Desenvolvimento de contratos de gestão no Departamento Municipal de Limpeza Urbana na Prefeitura de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piattelli, Fernanda Barreto
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/173743
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar o desenvolvimento do Contrato de Gestão pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana da Prefeitura de Porto Alegre, no período entre 2013 e 2016. A estratégia de pesquisa aplicada foi o estudo de caso com abordagem qualitativa e, para a coleta de dados, a pesquisadora elaborou um questionário, contendo cinco blocos com perguntas e assertivas. A pesquisa foi respondida entre os dias 23/09/2016 e 27/09/2016 por (15) servidores do Departamento Municipal de Limpeza Urbana de Porto Alegre - DMLU, onde onze (11) são líderes de ação, nos quais, foi aplicado o instrumento de coleta de dados. Com base nos conceitos da Administração Pública e seus princípios, o trabalho buscou embasar o papel do gestor, e atrelado a isso, considerou o planejamento para implementação de um novo modelo de gestão que visa à melhoria dos processos na gestão pública, focando nos resultados para a sociedade. Através da busca pela eficiência no serviço público, e nos resultados do questionário, após análise dos dados, indicou-se a finalidade e funcionamento do Modelo de Gestão, do Contrato de Gestão e da Ferramenta EPM.
id UFRGS-2_b5e5fbc719c2b9c5857275749670d78c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173743
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Piattelli, Fernanda BarretoSantos, Clezio Saldanha dos2018-03-23T02:26:23Z2016http://hdl.handle.net/10183/173743001061651O presente trabalho teve como objetivo analisar o desenvolvimento do Contrato de Gestão pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana da Prefeitura de Porto Alegre, no período entre 2013 e 2016. A estratégia de pesquisa aplicada foi o estudo de caso com abordagem qualitativa e, para a coleta de dados, a pesquisadora elaborou um questionário, contendo cinco blocos com perguntas e assertivas. A pesquisa foi respondida entre os dias 23/09/2016 e 27/09/2016 por (15) servidores do Departamento Municipal de Limpeza Urbana de Porto Alegre - DMLU, onde onze (11) são líderes de ação, nos quais, foi aplicado o instrumento de coleta de dados. Com base nos conceitos da Administração Pública e seus princípios, o trabalho buscou embasar o papel do gestor, e atrelado a isso, considerou o planejamento para implementação de um novo modelo de gestão que visa à melhoria dos processos na gestão pública, focando nos resultados para a sociedade. Através da busca pela eficiência no serviço público, e nos resultados do questionário, após análise dos dados, indicou-se a finalidade e funcionamento do Modelo de Gestão, do Contrato de Gestão e da Ferramenta EPM.This study aimed to analyze the development of Contract by the Municipal Department of Urban Cleaning from Porto Alegre, in the period between 2013 and 2016. The applied research strategy was the case study with qualitative approach and to the data collection, the researcher prepared a quiz containing five blocks of questions and assertions. The survey was answered between September 23 and 27 of 2016 by fifteen (15) servers of the Municipal Department of Urban Cleaning of Porto Alegre – DMLU, when eleven (11) are action leaders, in which it was applied the data collection instrument. Based on the concepts of public administration and its principles, the study sought to define the role of the manager, and linked to this, considered planning for implementation of a new management model aimed at improving processes in public administration, focusing on results for the society. Through the search for efficiency in public service, and the questionnaire results, after analysis of the data, was indicated the purpose and operation of the Management Model, the Management Agreement and EPM Tool.application/pdfporGestão públicaModelo de gestãoServiço públicoContrato de gestãoDMLUContract ManagementPublic ServiceManagement ModelEPMDesenvolvimento de contratos de gestão no Departamento Municipal de Limpeza Urbana na Prefeitura de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2016especializaçãoCurso de Especialização em Administração Pública e Contemporânea - 2016info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001061651.pdf001061651.pdfTexto completoapplication/pdf1927719http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173743/1/001061651.pdf62d127293d54057f6519f0b80d5e4907MD51TEXT001061651.pdf.txt001061651.pdf.txtExtracted Texttext/plain155079http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173743/2/001061651.pdf.txt1df3f7796e0459e77d471e8c5f031532MD52THUMBNAIL001061651.pdf.jpg001061651.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1143http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173743/3/001061651.pdf.jpgbbf1b15127ba9bbfcdfac8555506b37bMD5310183/1737432018-10-09 08:45:41.614oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173743Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:45:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento de contratos de gestão no Departamento Municipal de Limpeza Urbana na Prefeitura de Porto Alegre
title Desenvolvimento de contratos de gestão no Departamento Municipal de Limpeza Urbana na Prefeitura de Porto Alegre
spellingShingle Desenvolvimento de contratos de gestão no Departamento Municipal de Limpeza Urbana na Prefeitura de Porto Alegre
Piattelli, Fernanda Barreto
Gestão pública
Modelo de gestão
Serviço público
Contrato de gestão
DMLU
Contract Management
Public Service
Management Model
EPM
title_short Desenvolvimento de contratos de gestão no Departamento Municipal de Limpeza Urbana na Prefeitura de Porto Alegre
title_full Desenvolvimento de contratos de gestão no Departamento Municipal de Limpeza Urbana na Prefeitura de Porto Alegre
title_fullStr Desenvolvimento de contratos de gestão no Departamento Municipal de Limpeza Urbana na Prefeitura de Porto Alegre
title_full_unstemmed Desenvolvimento de contratos de gestão no Departamento Municipal de Limpeza Urbana na Prefeitura de Porto Alegre
title_sort Desenvolvimento de contratos de gestão no Departamento Municipal de Limpeza Urbana na Prefeitura de Porto Alegre
author Piattelli, Fernanda Barreto
author_facet Piattelli, Fernanda Barreto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Piattelli, Fernanda Barreto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Clezio Saldanha dos
contributor_str_mv Santos, Clezio Saldanha dos
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão pública
Modelo de gestão
Serviço público
Contrato de gestão
DMLU
topic Gestão pública
Modelo de gestão
Serviço público
Contrato de gestão
DMLU
Contract Management
Public Service
Management Model
EPM
dc.subject.eng.fl_str_mv Contract Management
Public Service
Management Model
EPM
description O presente trabalho teve como objetivo analisar o desenvolvimento do Contrato de Gestão pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana da Prefeitura de Porto Alegre, no período entre 2013 e 2016. A estratégia de pesquisa aplicada foi o estudo de caso com abordagem qualitativa e, para a coleta de dados, a pesquisadora elaborou um questionário, contendo cinco blocos com perguntas e assertivas. A pesquisa foi respondida entre os dias 23/09/2016 e 27/09/2016 por (15) servidores do Departamento Municipal de Limpeza Urbana de Porto Alegre - DMLU, onde onze (11) são líderes de ação, nos quais, foi aplicado o instrumento de coleta de dados. Com base nos conceitos da Administração Pública e seus princípios, o trabalho buscou embasar o papel do gestor, e atrelado a isso, considerou o planejamento para implementação de um novo modelo de gestão que visa à melhoria dos processos na gestão pública, focando nos resultados para a sociedade. Através da busca pela eficiência no serviço público, e nos resultados do questionário, após análise dos dados, indicou-se a finalidade e funcionamento do Modelo de Gestão, do Contrato de Gestão e da Ferramenta EPM.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-23T02:26:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/173743
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001061651
url http://hdl.handle.net/10183/173743
identifier_str_mv 001061651
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173743/1/001061651.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173743/2/001061651.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173743/3/001061651.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 62d127293d54057f6519f0b80d5e4907
1df3f7796e0459e77d471e8c5f031532
bbf1b15127ba9bbfcdfac8555506b37b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447210595188736