“Diz pra mim que a gente vai se encontrar”: o marketing de nostalgia como uma estratégia discursiva na turnê “Nossa História” da dupla Sandy e Junior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Alice Weber da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/234878
Resumo: A presente monografia consiste no estudo do marketing de nostalgia como estratégia discursiva na construção da turnê “Nossa História”, que firma o breve retorno da dupla de música pop brasileira Sandy e Junior em 2019. Assim, nosso objetivo geral buscou analisar como foi construída a comunicação da turnê “Nossa História” a partir do marketing de nostalgia. Para isso, nos apropriamos da metodologia de pesquisa empírica mediada por computador (JOHNSON, 2010), com a triangulação de técnicas, que se deu por meio dos métodos de observação de campo encoberta e não participativa (JOHNSON, 2010) e análise de conteúdo (BARDIN, 1977). O campo de estudo compreendeu a série documental e biográfica de Sandy e Junior “A História”, tendo como corpus o show gravado da turnê “Nossa História”, ambos disponíveis na plataforma de streaming Globoplay. Os resultados obtidos evidenciam que o show oficial da turnê “Nossa História” acionou sete proposições concernentes ao marketing de nostalgia na sua construção discursiva, como, a memória afetiva em grupo; a nostalgia relacionada a infância, adolescência e juventude; a retromania e retrochic; a nostalgia como prática social; a nostalgia como narrativa e discurso; a nostalgia “de primeira vez” e o imaginário do passado. Isto é, interseccionou memórias da infância e adolescência tanto dos artistas quanto do público, por meio da criação de um imaginário do passado a partir de elementos do presente. Também observamos que o show da turnê se utilizou de recursos tecnológicos para uma reapresentação da história da carreira dos artistas, estabelecendo uma narrativa a partir da memória afetiva do público em relação a produção de Sandy e Junior.
id UFRGS-2_b676b035346a2ee7c46ef00e313ecdf8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234878
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cruz, Alice Weber daLasta, Elisangela2022-02-08T04:37:38Z2021http://hdl.handle.net/10183/234878001136629A presente monografia consiste no estudo do marketing de nostalgia como estratégia discursiva na construção da turnê “Nossa História”, que firma o breve retorno da dupla de música pop brasileira Sandy e Junior em 2019. Assim, nosso objetivo geral buscou analisar como foi construída a comunicação da turnê “Nossa História” a partir do marketing de nostalgia. Para isso, nos apropriamos da metodologia de pesquisa empírica mediada por computador (JOHNSON, 2010), com a triangulação de técnicas, que se deu por meio dos métodos de observação de campo encoberta e não participativa (JOHNSON, 2010) e análise de conteúdo (BARDIN, 1977). O campo de estudo compreendeu a série documental e biográfica de Sandy e Junior “A História”, tendo como corpus o show gravado da turnê “Nossa História”, ambos disponíveis na plataforma de streaming Globoplay. Os resultados obtidos evidenciam que o show oficial da turnê “Nossa História” acionou sete proposições concernentes ao marketing de nostalgia na sua construção discursiva, como, a memória afetiva em grupo; a nostalgia relacionada a infância, adolescência e juventude; a retromania e retrochic; a nostalgia como prática social; a nostalgia como narrativa e discurso; a nostalgia “de primeira vez” e o imaginário do passado. Isto é, interseccionou memórias da infância e adolescência tanto dos artistas quanto do público, por meio da criação de um imaginário do passado a partir de elementos do presente. Também observamos que o show da turnê se utilizou de recursos tecnológicos para uma reapresentação da história da carreira dos artistas, estabelecendo uma narrativa a partir da memória afetiva do público em relação a produção de Sandy e Junior.application/pdfporMarketing de nostalgia“Diz pra mim que a gente vai se encontrar”: o marketing de nostalgia como uma estratégia discursiva na turnê “Nossa História” da dupla Sandy e Juniorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2021Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001136629.pdf.txt001136629.pdf.txtExtracted Texttext/plain144264http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234878/2/001136629.pdf.txted75fe19d84c7adfdd2d6af660a4f4e0MD52ORIGINAL001136629.pdfTexto completoapplication/pdf16058449http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234878/1/001136629.pdf8268d46b351fe950a4dd696f4aa6f971MD5110183/2348782022-02-22 05:10:26.269191oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234878Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T08:10:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “Diz pra mim que a gente vai se encontrar”: o marketing de nostalgia como uma estratégia discursiva na turnê “Nossa História” da dupla Sandy e Junior
title “Diz pra mim que a gente vai se encontrar”: o marketing de nostalgia como uma estratégia discursiva na turnê “Nossa História” da dupla Sandy e Junior
spellingShingle “Diz pra mim que a gente vai se encontrar”: o marketing de nostalgia como uma estratégia discursiva na turnê “Nossa História” da dupla Sandy e Junior
Cruz, Alice Weber da
Marketing de nostalgia
title_short “Diz pra mim que a gente vai se encontrar”: o marketing de nostalgia como uma estratégia discursiva na turnê “Nossa História” da dupla Sandy e Junior
title_full “Diz pra mim que a gente vai se encontrar”: o marketing de nostalgia como uma estratégia discursiva na turnê “Nossa História” da dupla Sandy e Junior
title_fullStr “Diz pra mim que a gente vai se encontrar”: o marketing de nostalgia como uma estratégia discursiva na turnê “Nossa História” da dupla Sandy e Junior
title_full_unstemmed “Diz pra mim que a gente vai se encontrar”: o marketing de nostalgia como uma estratégia discursiva na turnê “Nossa História” da dupla Sandy e Junior
title_sort “Diz pra mim que a gente vai se encontrar”: o marketing de nostalgia como uma estratégia discursiva na turnê “Nossa História” da dupla Sandy e Junior
author Cruz, Alice Weber da
author_facet Cruz, Alice Weber da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Alice Weber da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lasta, Elisangela
contributor_str_mv Lasta, Elisangela
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de nostalgia
topic Marketing de nostalgia
description A presente monografia consiste no estudo do marketing de nostalgia como estratégia discursiva na construção da turnê “Nossa História”, que firma o breve retorno da dupla de música pop brasileira Sandy e Junior em 2019. Assim, nosso objetivo geral buscou analisar como foi construída a comunicação da turnê “Nossa História” a partir do marketing de nostalgia. Para isso, nos apropriamos da metodologia de pesquisa empírica mediada por computador (JOHNSON, 2010), com a triangulação de técnicas, que se deu por meio dos métodos de observação de campo encoberta e não participativa (JOHNSON, 2010) e análise de conteúdo (BARDIN, 1977). O campo de estudo compreendeu a série documental e biográfica de Sandy e Junior “A História”, tendo como corpus o show gravado da turnê “Nossa História”, ambos disponíveis na plataforma de streaming Globoplay. Os resultados obtidos evidenciam que o show oficial da turnê “Nossa História” acionou sete proposições concernentes ao marketing de nostalgia na sua construção discursiva, como, a memória afetiva em grupo; a nostalgia relacionada a infância, adolescência e juventude; a retromania e retrochic; a nostalgia como prática social; a nostalgia como narrativa e discurso; a nostalgia “de primeira vez” e o imaginário do passado. Isto é, interseccionou memórias da infância e adolescência tanto dos artistas quanto do público, por meio da criação de um imaginário do passado a partir de elementos do presente. Também observamos que o show da turnê se utilizou de recursos tecnológicos para uma reapresentação da história da carreira dos artistas, estabelecendo uma narrativa a partir da memória afetiva do público em relação a produção de Sandy e Junior.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-08T04:37:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/234878
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001136629
url http://hdl.handle.net/10183/234878
identifier_str_mv 001136629
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234878/2/001136629.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234878/1/001136629.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ed75fe19d84c7adfdd2d6af660a4f4e0
8268d46b351fe950a4dd696f4aa6f971
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447298005532672