Geometria analítica com o software winplot articulando as representações algébricas e geométricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinelli, Diego da Silva Pinto
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/77260
Resumo: Neste trabalho realizou-se a investigação e a criação de uma proposta didática para o ensino de geometria analítica em ambientes informatizados. Objetivou-se articular as representações algébricas e geométricas utilizando o software winplot, bem como uma conexão entre a Geometria Analítica e a Geometria Espacial (sólidos de revolução) para a elaboração das atividades. A pesquisa foi realizada com alunos do terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola da rede pública de Porto Alegre. Utilizou-se a metodologia de pesquisa Engenharia Didática, que procura articular pesquisa e ação didática, além de proporcionar uma organização na estrutura de trabalho. A sequência de atividades foi elaborada de acordo com a teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. No que se refere às conclusões da experimentação, verificou-se que o ensino de matemática com o uso de tecnologias é válido para auxiliar os alunos na aprendizagem da geometria analítica, de modo a articular as representações geométricas e algébricas.
id UFRGS-2_b70e207493ae97257ae5d63c054aab30
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77260
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Martinelli, Diego da Silva PintoFioreze, Leandra Anversa2013-08-22T01:45:27Z2013http://hdl.handle.net/10183/77260000895933Neste trabalho realizou-se a investigação e a criação de uma proposta didática para o ensino de geometria analítica em ambientes informatizados. Objetivou-se articular as representações algébricas e geométricas utilizando o software winplot, bem como uma conexão entre a Geometria Analítica e a Geometria Espacial (sólidos de revolução) para a elaboração das atividades. A pesquisa foi realizada com alunos do terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola da rede pública de Porto Alegre. Utilizou-se a metodologia de pesquisa Engenharia Didática, que procura articular pesquisa e ação didática, além de proporcionar uma organização na estrutura de trabalho. A sequência de atividades foi elaborada de acordo com a teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. No que se refere às conclusões da experimentação, verificou-se que o ensino de matemática com o uso de tecnologias é válido para auxiliar os alunos na aprendizagem da geometria analítica, de modo a articular as representações geométricas e algébricas.In this work the research and creation of a didactic proposal for the teaching of analytic geometry in computerized environments. Aimed to articulate the algebraic and geometric representations using the software winplot as well as a connection between the Analytic Geometry and Spatial Geometry (solid of revolution) for the preparation of activities. The research was conducted with students of the third year of high school, in a public school in Porto Alegre. We used a research methodology Didactic Engineering, which seeks to articulate research and didactic action, and provide an organization structure work. The sequence of activities was prepared in accordance with the theory of records Representation Semiotics Raymond Duval. With regard to the conclusions of the trial, it was found that the teaching of mathematics with the use of technologies is valid to assist students in learning of analytic geometry, in order to articulate the geometric and algebraic representations.application/pdfporGeometria analíticaEngenharia didáticarepresentação semioticaDidatic engineeringSemiotic representation registersAnalytic geometryWinplotGeometria analítica com o software winplot articulando as representações algébricas e geométricasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2013Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000895933.pdf000895933.pdfTexto completoapplication/pdf4371914http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77260/1/000895933.pdf0d97723848df1d358a929ab0b18d5065MD51TEXT000895933.pdf.txt000895933.pdf.txtExtracted Texttext/plain136092http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77260/2/000895933.pdf.txt8d7961a4c6bc62e97dd03e0e938a1326MD52THUMBNAIL000895933.pdf.jpg000895933.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1020http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77260/3/000895933.pdf.jpg47021132ea3c86b7169fb8a195cf5141MD5310183/772602018-10-16 09:33:22.87oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77260Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T12:33:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Geometria analítica com o software winplot articulando as representações algébricas e geométricas
title Geometria analítica com o software winplot articulando as representações algébricas e geométricas
spellingShingle Geometria analítica com o software winplot articulando as representações algébricas e geométricas
Martinelli, Diego da Silva Pinto
Geometria analítica
Engenharia didática
representação semiotica
Didatic engineering
Semiotic representation registers
Analytic geometry
Winplot
title_short Geometria analítica com o software winplot articulando as representações algébricas e geométricas
title_full Geometria analítica com o software winplot articulando as representações algébricas e geométricas
title_fullStr Geometria analítica com o software winplot articulando as representações algébricas e geométricas
title_full_unstemmed Geometria analítica com o software winplot articulando as representações algébricas e geométricas
title_sort Geometria analítica com o software winplot articulando as representações algébricas e geométricas
author Martinelli, Diego da Silva Pinto
author_facet Martinelli, Diego da Silva Pinto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martinelli, Diego da Silva Pinto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fioreze, Leandra Anversa
contributor_str_mv Fioreze, Leandra Anversa
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria analítica
Engenharia didática
representação semiotica
topic Geometria analítica
Engenharia didática
representação semiotica
Didatic engineering
Semiotic representation registers
Analytic geometry
Winplot
dc.subject.eng.fl_str_mv Didatic engineering
Semiotic representation registers
Analytic geometry
Winplot
description Neste trabalho realizou-se a investigação e a criação de uma proposta didática para o ensino de geometria analítica em ambientes informatizados. Objetivou-se articular as representações algébricas e geométricas utilizando o software winplot, bem como uma conexão entre a Geometria Analítica e a Geometria Espacial (sólidos de revolução) para a elaboração das atividades. A pesquisa foi realizada com alunos do terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola da rede pública de Porto Alegre. Utilizou-se a metodologia de pesquisa Engenharia Didática, que procura articular pesquisa e ação didática, além de proporcionar uma organização na estrutura de trabalho. A sequência de atividades foi elaborada de acordo com a teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. No que se refere às conclusões da experimentação, verificou-se que o ensino de matemática com o uso de tecnologias é válido para auxiliar os alunos na aprendizagem da geometria analítica, de modo a articular as representações geométricas e algébricas.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-08-22T01:45:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/77260
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000895933
url http://hdl.handle.net/10183/77260
identifier_str_mv 000895933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77260/1/000895933.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77260/2/000895933.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77260/3/000895933.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0d97723848df1d358a929ab0b18d5065
8d7961a4c6bc62e97dd03e0e938a1326
47021132ea3c86b7169fb8a195cf5141
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447110949011456