Registros dinâmicos de representação e aprendizagem de conceitos de geometria analítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernd, Arthur Barcellos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/175209
Resumo: A Teoria dos Registros de Representação, de Duval, compreende e analisa a peculiaridade dos objetos matemáticos, acessíveis através de suas diferentes representações. Fischbein e Hershkowitz, entre outros teóricos, desenvolveram as noções de Imagem Mental e Imagem Conceitual como a interpretação de um dado conceito matemático por um sujeito. Esta dissertação estabelece conexões entre estas duas discussões teóricas e, a partir disto, faz uma proposta de ensino para alguns conceitos de Geometria Analítica através do uso dos registros dinâmicos no software GeoGebra. A proposta, na forma de sequência didática, foi implementada em turma do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede particular de ensino do município de Porto Alegre. A análise da produção dos estudantes estabelece diálogo constante com os referenciais teóricos escolhidos. É uma pesquisa, sob a forma de estudo de caso, que busca investigar como ocorre o processo de aprendizagem de Geometria Analítica através utilização do software GeoGebra no ensino e aprendizagem de matemática, apresentando e discutindo os resultados obtidos de modo a contribuir para esta área de pesquisa.
id URGS_6ef599121d3ad17b6c8053470cb34c81
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/175209
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Bernd, Arthur BarcellosGravina, Maria Alice2018-05-01T02:26:35Z2017http://hdl.handle.net/10183/175209001064546A Teoria dos Registros de Representação, de Duval, compreende e analisa a peculiaridade dos objetos matemáticos, acessíveis através de suas diferentes representações. Fischbein e Hershkowitz, entre outros teóricos, desenvolveram as noções de Imagem Mental e Imagem Conceitual como a interpretação de um dado conceito matemático por um sujeito. Esta dissertação estabelece conexões entre estas duas discussões teóricas e, a partir disto, faz uma proposta de ensino para alguns conceitos de Geometria Analítica através do uso dos registros dinâmicos no software GeoGebra. A proposta, na forma de sequência didática, foi implementada em turma do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede particular de ensino do município de Porto Alegre. A análise da produção dos estudantes estabelece diálogo constante com os referenciais teóricos escolhidos. É uma pesquisa, sob a forma de estudo de caso, que busca investigar como ocorre o processo de aprendizagem de Geometria Analítica através utilização do software GeoGebra no ensino e aprendizagem de matemática, apresentando e discutindo os resultados obtidos de modo a contribuir para esta área de pesquisa.The Registers of Representation Theory, from Duval, understands and analysis the peculiarity of mathematics objects, accessible through its different representations. Fischbein and Hershkowitz, among others researchers, developed the notions of Mental Image and Conceptual Image to explain the construction process of mathematical concepts by the subject. This dissertation establishes connections between these theories and uses this approach to propose a didactic sequence for teaching some concepts of Analytic Geometry using dynamic representation offered by the GeoGebra software. The proposal was implemented in a 3rd grade private high school. The research is a case study. The analysis of students’ production establishes constant dialog with the theoretical approach and presents results that can be a contribution to research in the area of dynamic representations and learning of school mathematics.application/pdfporGeometria analíticaGeometria dinâmicaGeoGebra : SoftwareDynamic geometryRegisters of semiotic representationConceptual imagesGeoGebraAnalytic geometryRegistros dinâmicos de representação e aprendizagem de conceitos de geometria analíticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2017mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001064546.pdf001064546.pdfTexto completoapplication/pdf3345695http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175209/1/001064546.pdf6c73a934e9d9c5b949c53ec0f81bf249MD51TEXT001064546.pdf.txt001064546.pdf.txtExtracted Texttext/plain218317http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175209/2/001064546.pdf.txtf8300c37f5826e314d179312776d2ab4MD52THUMBNAIL001064546.pdf.jpg001064546.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1075http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175209/3/001064546.pdf.jpge6db589577e053004d52cb7ece3b2394MD5310183/1752092018-10-29 09:08:44.258oai:www.lume.ufrgs.br:10183/175209Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-29T12:08:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Registros dinâmicos de representação e aprendizagem de conceitos de geometria analítica
title Registros dinâmicos de representação e aprendizagem de conceitos de geometria analítica
spellingShingle Registros dinâmicos de representação e aprendizagem de conceitos de geometria analítica
Bernd, Arthur Barcellos
Geometria analítica
Geometria dinâmica
GeoGebra : Software
Dynamic geometry
Registers of semiotic representation
Conceptual images
GeoGebra
Analytic geometry
title_short Registros dinâmicos de representação e aprendizagem de conceitos de geometria analítica
title_full Registros dinâmicos de representação e aprendizagem de conceitos de geometria analítica
title_fullStr Registros dinâmicos de representação e aprendizagem de conceitos de geometria analítica
title_full_unstemmed Registros dinâmicos de representação e aprendizagem de conceitos de geometria analítica
title_sort Registros dinâmicos de representação e aprendizagem de conceitos de geometria analítica
author Bernd, Arthur Barcellos
author_facet Bernd, Arthur Barcellos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernd, Arthur Barcellos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gravina, Maria Alice
contributor_str_mv Gravina, Maria Alice
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria analítica
Geometria dinâmica
GeoGebra : Software
topic Geometria analítica
Geometria dinâmica
GeoGebra : Software
Dynamic geometry
Registers of semiotic representation
Conceptual images
GeoGebra
Analytic geometry
dc.subject.eng.fl_str_mv Dynamic geometry
Registers of semiotic representation
Conceptual images
GeoGebra
Analytic geometry
description A Teoria dos Registros de Representação, de Duval, compreende e analisa a peculiaridade dos objetos matemáticos, acessíveis através de suas diferentes representações. Fischbein e Hershkowitz, entre outros teóricos, desenvolveram as noções de Imagem Mental e Imagem Conceitual como a interpretação de um dado conceito matemático por um sujeito. Esta dissertação estabelece conexões entre estas duas discussões teóricas e, a partir disto, faz uma proposta de ensino para alguns conceitos de Geometria Analítica através do uso dos registros dinâmicos no software GeoGebra. A proposta, na forma de sequência didática, foi implementada em turma do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede particular de ensino do município de Porto Alegre. A análise da produção dos estudantes estabelece diálogo constante com os referenciais teóricos escolhidos. É uma pesquisa, sob a forma de estudo de caso, que busca investigar como ocorre o processo de aprendizagem de Geometria Analítica através utilização do software GeoGebra no ensino e aprendizagem de matemática, apresentando e discutindo os resultados obtidos de modo a contribuir para esta área de pesquisa.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-01T02:26:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/175209
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001064546
url http://hdl.handle.net/10183/175209
identifier_str_mv 001064546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175209/1/001064546.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175209/2/001064546.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175209/3/001064546.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6c73a934e9d9c5b949c53ec0f81bf249
f8300c37f5826e314d179312776d2ab4
e6db589577e053004d52cb7ece3b2394
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085437934403584