author_facet |
Gulden, Bárbara Luiza Reiter |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gulden, Bárbara Luiza Reiter |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rapkiewicz, Clevi Elena |
contributor_str_mv |
Rapkiewicz, Clevi Elena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Inclusão digital Computador |
topic |
Professor Inclusão digital Computador |
description |
A educação é a base para uma sociedade. É na escola, junto aos professores, que as crianças e adolescentes, passam a maior parte do tempo. O professor é elemento fundamental na colaboração da aprendizagem do aluno, desde a convivência com os outros, conhecimento e acesso ao novo, utilização de recursos tecnológicos, entre outros. Neste contexto, este estudo, procurou analisar o nível de inclusão digital dos professores de 5ª a 8ª série de escolas municipais de Farroupilha, analisando, entre outros aspectos, a relação entre o conhecimento que os professores têm sobre informática e a utilização que fazem do computador na sua prática pedagógica, seja para preparar aulas e se aperfeiçoar ou para com os alunos na sala de aula ou no laboratório de informática. Concluiu-se que o nível de inclusão digital desse grupo de professores é baixo. A maioria só domina funções básicas do computador. Diversos recursos não são utilizados pelos professores. Quando os professores proporcionam atividades aos alunos, com o uso do computador, no laboratório de informática, necessitam da ajuda de um profissional especializado na área e utilizam ferramentas simples e não voltadas à autoria. O computador assim ainda está sendo pouco usado para proporcionar a construção do conhecimento. Ainda falta muito para chegar a integrar o laboratório de informática à sala de aula, e promover o prosumidor, ou seja, aluno e professor que, além de consumir, produzam conhecimento. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-21T02:08:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/141484 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000988018 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/141484 |
identifier_str_mv |
000988018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141484/1/000988018.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141484/2/000988018.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141484/3/000988018.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
639f4c852b7947070df08ac78978142b 60c9b24194d9d4685c922c06615f50dd 2e23ada53e767b2be1bc169a12c43b66 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724604027764736 |