Mergulhando num mar de angústias e incertezas : reflexões sobre a educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Aline Almeida
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/36317
Resumo: A partir da minha experiência como professora durante o estágio curricular, surgiu o interesse em problematizar e discutir alguns dos dilemas docentes que enfrentei ao assumir o comando de uma turma de jardim A, com dezoito alunos, em uma escola pública de Porto Alegre. É intenção deste trabalho, assim, convidar os alunos do curso de pedagogia a repensar o papel do educador infantil, bem como fomentar o debate teórico acerca das questões que envolvem o trabalho dessa categoria profissional. Contudo, é importante frisar que o intuito desta pesquisa não foi procurar soluções absolutas, mas alternativas para enfrentar conflitos que aparecem no cotidiano do professor. A metodologia utilizada neste trabalho se deu a partir de registros meus elaborados na condição de estagiária. Esse conjunto de dados envolveu diários de aula e caminhadas de grupo. O estudo discutiu, assim, algumas problemáticas em relação à educação infantil, tais como: os limites da atuação do professor, o engessamento das rotinas escolares, a construção de limites. Problematizou, ainda, o preconceito social em torno do brincar, assim como a importância de se vislumbrar um ensino de artes qualificado. Propôs-se também a desmistificar a tarefa diária de planejar e, por fim, procurou discutir se este território de educação deve ser campo de alfabetização ou não. Após uma longa revisão teórica foi possível constatar que o campo do ensino infantil tem grande potencial para fortalecer o seu papel dentro da educação de nossas crianças.
id UFRGS-2_b76a7e08a45e675fbffb1c48babd8adf
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36317
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lima, Aline AlmeidaMarques, Tânia Beatriz Iwaszko2012-01-13T01:20:17Z2011http://hdl.handle.net/10183/36317000817517A partir da minha experiência como professora durante o estágio curricular, surgiu o interesse em problematizar e discutir alguns dos dilemas docentes que enfrentei ao assumir o comando de uma turma de jardim A, com dezoito alunos, em uma escola pública de Porto Alegre. É intenção deste trabalho, assim, convidar os alunos do curso de pedagogia a repensar o papel do educador infantil, bem como fomentar o debate teórico acerca das questões que envolvem o trabalho dessa categoria profissional. Contudo, é importante frisar que o intuito desta pesquisa não foi procurar soluções absolutas, mas alternativas para enfrentar conflitos que aparecem no cotidiano do professor. A metodologia utilizada neste trabalho se deu a partir de registros meus elaborados na condição de estagiária. Esse conjunto de dados envolveu diários de aula e caminhadas de grupo. O estudo discutiu, assim, algumas problemáticas em relação à educação infantil, tais como: os limites da atuação do professor, o engessamento das rotinas escolares, a construção de limites. Problematizou, ainda, o preconceito social em torno do brincar, assim como a importância de se vislumbrar um ensino de artes qualificado. Propôs-se também a desmistificar a tarefa diária de planejar e, por fim, procurou discutir se este território de educação deve ser campo de alfabetização ou não. Após uma longa revisão teórica foi possível constatar que o campo do ensino infantil tem grande potencial para fortalecer o seu papel dentro da educação de nossas crianças.application/pdfporEducação infantilProfessorRelação professor-alunoMergulhando num mar de angústias e incertezas : reflexões sobre a educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000817517.pdf.txt000817517.pdf.txtExtracted Texttext/plain88121http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36317/2/000817517.pdf.txt1035b7d393a2a9c3b03cfadb61455593MD52ORIGINAL000817517.pdf000817517.pdfTexto completoapplication/pdf184026http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36317/1/000817517.pdfefe79763e211aea94b7f0f5e3ac4f310MD51THUMBNAIL000817517.pdf.jpg000817517.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg988http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36317/3/000817517.pdf.jpg61c1dce70699afb2e07f4bede7edccd5MD5310183/363172018-10-05 08:38:38.724oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36317Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:38:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mergulhando num mar de angústias e incertezas : reflexões sobre a educação infantil
title Mergulhando num mar de angústias e incertezas : reflexões sobre a educação infantil
spellingShingle Mergulhando num mar de angústias e incertezas : reflexões sobre a educação infantil
Lima, Aline Almeida
Educação infantil
Professor
Relação professor-aluno
title_short Mergulhando num mar de angústias e incertezas : reflexões sobre a educação infantil
title_full Mergulhando num mar de angústias e incertezas : reflexões sobre a educação infantil
title_fullStr Mergulhando num mar de angústias e incertezas : reflexões sobre a educação infantil
title_full_unstemmed Mergulhando num mar de angústias e incertezas : reflexões sobre a educação infantil
title_sort Mergulhando num mar de angústias e incertezas : reflexões sobre a educação infantil
author Lima, Aline Almeida
author_facet Lima, Aline Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Aline Almeida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
contributor_str_mv Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Professor
Relação professor-aluno
topic Educação infantil
Professor
Relação professor-aluno
description A partir da minha experiência como professora durante o estágio curricular, surgiu o interesse em problematizar e discutir alguns dos dilemas docentes que enfrentei ao assumir o comando de uma turma de jardim A, com dezoito alunos, em uma escola pública de Porto Alegre. É intenção deste trabalho, assim, convidar os alunos do curso de pedagogia a repensar o papel do educador infantil, bem como fomentar o debate teórico acerca das questões que envolvem o trabalho dessa categoria profissional. Contudo, é importante frisar que o intuito desta pesquisa não foi procurar soluções absolutas, mas alternativas para enfrentar conflitos que aparecem no cotidiano do professor. A metodologia utilizada neste trabalho se deu a partir de registros meus elaborados na condição de estagiária. Esse conjunto de dados envolveu diários de aula e caminhadas de grupo. O estudo discutiu, assim, algumas problemáticas em relação à educação infantil, tais como: os limites da atuação do professor, o engessamento das rotinas escolares, a construção de limites. Problematizou, ainda, o preconceito social em torno do brincar, assim como a importância de se vislumbrar um ensino de artes qualificado. Propôs-se também a desmistificar a tarefa diária de planejar e, por fim, procurou discutir se este território de educação deve ser campo de alfabetização ou não. Após uma longa revisão teórica foi possível constatar que o campo do ensino infantil tem grande potencial para fortalecer o seu papel dentro da educação de nossas crianças.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-01-13T01:20:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/36317
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000817517
url http://hdl.handle.net/10183/36317
identifier_str_mv 000817517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36317/2/000817517.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36317/1/000817517.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36317/3/000817517.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1035b7d393a2a9c3b03cfadb61455593
efe79763e211aea94b7f0f5e3ac4f310
61c1dce70699afb2e07f4bede7edccd5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224420324278272