Educação à distância e formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Fabio Adriano da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/197664
Resumo: A educação à distância e a educação presencial, bem como a sociedade em sua totalidade, passa por constantes e profundas transformações. Na educação à distância, que inicialmente era realizada através de cartas, com uma distância de tempo enorme, longe de ter uma resposta rápida, hoje é realizada online, através de videoaula ou chat, tarefas e provas realizadas em plataformas digitais à distância. Na educação presencial o uso de tecnologias como smartphones, tablets, e uso de internet nos laboratórios de informática já é uma realidade. Cabe ao professor estar em busca permanente de atualizações e aperfeiçoamentos, buscando alternativas para conduzir sua prática da melhor forma possível. O presente trabalho visa apresentar um estudo sobre a Educação à Distância (EaD) e a formação dos professores em escolas de Ensino Fundamental, demonstrando como estes professores buscam atender as necessidades dos alunos a partir da escolha da sua própria graduação e diante dos cenários que se apresentam, tanto na educação à distância como na presencial, de que forma conseguem realizar suas práticas diante de tantos desafios que encontram em seu dia a dia na escola. A partir de pesquisas e entrevistas este trabalho mostrou que os professores buscam a formação à distância principalmente pela economia de tempo e pelo valor mais baixo desta modalidade. A maioria dos professores é do sexo feminino e tem uma formação acadêmica presencial. Tendo em vista que na prática, no dia a dia em sala de aula aplicarão os conhecimentos construídos durante os cursos de graduação, tanto presencial quanto na modalidade à distância, é de grande importância a troca de experiências na própria escola e a contínua busca por conhecimentos que melhorem as atuações do professor.
id UFRGS-2_b742e0aac239db9e57e86350d9ab2b85
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197664
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rosa, Fabio Adriano daHusemann, Ronaldo2019-08-03T02:31:57Z2019http://hdl.handle.net/10183/197664001098660A educação à distância e a educação presencial, bem como a sociedade em sua totalidade, passa por constantes e profundas transformações. Na educação à distância, que inicialmente era realizada através de cartas, com uma distância de tempo enorme, longe de ter uma resposta rápida, hoje é realizada online, através de videoaula ou chat, tarefas e provas realizadas em plataformas digitais à distância. Na educação presencial o uso de tecnologias como smartphones, tablets, e uso de internet nos laboratórios de informática já é uma realidade. Cabe ao professor estar em busca permanente de atualizações e aperfeiçoamentos, buscando alternativas para conduzir sua prática da melhor forma possível. O presente trabalho visa apresentar um estudo sobre a Educação à Distância (EaD) e a formação dos professores em escolas de Ensino Fundamental, demonstrando como estes professores buscam atender as necessidades dos alunos a partir da escolha da sua própria graduação e diante dos cenários que se apresentam, tanto na educação à distância como na presencial, de que forma conseguem realizar suas práticas diante de tantos desafios que encontram em seu dia a dia na escola. A partir de pesquisas e entrevistas este trabalho mostrou que os professores buscam a formação à distância principalmente pela economia de tempo e pelo valor mais baixo desta modalidade. A maioria dos professores é do sexo feminino e tem uma formação acadêmica presencial. Tendo em vista que na prática, no dia a dia em sala de aula aplicarão os conhecimentos construídos durante os cursos de graduação, tanto presencial quanto na modalidade à distância, é de grande importância a troca de experiências na própria escola e a contínua busca por conhecimentos que melhorem as atuações do professor.Education and all society undergo by uninterrupted and deep transformations. It behooves to teachers seek to do updating and continuous improvement, seeking for alternatives to lead their practice in the best possible way. The present work aims to introduce a study on Distance Education (DE) and Elementary School teachers’ shaping, indicating how these teachers seek to attend the students’ needs starting from its own graduation and facing the scenarios that present themselves, both in Distance and face-to-face Education, how they get to carry out their practices face of so many challenges they face up to in their daily life at school. From surveys and interviews, this work showed that teachers look for Distance Education, mainly because it has time economy and the lowest value in this modality. The majority of teachers is female and they have face-to-face graduation. Considering that at practice, in day to day in the classroom, they will apply the knowledges that they built during their graduation, both in Distance and face-to-face Education, it is of paramount importance the exchange of experiences at own school and, the continuous search for knowledge that improve the teacher's performance.application/pdfporEnsino a distânciaEnsino e aprendizagemEducação à distância e formação de professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoCurso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001098660.pdf.txt001098660.pdf.txtExtracted Texttext/plain49587http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197664/2/001098660.pdf.txt26f568587ad5cc00691cd41868fd565fMD52ORIGINAL001098660.pdfTexto completoapplication/pdf1156794http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197664/1/001098660.pdfd96a1f9d82feef259e029bf34cf9b6c7MD5110183/1976642021-12-06 05:43:48.582336oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197664Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:43:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação à distância e formação de professores
title Educação à distância e formação de professores
spellingShingle Educação à distância e formação de professores
Rosa, Fabio Adriano da
Ensino a distância
Ensino e aprendizagem
title_short Educação à distância e formação de professores
title_full Educação à distância e formação de professores
title_fullStr Educação à distância e formação de professores
title_full_unstemmed Educação à distância e formação de professores
title_sort Educação à distância e formação de professores
author Rosa, Fabio Adriano da
author_facet Rosa, Fabio Adriano da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Fabio Adriano da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Husemann, Ronaldo
contributor_str_mv Husemann, Ronaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Ensino e aprendizagem
topic Ensino a distância
Ensino e aprendizagem
description A educação à distância e a educação presencial, bem como a sociedade em sua totalidade, passa por constantes e profundas transformações. Na educação à distância, que inicialmente era realizada através de cartas, com uma distância de tempo enorme, longe de ter uma resposta rápida, hoje é realizada online, através de videoaula ou chat, tarefas e provas realizadas em plataformas digitais à distância. Na educação presencial o uso de tecnologias como smartphones, tablets, e uso de internet nos laboratórios de informática já é uma realidade. Cabe ao professor estar em busca permanente de atualizações e aperfeiçoamentos, buscando alternativas para conduzir sua prática da melhor forma possível. O presente trabalho visa apresentar um estudo sobre a Educação à Distância (EaD) e a formação dos professores em escolas de Ensino Fundamental, demonstrando como estes professores buscam atender as necessidades dos alunos a partir da escolha da sua própria graduação e diante dos cenários que se apresentam, tanto na educação à distância como na presencial, de que forma conseguem realizar suas práticas diante de tantos desafios que encontram em seu dia a dia na escola. A partir de pesquisas e entrevistas este trabalho mostrou que os professores buscam a formação à distância principalmente pela economia de tempo e pelo valor mais baixo desta modalidade. A maioria dos professores é do sexo feminino e tem uma formação acadêmica presencial. Tendo em vista que na prática, no dia a dia em sala de aula aplicarão os conhecimentos construídos durante os cursos de graduação, tanto presencial quanto na modalidade à distância, é de grande importância a troca de experiências na própria escola e a contínua busca por conhecimentos que melhorem as atuações do professor.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-03T02:31:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/197664
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001098660
url http://hdl.handle.net/10183/197664
identifier_str_mv 001098660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197664/2/001098660.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197664/1/001098660.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 26f568587ad5cc00691cd41868fd565f
d96a1f9d82feef259e029bf34cf9b6c7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224577643184128