Fatores críticos de sucesso para gestão de contratos em uma entidade de classe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Renato Castro da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232859
Resumo: Este trabalho é um estudo de caso comparado que procurou levantar os fatores críticos para o sucesso da gestão de contratos e identificar ferramentas ou práticas de Gestão do Conhecimento que poderiam ser aplicadas em uma organização pública para melhoria dos resultados na gestão de contratos. Primeiramente foi realizado um levantamento bibliográfico com o objetivo de verificar os principais fatores críticos de sucesso na gestão de contratos em instituições federais. Em seguida, na primeira etapa da pesquisa, utilizando o método do observador participante, o pesquisador pôde constatar como pontos críticos para gestão de contratos na entidade de classe estudada: falta de padronização dos processos; a existência de contratos sem fiscalização; falhas de comunicação entre os responsáveis por cada etapa do processo; e falta de critérios objetivos para nomeação de fiscais e gestores. Já na segunda etapa, com as entrevistas realizadas com os gestores envolvidos no processo de gestão de contratos, foram levantados os seguintes fatores críticos: falta de padronização dos processos; falta de colaboração entre os setores; falta de apoio da alta administração; falta de sistemas informatizados; necessidade de capacitação e treinamentos; necessidade de nomeação formal de fiscais e gestores; e definição formal dos papéis de cada um dos envolvidos no processo. Como possíveis soluções para esses pontos críticos, é proposta a aplicação de um conjunto de práticas de gestão do conhecimento, a saber: difundir melhores práticas de gestão do conhecimento; criação de portais de colaboração (intranet); e incentivo à educação corporativa. Constatou-se que os fatores críticos encontrados são, em grande medida, os mesmos apontados pelos estudos de caso comparados.
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