Cultura livre na educação : uma revisão da literatura sobre o uso de Tecnologias Livres, Ciência Aberta e Recursos Educacionais Abertos no ensino de Física e Engenharia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Marina Pinto Pizarro de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Araujo, Ives Solano, Heidemann, Leonardo Albuquerque
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/257910
Resumo: Com o objetivo de compreender a abordagem das pesquisas em ensino de Física e Engenharia em relação aos preceitos e ferramentas da Cultura Livre – especialmente em relação aos movimentos de Ciência Aberta, Recursos Educacionais Abertos, Software Livre e Hardware Livre –, foi realizada uma revisão da literatura em periódicos dessa área de pesquisa. Identificou-se o protagonismo da aplicação de tecnologias livres em atividades didáticas, seguido da mobilização desses conceitos, e do de Recursos Educacionais Abertos, para a transformação social. Apesar do longo histórico do uso de tecnologias livres no ensino de física e engenharia, a área carece de discussões teóricas sobre as motivações e implicações do movimento de Cultura Livre para a educação e para a sociedade.
id UFRGS-2_b67b7360d7ee567db0c9a9f2f6d59bd5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257910
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Freitas, Marina Pinto Pizarro deAraujo, Ives SolanoHeidemann, Leonardo Albuquerque2023-05-10T03:28:07Z20221677-2334http://hdl.handle.net/10183/257910001167919Com o objetivo de compreender a abordagem das pesquisas em ensino de Física e Engenharia em relação aos preceitos e ferramentas da Cultura Livre – especialmente em relação aos movimentos de Ciência Aberta, Recursos Educacionais Abertos, Software Livre e Hardware Livre –, foi realizada uma revisão da literatura em periódicos dessa área de pesquisa. Identificou-se o protagonismo da aplicação de tecnologias livres em atividades didáticas, seguido da mobilização desses conceitos, e do de Recursos Educacionais Abertos, para a transformação social. Apesar do longo histórico do uso de tecnologias livres no ensino de física e engenharia, a área carece de discussões teóricas sobre as motivações e implicações do movimento de Cultura Livre para a educação e para a sociedade.The authors carried out a literature review in journals of Physics and Engineering education to understand the approach of this area in relation to Free Culture concepts and tools –especially in relation to the Open Science, Open Educational Resources, Free Software and Free Hardware movements. The review identified the leading role in the application of free technologies in teaching activities, followed by the mobilization of these concepts, and that of Open Educational Resources, for social transformation. Despite the long history of the use of free technologies in the physics and engineering education, the area lacks theoretical discussions about the motivations and implications of the Free Culture movement for education and society.application/pdfporCaderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 39, n. 2 (ago. 2022), p. 411-438Ensino de físicaEnsino de engenhariaCiência abertaRecursos educacionais abertosTecnologias livresFree softwareFree hardwareOpen educational resourcePhysics educationEngineering educationCultura livre na educação : uma revisão da literatura sobre o uso de Tecnologias Livres, Ciência Aberta e Recursos Educacionais Abertos no ensino de Física e Engenhariainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001167919.pdf.txt001167919.pdf.txtExtracted Texttext/plain82120http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257910/2/001167919.pdf.txte8be74c5e8f56faead8998aa7a917d09MD52ORIGINAL001167919.pdfTexto completoapplication/pdf703371http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257910/1/001167919.pdf84c6a1ef9b5c342da2ac8dd1f14cfc6bMD5110183/2579102023-05-11 03:39:54.820536oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257910Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-11T06:39:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cultura livre na educação : uma revisão da literatura sobre o uso de Tecnologias Livres, Ciência Aberta e Recursos Educacionais Abertos no ensino de Física e Engenharia
title Cultura livre na educação : uma revisão da literatura sobre o uso de Tecnologias Livres, Ciência Aberta e Recursos Educacionais Abertos no ensino de Física e Engenharia
spellingShingle Cultura livre na educação : uma revisão da literatura sobre o uso de Tecnologias Livres, Ciência Aberta e Recursos Educacionais Abertos no ensino de Física e Engenharia
Freitas, Marina Pinto Pizarro de
Ensino de física
Ensino de engenharia
Ciência aberta
Recursos educacionais abertos
Tecnologias livres
Free software
Free hardware
Open educational resource
Physics education
Engineering education
title_short Cultura livre na educação : uma revisão da literatura sobre o uso de Tecnologias Livres, Ciência Aberta e Recursos Educacionais Abertos no ensino de Física e Engenharia
title_full Cultura livre na educação : uma revisão da literatura sobre o uso de Tecnologias Livres, Ciência Aberta e Recursos Educacionais Abertos no ensino de Física e Engenharia
title_fullStr Cultura livre na educação : uma revisão da literatura sobre o uso de Tecnologias Livres, Ciência Aberta e Recursos Educacionais Abertos no ensino de Física e Engenharia
title_full_unstemmed Cultura livre na educação : uma revisão da literatura sobre o uso de Tecnologias Livres, Ciência Aberta e Recursos Educacionais Abertos no ensino de Física e Engenharia
title_sort Cultura livre na educação : uma revisão da literatura sobre o uso de Tecnologias Livres, Ciência Aberta e Recursos Educacionais Abertos no ensino de Física e Engenharia
author Freitas, Marina Pinto Pizarro de
author_facet Freitas, Marina Pinto Pizarro de
Araujo, Ives Solano
Heidemann, Leonardo Albuquerque
author_role author
author2 Araujo, Ives Solano
Heidemann, Leonardo Albuquerque
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Marina Pinto Pizarro de
Araujo, Ives Solano
Heidemann, Leonardo Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Ensino de engenharia
Ciência aberta
Recursos educacionais abertos
Tecnologias livres
topic Ensino de física
Ensino de engenharia
Ciência aberta
Recursos educacionais abertos
Tecnologias livres
Free software
Free hardware
Open educational resource
Physics education
Engineering education
dc.subject.eng.fl_str_mv Free software
Free hardware
Open educational resource
Physics education
Engineering education
description Com o objetivo de compreender a abordagem das pesquisas em ensino de Física e Engenharia em relação aos preceitos e ferramentas da Cultura Livre – especialmente em relação aos movimentos de Ciência Aberta, Recursos Educacionais Abertos, Software Livre e Hardware Livre –, foi realizada uma revisão da literatura em periódicos dessa área de pesquisa. Identificou-se o protagonismo da aplicação de tecnologias livres em atividades didáticas, seguido da mobilização desses conceitos, e do de Recursos Educacionais Abertos, para a transformação social. Apesar do longo histórico do uso de tecnologias livres no ensino de física e engenharia, a área carece de discussões teóricas sobre as motivações e implicações do movimento de Cultura Livre para a educação e para a sociedade.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-10T03:28:07Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/257910
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1677-2334
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001167919
identifier_str_mv 1677-2334
001167919
url http://hdl.handle.net/10183/257910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Caderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 39, n. 2 (ago. 2022), p. 411-438
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257910/2/001167919.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257910/1/001167919.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e8be74c5e8f56faead8998aa7a917d09
84c6a1ef9b5c342da2ac8dd1f14cfc6b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225088186449920