Os novos parâmetros curriculares das escolas brasileiras e educação sexual : uma proposta de intervenção em ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tonatto, Suzinara
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Milnitsky-Sapiro, Clary
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/19618
Resumo: Este estudo tem por objetivo investigar inovações nas práticas de ensino-aprendizagem, que atentem para a questão da Orientação Sexual. Para isso, procuramos oferecer à instituição escolar formas significativamente contextualizadas e interdisciplinares de se trabalhar as questões acerca da sexualidade. Este estudo apresenta duas etapas investigativas: uma qualitativa e uma experimental. Participaram da pesquisa 25 alunos de 7a série (ambos os sexos), de uma escola privada de Porto Alegre, RS, Brasil. Os resultados sugerem que através de uma abordagem adequada, a escola torna-se um ambiente imprescindível para a construção de valores pertinentes a uma educação sexual que possibilite aos jovens escolhas conscientes no que se refere à atividade sexual e à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
id UFRGS-2_b6a87d84712f98c2545187b413943333
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19618
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Tonatto, SuzinaraMilnitsky-Sapiro, Clary2010-04-16T09:10:56Z20020102-7182http://hdl.handle.net/10183/19618000354172Este estudo tem por objetivo investigar inovações nas práticas de ensino-aprendizagem, que atentem para a questão da Orientação Sexual. Para isso, procuramos oferecer à instituição escolar formas significativamente contextualizadas e interdisciplinares de se trabalhar as questões acerca da sexualidade. Este estudo apresenta duas etapas investigativas: uma qualitativa e uma experimental. Participaram da pesquisa 25 alunos de 7a série (ambos os sexos), de uma escola privada de Porto Alegre, RS, Brasil. Os resultados sugerem que através de uma abordagem adequada, a escola torna-se um ambiente imprescindível para a construção de valores pertinentes a uma educação sexual que possibilite aos jovens escolhas conscientes no que se refere à atividade sexual e à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.The purpose of this study was to describe and to justify the importance of innovative practices in the teaching and learning process related to sexual education. In order to accomplish this goal, we offered interdisciplinary ways to deal with the questions about sexuality in our schools. This investigation presents a quali-quanti design which is and ethnographic description and an experiment consecutively. the subjects’ participants were twenty-five students enrolled on the “7th grade” (junior high) of a private school of Porto Alegre, Brasil. The results depicted students’ reflection and discussion in depth about the issues, allowing us to suggest that the school is a very important setting for achieving contextualized sex education through crosswise and interdisciplinary approaches.application/pdfporPsicologia & sociedade. São Paulo, SP. Vol. 14, n. 2 (jul./dez. 2002), p. 163-175AdolescenteEducação sexualEnsino fundamentalAdolescenceSexualityInterdisciplinaryOs novos parâmetros curriculares das escolas brasileiras e educação sexual : uma proposta de intervenção em ciênciasNew curriculum parameters of brazilian schools and sexual education: na intervention proposal in sciences info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000354172.pdf000354172.pdfTexto completoapplication/pdf57433http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19618/1/000354172.pdfa0026e66b34930f0624ab8969c906519MD51TEXT000354172.pdf.txt000354172.pdf.txtExtracted Texttext/plain28673http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19618/2/000354172.pdf.txtdbcf75009149495d08b88c95555aa47eMD52THUMBNAIL000354172.pdf.jpg000354172.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1358http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19618/3/000354172.pdf.jpg0773e8aab1263a3d16d0133c5a8a0e71MD5310183/196182018-10-15 09:00:46.587oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19618Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T12:00:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os novos parâmetros curriculares das escolas brasileiras e educação sexual : uma proposta de intervenção em ciências
dc.title.alternative.en.fl_str_mv New curriculum parameters of brazilian schools and sexual education: na intervention proposal in sciences
title Os novos parâmetros curriculares das escolas brasileiras e educação sexual : uma proposta de intervenção em ciências
spellingShingle Os novos parâmetros curriculares das escolas brasileiras e educação sexual : uma proposta de intervenção em ciências
Tonatto, Suzinara
Adolescente
Educação sexual
Ensino fundamental
Adolescence
Sexuality
Interdisciplinary
title_short Os novos parâmetros curriculares das escolas brasileiras e educação sexual : uma proposta de intervenção em ciências
title_full Os novos parâmetros curriculares das escolas brasileiras e educação sexual : uma proposta de intervenção em ciências
title_fullStr Os novos parâmetros curriculares das escolas brasileiras e educação sexual : uma proposta de intervenção em ciências
title_full_unstemmed Os novos parâmetros curriculares das escolas brasileiras e educação sexual : uma proposta de intervenção em ciências
title_sort Os novos parâmetros curriculares das escolas brasileiras e educação sexual : uma proposta de intervenção em ciências
author Tonatto, Suzinara
author_facet Tonatto, Suzinara
Milnitsky-Sapiro, Clary
author_role author
author2 Milnitsky-Sapiro, Clary
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tonatto, Suzinara
Milnitsky-Sapiro, Clary
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescente
Educação sexual
Ensino fundamental
topic Adolescente
Educação sexual
Ensino fundamental
Adolescence
Sexuality
Interdisciplinary
dc.subject.eng.fl_str_mv Adolescence
Sexuality
Interdisciplinary
description Este estudo tem por objetivo investigar inovações nas práticas de ensino-aprendizagem, que atentem para a questão da Orientação Sexual. Para isso, procuramos oferecer à instituição escolar formas significativamente contextualizadas e interdisciplinares de se trabalhar as questões acerca da sexualidade. Este estudo apresenta duas etapas investigativas: uma qualitativa e uma experimental. Participaram da pesquisa 25 alunos de 7a série (ambos os sexos), de uma escola privada de Porto Alegre, RS, Brasil. Os resultados sugerem que através de uma abordagem adequada, a escola torna-se um ambiente imprescindível para a construção de valores pertinentes a uma educação sexual que possibilite aos jovens escolhas conscientes no que se refere à atividade sexual e à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-16T09:10:56Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/19618
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-7182
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000354172
identifier_str_mv 0102-7182
000354172
url http://hdl.handle.net/10183/19618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Psicologia & sociedade. São Paulo, SP. Vol. 14, n. 2 (jul./dez. 2002), p. 163-175
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19618/1/000354172.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19618/2/000354172.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19618/3/000354172.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a0026e66b34930f0624ab8969c906519
dbcf75009149495d08b88c95555aa47e
0773e8aab1263a3d16d0133c5a8a0e71
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224703303483392