Ecos melódicos de mulheres possíveis : identidade de gênero e desigualdade no meio musical
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/178885 |
Resumo: | Este trabalho investiga as condições e estratégias de inserção de mulheres no meio musical, bem como os laços entre identidade de gênero e práticas musicais. Com este objetivo, é feita uma revisão da literatura sobre formação e trabalho em música, abarcando desde o ensino de música em escolas públicas, o papel da família e aspectos do ensino privado de música no Brasil, até características das carreiras musicais em meio à dualidade de estratégias de inserção mais “amadoras” ou “profissionais” na área; limites da inserção feminina no mercado de trabalho, em geral, e no da música, em específico; e representações de gênero que permeiam o meio musical. Em seguida, é feita uma análise da trajetória musical e das percepções sobre o meio musical de cinco musicistas de Porto Alegre (RS), através de entrevistas semi-estruturadas, ressaltando suas estratégias de inserção, suas representações sobre o meio musical e os desafios enfrentados que são atravessados por condicionantes de gênero. Nas entrevistas realizadas, as estratégias identificadas passam pela conciliação entre imperativos de cunho familiar/doméstico e ambições relativas à carreira musical; pela possibilidade de se inserir no meio musical através da universidade; e pela afirmação positiva do potencial da mulher na música, focando em um público que se sensibiliza por essa questão. Além disso, verificou-se imbricações entre a identidade de gênero e a identidade musical, na medida em que as performances musicais de duas das entrevistadas, ao serem entendidas socialmente como performances masculinas, afetaram significativamente aspectos das suas identidade de gênero e de sexualidade. |
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