Me conta uma história? a contação de histórias como elemento central da aula de teatro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mallmann, Laura Viana
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/272836
Resumo: Este trabalho aborda o desafio de trabalhar a contação de histórias como elemento central nas aulas de teatro. O ato de compartilhar histórias, utilizado como metodologia, ofereceu um campo de estudo para a pedagogia teatral relacionada aos estudos da performance. A noção de performance narrativa, neste trabalho, está relacionada com a criação de dramaturgias e cenas, a partir das narrativas trazidas pelos alunos. Foi observado que o ato de compartilhar histórias, aliado a jogos de regras e jogos teatrais específicos, mitigou algumas dificuldades relacionadas a escuta do outro, a organização em grupo e colocar-se de modo construtivo entre os pares. Conclui-se que a metodologia dos jogos teatrais e a contação de histórias apresentam-se como um dos caminhos possíveis para exercitar a socialização e possibilitam processos criativos autênticos que privilegiam o desenvolvimento da autonomia e papel dos alunos e suas vivências nos processos criativos e de construção de conhecimento.
id UFRGS-2_b6e13d0c7db99ab1028f1ad3184e671c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272836
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mallmann, Laura VianaSantos, Vera Lucia Bertoni dos2024-03-05T04:35:34Z2024http://hdl.handle.net/10183/272836001197458Este trabalho aborda o desafio de trabalhar a contação de histórias como elemento central nas aulas de teatro. O ato de compartilhar histórias, utilizado como metodologia, ofereceu um campo de estudo para a pedagogia teatral relacionada aos estudos da performance. A noção de performance narrativa, neste trabalho, está relacionada com a criação de dramaturgias e cenas, a partir das narrativas trazidas pelos alunos. Foi observado que o ato de compartilhar histórias, aliado a jogos de regras e jogos teatrais específicos, mitigou algumas dificuldades relacionadas a escuta do outro, a organização em grupo e colocar-se de modo construtivo entre os pares. Conclui-se que a metodologia dos jogos teatrais e a contação de histórias apresentam-se como um dos caminhos possíveis para exercitar a socialização e possibilitam processos criativos autênticos que privilegiam o desenvolvimento da autonomia e papel dos alunos e suas vivências nos processos criativos e de construção de conhecimento.This paper addresses the challenge of incorporating storytelling as a central element in theater classes. The act of sharing stories, used as a methodology, provided a field of study for theatrical pedagogy related to performance studies. The concept of narrative performance in this study is linked to the creation of dramaturgies and scenes based on the narratives brought by the students. It was observed that the act of sharing stories, combined with rule-based games and specific theatrical exercises, alleviated some difficulties related to listening to others, group organization, and constructive engagement among peers. It is concluded that the methodology of theater games and storytelling emerges as one of the possible paths to foster socialization and enable authentic creative processes that emphasize the development of autonomy and the role of students in their experiences within creative processes and knowledge construction.application/pdfporContação de históriasTeatro : EnsinoPerformance (Teatro)NarrativaStorytellingTheater educationNarrative performancesMe conta uma história? a contação de histórias como elemento central da aula de teatroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2024Teatro: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001197458.pdf.txt001197458.pdf.txtExtracted Texttext/plain89305http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272836/2/001197458.pdf.txtbadf62da7fc9b3746bc5c8433f13da2bMD52ORIGINAL001197458.pdfTexto completoapplication/pdf4386756http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272836/1/001197458.pdf5914af50238d141d2d4e58a390758034MD5110183/2728362024-03-22 05:04:00.122522oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272836Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-22T08:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Me conta uma história? a contação de histórias como elemento central da aula de teatro
title Me conta uma história? a contação de histórias como elemento central da aula de teatro
spellingShingle Me conta uma história? a contação de histórias como elemento central da aula de teatro
Mallmann, Laura Viana
Contação de histórias
Teatro : Ensino
Performance (Teatro)
Narrativa
Storytelling
Theater education
Narrative performances
title_short Me conta uma história? a contação de histórias como elemento central da aula de teatro
title_full Me conta uma história? a contação de histórias como elemento central da aula de teatro
title_fullStr Me conta uma história? a contação de histórias como elemento central da aula de teatro
title_full_unstemmed Me conta uma história? a contação de histórias como elemento central da aula de teatro
title_sort Me conta uma história? a contação de histórias como elemento central da aula de teatro
author Mallmann, Laura Viana
author_facet Mallmann, Laura Viana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mallmann, Laura Viana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Vera Lucia Bertoni dos
contributor_str_mv Santos, Vera Lucia Bertoni dos
dc.subject.por.fl_str_mv Contação de histórias
Teatro : Ensino
Performance (Teatro)
Narrativa
topic Contação de histórias
Teatro : Ensino
Performance (Teatro)
Narrativa
Storytelling
Theater education
Narrative performances
dc.subject.eng.fl_str_mv Storytelling
Theater education
Narrative performances
description Este trabalho aborda o desafio de trabalhar a contação de histórias como elemento central nas aulas de teatro. O ato de compartilhar histórias, utilizado como metodologia, ofereceu um campo de estudo para a pedagogia teatral relacionada aos estudos da performance. A noção de performance narrativa, neste trabalho, está relacionada com a criação de dramaturgias e cenas, a partir das narrativas trazidas pelos alunos. Foi observado que o ato de compartilhar histórias, aliado a jogos de regras e jogos teatrais específicos, mitigou algumas dificuldades relacionadas a escuta do outro, a organização em grupo e colocar-se de modo construtivo entre os pares. Conclui-se que a metodologia dos jogos teatrais e a contação de histórias apresentam-se como um dos caminhos possíveis para exercitar a socialização e possibilitam processos criativos autênticos que privilegiam o desenvolvimento da autonomia e papel dos alunos e suas vivências nos processos criativos e de construção de conhecimento.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-05T04:35:34Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/272836
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001197458
url http://hdl.handle.net/10183/272836
identifier_str_mv 001197458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272836/2/001197458.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272836/1/001197458.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv badf62da7fc9b3746bc5c8433f13da2b
5914af50238d141d2d4e58a390758034
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447359797067776