Os novos parâmetros curriculares das escolas brasileiras e educação sexual : uma proposta de intervenção em ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/19618 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo investigar inovações nas práticas de ensino-aprendizagem, que atentem para a questão da Orientação Sexual. Para isso, procuramos oferecer à instituição escolar formas significativamente contextualizadas e interdisciplinares de se trabalhar as questões acerca da sexualidade. Este estudo apresenta duas etapas investigativas: uma qualitativa e uma experimental. Participaram da pesquisa 25 alunos de 7a série (ambos os sexos), de uma escola privada de Porto Alegre, RS, Brasil. Os resultados sugerem que através de uma abordagem adequada, a escola torna-se um ambiente imprescindível para a construção de valores pertinentes a uma educação sexual que possibilite aos jovens escolhas conscientes no que se refere à atividade sexual e à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. |
id |
UFRGS-2_b6a87d84712f98c2545187b413943333 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19618 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Tonatto, SuzinaraMilnitsky-Sapiro, Clary2010-04-16T09:10:56Z20020102-7182http://hdl.handle.net/10183/19618000354172Este estudo tem por objetivo investigar inovações nas práticas de ensino-aprendizagem, que atentem para a questão da Orientação Sexual. Para isso, procuramos oferecer à instituição escolar formas significativamente contextualizadas e interdisciplinares de se trabalhar as questões acerca da sexualidade. Este estudo apresenta duas etapas investigativas: uma qualitativa e uma experimental. Participaram da pesquisa 25 alunos de 7a série (ambos os sexos), de uma escola privada de Porto Alegre, RS, Brasil. Os resultados sugerem que através de uma abordagem adequada, a escola torna-se um ambiente imprescindível para a construção de valores pertinentes a uma educação sexual que possibilite aos jovens escolhas conscientes no que se refere à atividade sexual e à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.The purpose of this study was to describe and to justify the importance of innovative practices in the teaching and learning process related to sexual education. In order to accomplish this goal, we offered interdisciplinary ways to deal with the questions about sexuality in our schools. This investigation presents a quali-quanti design which is and ethnographic description and an experiment consecutively. the subjects’ participants were twenty-five students enrolled on the “7th grade” (junior high) of a private school of Porto Alegre, Brasil. The results depicted students’ reflection and discussion in depth about the issues, allowing us to suggest that the school is a very important setting for achieving contextualized sex education through crosswise and interdisciplinary approaches.application/pdfporPsicologia & sociedade. São Paulo, SP. Vol. 14, n. 2 (jul./dez. 2002), p. 163-175AdolescenteEducação sexualEnsino fundamentalAdolescenceSexualityInterdisciplinaryOs novos parâmetros curriculares das escolas brasileiras e educação sexual : uma proposta de intervenção em ciênciasNew curriculum parameters of brazilian schools and sexual education: na intervention proposal in sciences info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000354172.pdf000354172.pdfTexto completoapplication/pdf57433http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19618/1/000354172.pdfa0026e66b34930f0624ab8969c906519MD51TEXT000354172.pdf.txt000354172.pdf.txtExtracted Texttext/plain28673http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19618/2/000354172.pdf.txtdbcf75009149495d08b88c95555aa47eMD52THUMBNAIL000354172.pdf.jpg000354172.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1358http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19618/3/000354172.pdf.jpg0773e8aab1263a3d16d0133c5a8a0e71MD5310183/196182018-10-15 09:00:46.587oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19618Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T12:00:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os novos parâmetros curriculares das escolas brasileiras e educação sexual : uma proposta de intervenção em ciências |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
New curriculum parameters of brazilian schools and sexual education: na intervention proposal in sciences |
title |
Os novos parâmetros curriculares das escolas brasileiras e educação sexual : uma proposta de intervenção em ciências |
spellingShingle |
Os novos parâmetros curriculares das escolas brasileiras e educação sexual : uma proposta de intervenção em ciências Tonatto, Suzinara Adolescente Educação sexual Ensino fundamental Adolescence Sexuality Interdisciplinary |
title_short |
Os novos parâmetros curriculares das escolas brasileiras e educação sexual : uma proposta de intervenção em ciências |
title_full |
Os novos parâmetros curriculares das escolas brasileiras e educação sexual : uma proposta de intervenção em ciências |
title_fullStr |
Os novos parâmetros curriculares das escolas brasileiras e educação sexual : uma proposta de intervenção em ciências |
title_full_unstemmed |
Os novos parâmetros curriculares das escolas brasileiras e educação sexual : uma proposta de intervenção em ciências |
title_sort |
Os novos parâmetros curriculares das escolas brasileiras e educação sexual : uma proposta de intervenção em ciências |
author |
Tonatto, Suzinara |
author_facet |
Tonatto, Suzinara Milnitsky-Sapiro, Clary |
author_role |
author |
author2 |
Milnitsky-Sapiro, Clary |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tonatto, Suzinara Milnitsky-Sapiro, Clary |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescente Educação sexual Ensino fundamental |
topic |
Adolescente Educação sexual Ensino fundamental Adolescence Sexuality Interdisciplinary |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Adolescence Sexuality Interdisciplinary |
description |
Este estudo tem por objetivo investigar inovações nas práticas de ensino-aprendizagem, que atentem para a questão da Orientação Sexual. Para isso, procuramos oferecer à instituição escolar formas significativamente contextualizadas e interdisciplinares de se trabalhar as questões acerca da sexualidade. Este estudo apresenta duas etapas investigativas: uma qualitativa e uma experimental. Participaram da pesquisa 25 alunos de 7a série (ambos os sexos), de uma escola privada de Porto Alegre, RS, Brasil. Os resultados sugerem que através de uma abordagem adequada, a escola torna-se um ambiente imprescindível para a construção de valores pertinentes a uma educação sexual que possibilite aos jovens escolhas conscientes no que se refere à atividade sexual e à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. |
publishDate |
2002 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2002 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-04-16T09:10:56Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/19618 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-7182 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000354172 |
identifier_str_mv |
0102-7182 000354172 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/19618 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Psicologia & sociedade. São Paulo, SP. Vol. 14, n. 2 (jul./dez. 2002), p. 163-175 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19618/1/000354172.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19618/2/000354172.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19618/3/000354172.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a0026e66b34930f0624ab8969c906519 dbcf75009149495d08b88c95555aa47e 0773e8aab1263a3d16d0133c5a8a0e71 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224703303483392 |