Registros dinâmicos de representação e aprendizagem de conceitos de geometria analítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/175209 |
Resumo: | A Teoria dos Registros de Representação, de Duval, compreende e analisa a peculiaridade dos objetos matemáticos, acessíveis através de suas diferentes representações. Fischbein e Hershkowitz, entre outros teóricos, desenvolveram as noções de Imagem Mental e Imagem Conceitual como a interpretação de um dado conceito matemático por um sujeito. Esta dissertação estabelece conexões entre estas duas discussões teóricas e, a partir disto, faz uma proposta de ensino para alguns conceitos de Geometria Analítica através do uso dos registros dinâmicos no software GeoGebra. A proposta, na forma de sequência didática, foi implementada em turma do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede particular de ensino do município de Porto Alegre. A análise da produção dos estudantes estabelece diálogo constante com os referenciais teóricos escolhidos. É uma pesquisa, sob a forma de estudo de caso, que busca investigar como ocorre o processo de aprendizagem de Geometria Analítica através utilização do software GeoGebra no ensino e aprendizagem de matemática, apresentando e discutindo os resultados obtidos de modo a contribuir para esta área de pesquisa. |
id |
URGS_6ef599121d3ad17b6c8053470cb34c81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/175209 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Bernd, Arthur BarcellosGravina, Maria Alice2018-05-01T02:26:35Z2017http://hdl.handle.net/10183/175209001064546A Teoria dos Registros de Representação, de Duval, compreende e analisa a peculiaridade dos objetos matemáticos, acessíveis através de suas diferentes representações. Fischbein e Hershkowitz, entre outros teóricos, desenvolveram as noções de Imagem Mental e Imagem Conceitual como a interpretação de um dado conceito matemático por um sujeito. Esta dissertação estabelece conexões entre estas duas discussões teóricas e, a partir disto, faz uma proposta de ensino para alguns conceitos de Geometria Analítica através do uso dos registros dinâmicos no software GeoGebra. A proposta, na forma de sequência didática, foi implementada em turma do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede particular de ensino do município de Porto Alegre. A análise da produção dos estudantes estabelece diálogo constante com os referenciais teóricos escolhidos. É uma pesquisa, sob a forma de estudo de caso, que busca investigar como ocorre o processo de aprendizagem de Geometria Analítica através utilização do software GeoGebra no ensino e aprendizagem de matemática, apresentando e discutindo os resultados obtidos de modo a contribuir para esta área de pesquisa.The Registers of Representation Theory, from Duval, understands and analysis the peculiarity of mathematics objects, accessible through its different representations. Fischbein and Hershkowitz, among others researchers, developed the notions of Mental Image and Conceptual Image to explain the construction process of mathematical concepts by the subject. This dissertation establishes connections between these theories and uses this approach to propose a didactic sequence for teaching some concepts of Analytic Geometry using dynamic representation offered by the GeoGebra software. The proposal was implemented in a 3rd grade private high school. The research is a case study. The analysis of students’ production establishes constant dialog with the theoretical approach and presents results that can be a contribution to research in the area of dynamic representations and learning of school mathematics.application/pdfporGeometria analíticaGeometria dinâmicaGeoGebra : SoftwareDynamic geometryRegisters of semiotic representationConceptual imagesGeoGebraAnalytic geometryRegistros dinâmicos de representação e aprendizagem de conceitos de geometria analíticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2017mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001064546.pdf001064546.pdfTexto completoapplication/pdf3345695http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175209/1/001064546.pdf6c73a934e9d9c5b949c53ec0f81bf249MD51TEXT001064546.pdf.txt001064546.pdf.txtExtracted Texttext/plain218317http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175209/2/001064546.pdf.txtf8300c37f5826e314d179312776d2ab4MD52THUMBNAIL001064546.pdf.jpg001064546.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1075http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175209/3/001064546.pdf.jpge6db589577e053004d52cb7ece3b2394MD5310183/1752092018-10-29 09:08:44.258oai:www.lume.ufrgs.br:10183/175209Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-29T12:08:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Registros dinâmicos de representação e aprendizagem de conceitos de geometria analítica |
title |
Registros dinâmicos de representação e aprendizagem de conceitos de geometria analítica |
spellingShingle |
Registros dinâmicos de representação e aprendizagem de conceitos de geometria analítica Bernd, Arthur Barcellos Geometria analítica Geometria dinâmica GeoGebra : Software Dynamic geometry Registers of semiotic representation Conceptual images GeoGebra Analytic geometry |
title_short |
Registros dinâmicos de representação e aprendizagem de conceitos de geometria analítica |
title_full |
Registros dinâmicos de representação e aprendizagem de conceitos de geometria analítica |
title_fullStr |
Registros dinâmicos de representação e aprendizagem de conceitos de geometria analítica |
title_full_unstemmed |
Registros dinâmicos de representação e aprendizagem de conceitos de geometria analítica |
title_sort |
Registros dinâmicos de representação e aprendizagem de conceitos de geometria analítica |
author |
Bernd, Arthur Barcellos |
author_facet |
Bernd, Arthur Barcellos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernd, Arthur Barcellos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gravina, Maria Alice |
contributor_str_mv |
Gravina, Maria Alice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria analítica Geometria dinâmica GeoGebra : Software |
topic |
Geometria analítica Geometria dinâmica GeoGebra : Software Dynamic geometry Registers of semiotic representation Conceptual images GeoGebra Analytic geometry |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Dynamic geometry Registers of semiotic representation Conceptual images GeoGebra Analytic geometry |
description |
A Teoria dos Registros de Representação, de Duval, compreende e analisa a peculiaridade dos objetos matemáticos, acessíveis através de suas diferentes representações. Fischbein e Hershkowitz, entre outros teóricos, desenvolveram as noções de Imagem Mental e Imagem Conceitual como a interpretação de um dado conceito matemático por um sujeito. Esta dissertação estabelece conexões entre estas duas discussões teóricas e, a partir disto, faz uma proposta de ensino para alguns conceitos de Geometria Analítica através do uso dos registros dinâmicos no software GeoGebra. A proposta, na forma de sequência didática, foi implementada em turma do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede particular de ensino do município de Porto Alegre. A análise da produção dos estudantes estabelece diálogo constante com os referenciais teóricos escolhidos. É uma pesquisa, sob a forma de estudo de caso, que busca investigar como ocorre o processo de aprendizagem de Geometria Analítica através utilização do software GeoGebra no ensino e aprendizagem de matemática, apresentando e discutindo os resultados obtidos de modo a contribuir para esta área de pesquisa. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-05-01T02:26:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/175209 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001064546 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/175209 |
identifier_str_mv |
001064546 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175209/1/001064546.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175209/2/001064546.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175209/3/001064546.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6c73a934e9d9c5b949c53ec0f81bf249 f8300c37f5826e314d179312776d2ab4 e6db589577e053004d52cb7ece3b2394 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085437934403584 |