Me conta uma história? a contação de histórias como elemento central da aula de teatro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/272836 |
Resumo: | Este trabalho aborda o desafio de trabalhar a contação de histórias como elemento central nas aulas de teatro. O ato de compartilhar histórias, utilizado como metodologia, ofereceu um campo de estudo para a pedagogia teatral relacionada aos estudos da performance. A noção de performance narrativa, neste trabalho, está relacionada com a criação de dramaturgias e cenas, a partir das narrativas trazidas pelos alunos. Foi observado que o ato de compartilhar histórias, aliado a jogos de regras e jogos teatrais específicos, mitigou algumas dificuldades relacionadas a escuta do outro, a organização em grupo e colocar-se de modo construtivo entre os pares. Conclui-se que a metodologia dos jogos teatrais e a contação de histórias apresentam-se como um dos caminhos possíveis para exercitar a socialização e possibilitam processos criativos autênticos que privilegiam o desenvolvimento da autonomia e papel dos alunos e suas vivências nos processos criativos e de construção de conhecimento. |
id |
UFRGS-2_b6e13d0c7db99ab1028f1ad3184e671c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272836 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mallmann, Laura VianaSantos, Vera Lucia Bertoni dos2024-03-05T04:35:34Z2024http://hdl.handle.net/10183/272836001197458Este trabalho aborda o desafio de trabalhar a contação de histórias como elemento central nas aulas de teatro. O ato de compartilhar histórias, utilizado como metodologia, ofereceu um campo de estudo para a pedagogia teatral relacionada aos estudos da performance. A noção de performance narrativa, neste trabalho, está relacionada com a criação de dramaturgias e cenas, a partir das narrativas trazidas pelos alunos. Foi observado que o ato de compartilhar histórias, aliado a jogos de regras e jogos teatrais específicos, mitigou algumas dificuldades relacionadas a escuta do outro, a organização em grupo e colocar-se de modo construtivo entre os pares. Conclui-se que a metodologia dos jogos teatrais e a contação de histórias apresentam-se como um dos caminhos possíveis para exercitar a socialização e possibilitam processos criativos autênticos que privilegiam o desenvolvimento da autonomia e papel dos alunos e suas vivências nos processos criativos e de construção de conhecimento.This paper addresses the challenge of incorporating storytelling as a central element in theater classes. The act of sharing stories, used as a methodology, provided a field of study for theatrical pedagogy related to performance studies. The concept of narrative performance in this study is linked to the creation of dramaturgies and scenes based on the narratives brought by the students. It was observed that the act of sharing stories, combined with rule-based games and specific theatrical exercises, alleviated some difficulties related to listening to others, group organization, and constructive engagement among peers. It is concluded that the methodology of theater games and storytelling emerges as one of the possible paths to foster socialization and enable authentic creative processes that emphasize the development of autonomy and the role of students in their experiences within creative processes and knowledge construction.application/pdfporContação de históriasTeatro : EnsinoPerformance (Teatro)NarrativaStorytellingTheater educationNarrative performancesMe conta uma história? a contação de histórias como elemento central da aula de teatroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2024Teatro: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001197458.pdf.txt001197458.pdf.txtExtracted Texttext/plain89305http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272836/2/001197458.pdf.txtbadf62da7fc9b3746bc5c8433f13da2bMD52ORIGINAL001197458.pdfTexto completoapplication/pdf4386756http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272836/1/001197458.pdf5914af50238d141d2d4e58a390758034MD5110183/2728362024-03-22 05:04:00.122522oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272836Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-22T08:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Me conta uma história? a contação de histórias como elemento central da aula de teatro |
title |
Me conta uma história? a contação de histórias como elemento central da aula de teatro |
spellingShingle |
Me conta uma história? a contação de histórias como elemento central da aula de teatro Mallmann, Laura Viana Contação de histórias Teatro : Ensino Performance (Teatro) Narrativa Storytelling Theater education Narrative performances |
title_short |
Me conta uma história? a contação de histórias como elemento central da aula de teatro |
title_full |
Me conta uma história? a contação de histórias como elemento central da aula de teatro |
title_fullStr |
Me conta uma história? a contação de histórias como elemento central da aula de teatro |
title_full_unstemmed |
Me conta uma história? a contação de histórias como elemento central da aula de teatro |
title_sort |
Me conta uma história? a contação de histórias como elemento central da aula de teatro |
author |
Mallmann, Laura Viana |
author_facet |
Mallmann, Laura Viana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mallmann, Laura Viana |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Vera Lucia Bertoni dos |
contributor_str_mv |
Santos, Vera Lucia Bertoni dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contação de histórias Teatro : Ensino Performance (Teatro) Narrativa |
topic |
Contação de histórias Teatro : Ensino Performance (Teatro) Narrativa Storytelling Theater education Narrative performances |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Storytelling Theater education Narrative performances |
description |
Este trabalho aborda o desafio de trabalhar a contação de histórias como elemento central nas aulas de teatro. O ato de compartilhar histórias, utilizado como metodologia, ofereceu um campo de estudo para a pedagogia teatral relacionada aos estudos da performance. A noção de performance narrativa, neste trabalho, está relacionada com a criação de dramaturgias e cenas, a partir das narrativas trazidas pelos alunos. Foi observado que o ato de compartilhar histórias, aliado a jogos de regras e jogos teatrais específicos, mitigou algumas dificuldades relacionadas a escuta do outro, a organização em grupo e colocar-se de modo construtivo entre os pares. Conclui-se que a metodologia dos jogos teatrais e a contação de histórias apresentam-se como um dos caminhos possíveis para exercitar a socialização e possibilitam processos criativos autênticos que privilegiam o desenvolvimento da autonomia e papel dos alunos e suas vivências nos processos criativos e de construção de conhecimento. |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-03-05T04:35:34Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/272836 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001197458 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/272836 |
identifier_str_mv |
001197458 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272836/2/001197458.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272836/1/001197458.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
badf62da7fc9b3746bc5c8433f13da2b 5914af50238d141d2d4e58a390758034 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447359797067776 |